Você conhece os lírios-do-mar, as estrelas-serpentes e as bolachas-da-praia? Não? Então revise aqui, com o Blog do Enem, as principais classes de Equinodermos.
Estrelas-do-mar, ouriços e pepinos-do-mar são equinodermos bastante conhecidos. Mas, você conhece os lírios-do-mar, as estrelas-serpentes e as bolachas-da-praia? Não? Pois, saiba querido (a) candidato, que estes são animais bastante comuns nos habitats marinhos, enfeitando o fundo dos oceanos e os recifes de corais! Quer saber um pouco mais sobre as principais classes de equinodermos? Então revise aqui, com o Blog do Enem, e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!
Dica 1: Antes de continuar a estudar as principais classes de equinodermos, revise também as principais características desse filo! Para isso, dê uma espiadinha no post a seguir, com vídeo-aula do professor Arhur Ramos e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-equinodermos/
Para começar sua revisão, veja este interessante vídeo sobre o Filo dos Equinodermos do projeto Embrião, da UNICAMP:
E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para saber tudo sobre as principais classes de Equinodermos, veja o super resumo que nós do Blog do Enem preparamos para você:
Classe Asteroidea: A classe Asteroidea ou classe dos asteroides contém o grupo de equinodermos mais conhecidos: as estrelas-do-mar. A maior parte das estrelas-do-mar possuem cinco braços ao redor de um disco oral central. Assim como a maioria dos equinodermos, as estrelas-do-mar possuem pés ambulacrais na parte inferior de seus corpos. Dependendo da espécie, esses animais podem medir de 10 cm a um metro. Reproduzem-se tanto de maneira sexuada quanto assexuada. Na reprodução sexuada realizam fecundação externa com formação de ovos e desenvolvimento indireto. Como possuem um alto poder de regeneração, ao perderem um braço contendo parte do disco central, podem dar origem a um novo animal. A maior parte das estrelas-do-mar é predadora, alimentando-se geralmente de moluscos e crustáceos. Para ver uma estrela-do-mar em “ação”, veja este vídeo super bacaninha de uma estrela-do-mar comendo mariscos:
Dica 2: Que tal revisar também os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/
Classe Echinoidea: A classe Equinoidea ou classe dos equinoides é a classe à qual pertencem os ouriços-do-mar e as bolachas-da-praia. Os ouriços-do-mar não possuem braços, porém seus espinhos dérmicos são longos e móveis auxiliando tanto na defesa do animal quanto em sua locomoção. Em meios aos espinhos há longos pés ambulacrais que auxiliam no deslocamento do animal e percepção do ambiente. Já as bolachas-da-praia são animais achatados. Alimentam-se em sua grande maioria de detritos e algas, podendo também se alimentar de pequenos invertebrados. Os ouriços-do-mar e algumas bolachas-da-praia possuem uma estrutura bucal chamada de lanterna-de-aristóteles, formada por um conjunto de cinco dentes que auxiliam o animal a raspar o substrato em busca de alimento. São animais dioicos, reproduzem-se de maneira sexuada com fecundação externa e desenvolvimento indireto. Para saber um pouquinho mais sobre os ouriços-do-mar, veja este belíssimo vídeo que mostra a fecundação dos ouriços-do-mar:
Dica 3: Revise também a Classe dos Crustáceos do Filo dos Artrópodes! Veja este post com muitos vídeos interessantes sobre o assunto: https://blogdoenem.com.br/biologia-crustaceos-filo-arthropoda/
Classe Ophiuroidea: A classe Ophiuroidea ou classe dos ofiuroides é composta por curiosos animais de cinco braços bastante alongados e articulados, capazes de se curvarem em movimentos ondulatórios, o que lhes rendeu o apelido de “estrelas-serpente”, “serpentes-do-mar” ou ofiúros. Esses braços estão ligados a um disco oral central, onde é possível ver claramente a separação entre estas duas partes. Também possuem um alto poder de regeneração, realizando, inclusive, auto-amputação para fugir de predadores. Assim como as estrelas-do-mar, os ofiúros podem ser predadores, porém algumas espécies se alimentam de carniça e outros detritos. Ficou curioso quanto à aparência desses animais e sua movimentação? Então veja este vídeo de um ofiúro disputando território com um ouriço:
Dica 4: Os insetos constituem o maior grupo de animais do mundo! Eles podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Revise aqui com o Blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/classe-insetos-filo-arthropoda/
Classe Holothuroidea: A classe Holothuroidea ou classe dos holoturoides é composta pelos curiosos pepinos-do-mar ou holotúrias. São animais com corpo mais mole que dos outros equinodermos, porém isso lhes permite maior facilidade para se locomoverem. São animais comuns em grandes profundezas. Possuem também um grande poder de regeneração o que lhes permite, quando ameaçados, everter seu sistema digestório (evisceração), que se regenera após alguns dias. Apesar da aparência bastante nojenta, são servidos como iguarias na culinária sueca.
Classe Crinoidea: A classe Crinoidea ou classe dos crinoides têm como representantes os lírios-do-mar. Muitos crinoides vivem fixos sobre rochas ou outros substratos marinhos em profundezas de até 6000 metros. Fixam-se a estes substratos através da formação de uma estrutura tubular onde podem esconder seus braços bastante ramificados. Outros podem fazer parte do zooplancton ou nadarem livremente na coluna d’água. São animais filtradores. Veja no vídeo a seguir o curioso deslocamento “em forma de balé” de um crinoide: