Confira uma lista com 10 filmes, séries e documentários com temáticas sociais para diversificar os seus estudos e enriquecer o seu repertório para a argumentação na redação do Enem.
A hora de começar a sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio é agora! Faltam 150 dias para a primeira prova, no dia 3 de novembro, que é quando você vai precisar escrever a redação do Enem.
Como anda o seu repertório? Sabia que é possível (e bastante prazeroso) intercalar a escrita e a teoria com sessões de filmes, documentários e séries?
O conteúdo das produções audiovisuais abrange temáticas diversas e muito interessantes para citar e embasar a sua argumentação no decorrer do texto.
Por isso, selecionamos dez sugestões de obras que tratam de assuntos importantes e amplamente discutidos na atualidade. Prepare a pipoquinha e não esqueça do caderno para anotações!
Importância do repertório na redação do Enem
O repertório na redação do Enem é o conjunto de conhecimentos, referências culturais, informações e argumentos que você vai utilizar para desenvolver e enriquecer seu texto dissertativo-argumentativo.
Ele pode incluir citações de obras literárias, produções audiovisuais, dados históricos, conceitos filosóficos, teorias científicas, estatísticas, acontecimentos atuais, entre outros elementos que demonstrem a sua capacidade de relacionar o tema proposto com diferentes áreas do conhecimento.
O uso de um repertório diversificado e pertinente torna o texto mais interessante e robusto. Referências bem escolhidas ajudam a fortalecer os argumentos, mostrando um domínio amplo sobre o tema e a habilidade de conectar diferentes saberes.
A demonstração de conhecimento também ajuda a obter uma boa pontuação, porque mostra que você é capaz de dialogar com múltiplas fontes e perspectivas.
Um repertório bem trabalhado possibilita que você traga elementos inovadores para a redação. Ao fazer conexões inesperadas ou utilizar referências menos comuns, você contempla a criatividade, a originalidade e a profundidade nas suas reflexões.
Lembre-se ainda de que o uso adequado do repertório está diretamente ligado às competências avaliadas, especialmente a Competência 2, que avalia a capacidade de compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
Além disso, a Competência 3, que se refere à seleção, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, também é beneficiada.
Leia também: Redação nota 1000 no Enem: 10 exemplos aprovados pelo MEC
Filmes, séries e documentários para a redação do Enem
Confira agora a seleção que preparamos, com dez indicações de filmes, séries e documentários relacionados a temáticas comuns abordadas na redação do Enem.
1. Olhos que condenam (minissérie)
“Olhos que Condenam” é baseada em uma história real e narra a saga dos “Cinco do Central Park” (Central Park Five), cinco adolescentes afro-americanos e latinos injustamente acusados e condenados pelo estupro de uma mulher branca no Central Park, em Nova York, em 1989.
A série é dividida em quatro partes e cobre um período de 25 anos, desde a noite do crime até a exoneração dos acusados em 2002. A narrativa aborda os eventos criminais e judiciais, e também os impactos emocionais e sociais sobre os jovens e suas famílias.
O tema do racismo é central em “Olhos que Condenam” e pode ser abordado na redação do Enem, de forma direta ou indireta. Veja algumas formas de relacionar a minissérie com um texto dissertativo-argumentativo sobre racismo:
- Ilustração de injustiças raciais: a série exemplifica como o racismo institucionalizado pode levar a injustiças graves, como a condenação injusta de indivíduos com base em sua cor de pele. Você pode usar a produção para ilustrar a falha do sistema judiciário e a necessidade de reformas para garantir justiça igualitária.
- Impacto social e psicológico: “Olhos que Condenam” explora os efeitos devastadores do racismo e da injustiça sobre as vidas dos indivíduos e suas famílias. Ao discutir as consequências do racismo, você pode citar como os jovens e suas famílias foram afetados emocional e socialmente pela injustiça que sofreram.
- Importância da mídia e da sociedade: a minissérie também aborda o papel da mídia na formação de opiniões públicas e na perpetuação de estereótipos raciais. Em uma redação sobre racismo, você pode discutir como a cobertura midiática sensacionalista influenciou o caso e refletir sobre a responsabilidade da mídia em combater preconceitos.
2. Espero tua (re)volta (documentário)
“Espero tua (re)volta” oferece uma visão íntima e imersiva nos movimentos estudantis que surgiram no Brasil a partir de 2013, especialmente focando nas ocupações de escolas e universidades por estudantes que buscavam melhores condições de ensino, lutavam contra cortes orçamentários na educação e se posicionavam contra reformas no sistema educacional.
O filme adota uma abordagem documental, combinando imagens de arquivo, entrevistas e registros feitos pelos próprios estudantes envolvidos nos movimentos.
Trata-se de uma referência valiosa para redações que abordam temas relacionados à educação, participação cidadã e movimentos sociais. Veja como conectar o filme com o tema da redação do Enem:
- Engajamento estudantil: o documentário mostra como os estudantes se mobilizaram e ocuparam escolas e universidades como forma de protesto e resistência. Você pode usar esse exemplo para discutir a importância do engajamento cívico dos jovens na luta por seus direitos e na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
- Desafios na educação brasileira: “Espero tua (re)volta)” também aborda as condições precárias das instituições de ensino público no Brasil e as demandas por uma educação de qualidade. Ao mencionar o documentário em sua redação, você pode destacar os desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro e propor soluções para melhorar a educação no país.
- Empoderamento juvenil: o filme evidencia o protagonismo dos jovens na defesa de seus direitos e na promoção de mudanças sociais. Utilize esse exemplo para argumentar sobre o papel do empoderamento juvenil na construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa.
3. Zona de Interesse (filme)
Adaptado do romance homônimo escrito pelo autor Martin Amis em 2014, “Zona de Interesse” retrata a vida de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig.
O título faz referência à área do campo de concentração onde os prisioneiros eram forçados a trabalhar para os nazistas. No entanto, é também uma expressão irônica que sugere as tensões morais e emocionais que permeiam as relações entre os personagens no ambiente desumano do campo.
É uma obra que traz uma abordagem sombria e provocativa sobre o Holocausto e que pode ser usada na redação do Enem em diversos contextos, especialmente em temas que envolvem a Segunda Guerra Mundial, genocídio, ética e responsabilidade histórica. Saiba como referenciar:
- Ética e moralidade: você pode utilizar o filme para discutir os limites da moralidade em situações extremas e explorar como a guerra pode corroer os valores humanos mais fundamentais.
- Responsabilidade histórica: a obra pode ser usada para discutir como as sociedades lidam com os crimes do passado e como a memória coletiva do Holocausto continua a moldar as políticas e as relações internacionais contemporâneas.
- Genocídio e direitos humanos: o filme pode ser relacionado a discussões sobre genocídio, direitos humanos e a importância de prevenir atrocidades em massa, com argumentação sobre a necessidade de proteger os direitos humanos e promover a justiça em todo o mundo.
- Consequências do autoritarismo e do totalitarismo: “Zona de Interesse” também pode ser usado para discutir os perigos do poder concentrado e a importância da vigilância contra o autoritarismo em todas as suas formas.
4. Oppenheimer (filme)
O filme biográfico “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan, oferece uma visão detalhada de um período relevante na vida do físico norte-americano Julius Robert Oppenheimer.
O enredo se concentra no momento em que Oppenheimer liderou o famoso Projeto Manhattan, uma iniciativa financiada pelo exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, que tinha como objetivo desenvolver as primeiras bombas atômicas da história.
O contexto do Projeto Manhattan e o desenvolvimento das armas atômicas podem ser citados em uma variedade de temas, desde questões diretamente relacionadas às bombas atômicas até tópicos mais amplos, como o uso bélico da tecnologia e a criação de armas químicas.
Saiba como aproveitar o filme na sua redação:
- Contextualização histórica: ao escrever sobre eventos históricos, como a Segunda Guerra Mundial ou o desenvolvimento das armas nucleares, introduza brevemente o contexto do Projeto Manhattan e o papel de Oppenheimer.
- Exploração de temas éticos e morais: utilize exemplos do filme para discutir os dilemas éticos enfrentados pelos cientistas envolvidos no Projeto Manhattan, como a responsabilidade pelo uso das armas nucleares e as consequências humanitárias de suas descobertas.
- Análise científica e tecnológica: aborde conceitos científicos e tecnológicos relevantes apresentados no filme, como a fissão nuclear e os princípios básicos por trás do funcionamento das bombas atômicas. Relacione esses conceitos com tópicos mais amplos, como os avanços científicos e tecnológicos durante a Segunda Guerra Mundial e seu impacto na história da humanidade.
- Reflexão sobre temas sociais e políticos: a história de Oppenheimer e o contexto do Projeto Manhattan é rica para discutir temas sociais e políticos mais amplos, como a perseguição política durante a Guerra Fria e a questão da responsabilidade individual em tempos de conflito.
5. Mera coincidência (filme)
“Mera Coincidência”, que tem como título original “Wag the Dog”, que significa “balance o cachorro”, é um filme lançado em 1997, dirigido por Barry Levinson e estrelado por Dustin Hoffman e Robert De Niro.
A trama segue um estrategista político que, às vésperas da eleição presidencial nos Estados Unidos, é contratado para criar uma guerra fictícia com a Albânia para distrair o público de um escândalo envolvendo o presidente em exercício.
A obra faz uma excelente relação com o tema das fake news:
- Manipulação da opinião pública: a manipulação é uma característica central das fake news, visto que informações falsas são deliberadamente divulgadas para atingir objetivos específicos, como desviar a atenção de escândalos políticos.
- Desconfiança na mídia e nas instituições: esse tema está intrinsecamente ligado às fake news, já que a disseminação de informações falsas mina a credibilidade da imprensa e das autoridades governamentais.
- Impacto na democracia e no debate público: a manipulação da opinião pública e a disseminação de fake news têm um impacto significativo na democracia e no debate público. “Mera Coincidência” evidencia como a fabricação de uma narrativa falsa pode distorcer a percepção da realidade e influenciar decisões políticas importantes.
6. Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade (documentário)
“Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade” é um documentário dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, lançado em 2014.
O filme aborda o impacto da indústria pecuária na degradação ambiental e examina como a produção de carne contribui para problemas como desmatamento, poluição da água e emissões de gases de efeito estufa.
Com a crise climática se agravando, a obra pode ser referenciada sob diferentes abordagens:
- Impacto da pecuária no meio ambiente: o documentário pode ser relacionado à discussão sobre a importância da preservação ambiental e os desafios enfrentados na mitigação das mudanças climáticas.
- Sustentabilidade alimentar: “Cowspiracy” também levanta questões sobre a sustentabilidade da produção e consumo de carne e destaca alternativas mais sustentáveis, como dietas vegetarianas e veganas.
- Conscientização e ativismo ambiental: o documentário chama a atenção para a urgência de mudanças no sistema alimentar global. Pode-se discutir como iniciativas individuais e coletivas, inspiradas por filmes como “Cowspiracy”, podem contribuir para a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade.
7. Merlí (série)
“Merlí” é uma série de televisão catalã, criada por Héctor Lozano e transmitida entre 2015 e 2018. A trama gira em torno de Merlí Bergeron, um professor de filosofia excêntrico e carismático que, com métodos pouco convencionais, cativa seus alunos e os inspira a questionar o mundo ao seu redor.
A série explora os desafios pessoais e emocionais enfrentados pelos estudantes do ensino médio enquanto lidam com questões como identidade, relacionamentos e amadurecimento.
Você pode citar Merlí na sua redação, relacionando a série a temas como:
- Exploração de temas filosóficos: utilize os ensinamentos filosóficos apresentados na série para enriquecer sua argumentação em redações que abordam questões éticas, morais e existenciais. Exemplos de filósofos e ideias discutidas nos episódios, como Nietzsche, Sartre e Foucault, podem ser citados para fundamentar suas reflexões.
- Construção social: analise como os personagens de “Merlí” passam por processos de desenvolvimento pessoal e amadurecimento ao longo da série. Essa abordagem é útil para falar sobre temas como educação, formação de identidade e crescimento emocional.
- Diversidade e inclusão: a série trata de questões relacionadas à diversidade e inclusão, representando diferentes origens étnicas, orientações sexuais e identidades de gênero entre seus personagens, o que é relevante em redações sobre diversidade cultural, direitos humanos e respeito à diferença.
8. Hoje eu quero voltar sozinho (filme)
“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é um filme brasileiro dirigido por Daniel Ribeiro, lançado em 2014. A trama acompanha a história de Leonardo, um adolescente cego que está descobrindo sua sexualidade.
O filme aborda temas sensíveis, como diversidade sexual, bullying, inclusão social, preconceito e discriminação, especialmente em relação a pessoas com deficiência e LGBTs.
É um prato cheio para redações com temas como:
- Diversidade sexual e identidade de gênero: você pode destacar como a história de Leonardo reflete os desafios enfrentados por indivíduos LGBTQIA+ em sua jornada de autodescoberta e aceitação.
- Bullying e discriminação: analise como o filme aborda o tema do bullying e da discriminação, especialmente em relação à deficiência de Leonardo e à sua orientação sexual, para discutir a importância de combater a intolerância e promover o respeito às diferenças.
- Inclusão social e empoderamento: a história de Leonardo pode ser relacionada com questões de inclusão social e empoderamento, destacando como o apoio de seus amigos e familiares contribui para sua autoconfiança e seu desenvolvimento pessoal.
- Desafios das pessoas com deficiência: utilize exemplos do filme para abordar os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, como a falta de acessibilidade e a discriminação no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
9. Você não estava aqui (filme)
“Você Não Estava Aqui” é um filme dirigido por Ken Loach, lançado em 2019, que aborda a história de uma família britânica que luta para sobreviver em meio às pressões financeiras e emocionais causadas pela economia moderna e pela precarização do trabalho.
O filme destaca a crescente tendência da “uberização” do trabalho, na qual trabalhadores são submetidos a condições de trabalho instáveis, sem benefícios e sem proteções trabalhistas.
A obra é excelente para relacionar com redações sobre:
- Precarização do trabalho: discuta os impactos da precarização do trabalho na vida dos trabalhadores, destacando como a falta de estabilidade, segurança e benefícios afetam sua qualidade de vida e bem-estar. Você pode ir além e avaliar como a precariedade no trabalho coloca pressão adicional sobre as relações familiares, causando conflitos relacionados ao estresse financeiro, falta de tempo juntos e preocupações com o futuro.
- Desigualdade econômica e social: analise como a “uberização” do trabalho contribui para acentuar a desigualdade econômica e social, criando uma divisão entre os que têm acesso a empregos estáveis e protegidos e aqueles que são relegados a trabalhos informais e mal remunerados.
- Resistência e organização dos trabalhadores: discuta as formas de resistência e organização dos trabalhadores diante da “uberização” do trabalho, destacando a importância da solidariedade e da luta coletiva para enfrentar as injustiças do sistema econômico atual.
10. Cortina de Fumaça (documentário)
“Cortina de Fumaça” é um documentário brasileiro que apresenta um ponto de vista crítico em relação à política de criminalização das drogas.
O filme argumenta que essa abordagem apenas acentua o problema da violência no país, em vez de resolver as questões relacionadas ao consumo e ao tráfico de drogas.
Com depoimentos de acadêmicos, delegados e até produtores de maconha, o documentário oferece uma visão abrangente e multifacetada sobre o tema.
Veja como referenciar na redação do Enem:
- Análise crítica das políticas de drogas: as informações e argumentos apresentados no documentário servem para avaliar as políticas de drogas adotadas pelo Brasil e seus impactos na sociedade, especialmente em termos de violência e segurança pública.
- Efeitos da criminalização das drogas: relação entre a criminalização das drogas e o aumento da violência, tanto no contexto do tráfico de drogas quanto na criminalização de usuários e pequenos traficantes, levando à superlotação do sistema prisional e à marginalização de certas comunidades.
- Alternativas de políticas públicas: referencie as perspectivas e propostas apresentadas no documentário para reformar as políticas de drogas, como a legalização e a regulação responsável do mercado de cannabis, a redução de danos e o tratamento de dependentes como questões de saúde pública.
E então, gostou da nossa lista? Você já assistiu a alguma dessas obras? Esperamos que as indicações sejam úteis, relevantes e possam enriquecer a sua redação do Enem.
Aproveite o Curso Redação Enem Começando do Zero, oferecido pelo Curso Enem Gratuito, para aprender como estruturar e escrever o texto dissertativo-argumentativo e tirar uma excelente nota no exame!