Redação Enem 2024: análise do tema e possíveis abordagens

Confira a análise da professora Daniela Garcia, especialista em redação Enem, sobre o tema e as possíveis abordagens na redação Enem 2024.

A redação Enem 2024 trouxe o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. O que você achou? Foi fácil desenvolver o texto e argumentar? Achou difícil? Está na dúvida sobre a assertividade da sua abordagem na prova?

Para falar sobre a proposta e as diferentes possibilidades que poderiam ser trabalhadas dentro dessa temática, ninguém melhor do que uma professora especialista em redação para o Enem, certo?

É por isso que hoje vamos conferir a análise da professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito sobre o tema, os textos motivadores, os elementos e as diferentes abordagens que caberiam no texto dissertativo-argumentativo.

Tire suas dúvidas e entenda melhor os caminhos possíveis para uma excelente redação!

Proposta da redação Enem 2024

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 propôs o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, debate que tem crescido no país nos últimos anos.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Enem usou o termo “desafios” na proposta de redação. Em 2022, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. E, em 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A redação representa 20% do resultado do exame. Por isso, os candidatos precisavam estar atentos às regras, como não fugir do tema ou escrever menos de sete linhas, para não zerar a nota.

Na folha da redação, os candidatos encontraram os seguintes textos motivadores:

Os textos motivadores, de acordo com a Cartilha da Redação do Enem, são textos, em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem), que remetem ao tema proposto, a fim de orientar a reflexão do estudante sobre o tema proposto. 

Ainda segundo a Cartilha, eles são apenas um apoio e não podem ser copiados. O documento diz: “você deve se basear nos “conhecimentos construídos ao longo de sua formação”, ou seja, a redação precisa articular informações e ideias que extrapolem os textos motivadores.

Análise do tema da redação Enem 2024

Segundo a professora Daniela Garcia, especialista em redação Enem, o exame coloca um holofote sobre esse tema para que se torne uma discussão social. Isso porque, por mais que muita gente pense, discuta e lute por essas pautas, muitas vezes elas são marginalizadas.

O tema traz um recorte específico, mas de um assunto com o qual todos nós temos certa familiaridade. Nas aulas de história, por exemplo, você provavelmente estudou o período de colonização no Brasil, os escravizados e os processos de apagamento da cultura africana. Da mesma forma, já se deparou ou pensou sobre as questões antirracistas.

Tudo isso precisava, portanto, ser adequado aos núcleos do tema, algo bastante comum na redação do Enem.

Na argumentação, Daniela aponta que dois grandes desafios poderiam ser abordados:

  • Racismo estrutural
  • Percurso histórico

É importante destacar que a herança relacionada ao tema, como propunha o primeiro texto motivador, fazia referência à herança como um legado, ou seja, a uma herança cultural.

Por isso, mais do que tratar dos desafios, também seria possível focar na importância dessa herança. Mas como? Falando sobre a música, os blocos afro, as festividades populares, enfim, sobre essa riqueza tão grande da herança africana no Brasil.

As duas formas de abordar o tema estão corretas, lembrando que para se adequar, basta citar todos esses núcleos, já que há muito mais de África do que de Europa no Brasil.

Conforme Daniela, as ideias dos textos motivadores poderiam ser utilizadas na redação, e o Inep acabou facilitando a elaboração do texto com um tema mais curto em relação às edições anteriores, abrangendo apenas três núcleos – desafios, valorização e herança.

Análise completa da professora Daniela Garcia

Para saber mais sobre a análise da professora Daniela sobre o tema da redação Enem 2024, assista ao vídeo:

E então, como você acha que se saiu na sua redação? Lembre-se de que ainda há outras possibilidades de abordagem desse assunto, que é muito amplo, e que é importante, além das 30 linhas disponíveis para a redação, levá-lo para debates que inspirem mudanças na sociedade.

Afinal, a redação do Enem é uma oportunidade de demonstrar seu domínio sobre um tema relevante e provocar reflexão. Se você teve dificuldades, encare isso como parte do aprendizado e aproveite as análises para aprimorar suas habilidades.

Entenda que a construção de um texto dissertativo-argumentativo bem estruturado requer prática e consciência dos debates sociais em pauta. Continue se dedicando e fique de olho em dicas para futuras provas.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel