Em 22 de abril de 1500 os portugueses chegaram à América – no litoral do nosso Brasil – na costa do atual estado da Bahia. Será que foi mesmo 'por acaso'? Cabral estava perdido, ou sabia certinho o que estava procurando? Veja para o Enem e os vestibulares.
O Novo Mundo, a ‘América’ não era exatamente uma novidade para os europeus. Afinal, Cristóvão Colombo já havia realizado esta descoberta em 12 de outubro de 1492 ao chegar à região do Caribe, tendo zarpado no dia 6 de setembro do mesmo ano, do porto de Palos, na Espanha. Só em 1500 é que Pedro Álvares cabral deu inicio à chegada dos portugueses na América.
A data e a conquista de Colombo ficaram registradas como a descoberta do Novo Mundo. Colombo era genovez (hoje uma região da Itália), mas a expedição era financiada pelos espanhóis. Os europeus da Península Ibérica estavam no auge das Grandes Navegações:Oito anos depois da viagem de Cristóvão Colombo, foi somente em 22 de abril de 1500, a esquadra de Pedro Alvares Cabral aporta no Brasil e consagra a chegada dos portugueses na América.
A chegada dos portugueses na América
Você acredita, mesmo, que foi por acaso, e que a esquadra de Cabral tinha se perdido no mar? Dá para imaginar mil histórias que não foram escritas. Afinal, em 1494 Portugal e Espanha firmaram o Tratado de Tordesilhas, em que ‘separavam’ as terras que viessem a ser descobertas no Continente Americano.
A linha imaginária cortaria o território brasileiro de alto a abaixo. veja na ilustração:
Veja agora com o professor Felipe, do canal do Curso Enem Gratuito, os destaques do Ciclo das Grandes Navegações. Entenda como foi que a Expansão Marítima trouxe os Europeus para a América do Sul.
Os portugueses tinham amplo domínio da navegação naquele período, conhecido como o das Grandes Navegações. Veja uma revisão especial sobre As Grandes Navegações antes de prosseguir.
A colonização portuguesa no Brasil
Mas, você sabia que inicialmente a Coroa portuguesa mostrou-se pouco interessada nas terras brasileiras? Não? Então, veja aqui o por quê desta história: Os portugueses não encontraram de imediato os metais preciosos que os espanhóis haviam achado em suas colônias na América, e e preferiram garantir seus domínios no Oriente, principalmente das lucrativas rotas de comércio nas Índias.
Afinal, os lucros que obtinham os portugueses com a rota das Índias eram enormes. Naquela época a venda das especiarias fazia mais sentido do que navegar para a América e não encontrar ouro.
O Brasil em segundo plano
– Por esse motivo (do maior interesse comercial com a Rota das Índias) a Coroa portuguesa decidiu apenas mandar expedições para extrair o pau-brasil e fazer o reconhecimento do litoral. Começava assim a história de exploração, de reconhecimento, e de expansão do território brasileiro sob domínio de Portugal.
Veja na imagem o ‘Mapa Terra Brasilis’, do Atlas Miller de Lopo Homem 1515-1519. Além da fauna e da flora podemos ver a extração do pau-brasil feita pelos indígenas.
O Período Pré-Colonial
Logo após a chegada dos portugueses na América, com o primeiro desembarqueno Brasil, as ações de Portugual em relação ao território em que viria a se consolidar o Brasil foram muito lentas quando comparada a outras iniciativas de países colonizadores. Somente a partir de 1530 é que os portugueses passaram a desenvolver operações intensivas de exploração das riquezas do Brasil.
Veja no resumo da professora Ana Cristina Peron, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi o período pré-colonial:
Veja no resumo acima da professora Ana Cristina:
- Como os portugueses chegaram até o Brasil?;
- Como foram os primeiros contatos entre portugueses e povos indígenas?;
- A Carta de Pero Vaz de Caminha;
- Por quê período “pré-colonial”?;
- Exploração de Pau-Brasil e feitorias;
- Monopólio comercial, Cia de Fernando de Noronha, invasões e perdas de entrepostos comerciais e capitanias hereditárias.
O Ciclo do Pau-Brasil
O Pau-Brasil: De seu tronco os portugueses extraíam pigmentos vermelhos que eram muito valorizados na Europa para fabricar corantes para tecidos. Este processo exploratório contou com a mão de obra indígena. Os índios extraíam e transportavam a madeira em troca de roupas, facas, espelhos e outros produtos trazidos pelos portugueses.
O valor comercial do pau-brasil fez com que a Coroa portuguesa decretasse o monopólio real sobre o produto e concedesse a comerciantes portugueses o direito de explorá-lo. Veja aula gratuita completa sobre O Ciclo do Pau-Brasil: Em troca esses comerciantes se comprometiam a explorar a costa brasileira e construir feitorias para proteger o litoral contra possíveis invasões. Este processo não estimulou a ocupação efetiva do país.
Como você pôde observar a extração do pau-brasil foi a principal atividade econômica realizada pelos portugueses nos primeiros anos após a chegada à América (Brasil). Os nativos trabalhavam na extração e no transporte de madeira e em troca recebiam objetos, roupas, ferramentas. Praticava-se assim o escambo (troca de mercadoria por mercadoria).
Mas, você deve estar se perguntando: – Isso ocorreu de maneira pacífica? – No princípio sim, apesar do espanto e da incompreensão de ambos, portugueses e nativos, que pertenciam a culturas diferentes.
Mais tarde, os indígenas começaram a ser escravizados o que gerou violentos conflitos, que causaram a morte de milhares de índios. Além disso, a eles foi imposto um logo processo de aculturação.
Entenda As Capitanias Hereditárias
A iniciativa da Coroa de Portugal de realizar a colonização e a exploração do território pelo modelo de Capitanias Hereditárias fracassou. Confira agora como foi este processo, e entenda as causas do fracasso.
As Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários.
Anos mais tarde, admitindo o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, em 1548, D. João III instalou o Governo-geral na Bahia. Seu objetivo era tentar retomar o controle da colonização por meio de um governo centralizado. Nesta aula acima, a professora Ana Cristina te explica mais sobre esse período histórico. Veja o que tem pra você:
- O Período pré-colonial;
- A Expedição de Martin Afonso de Sousa, criação da Vila de São Vicente e instalação de engenho de açúcar em 1532;
- Criação das capitanias hereditárias em 1532;
- As Capitanias hereditárias que tiveram sucesso: Pernambuco e São Vicente;
- Criação do Governo-Geral em 1538: 1º governador geral (Tomé de Sousa), capital em Salvador;
- A chegada dos primeiros jesuítas.
Você ficou curioso com algumas palavras destacadas no texto? Leia abaixo o vocabulário que o Blog do Enem preparou para você.
Vocabulário:
Grandes Navegações: conjunto de viagens de longa distância feitas pelos europeus durante os séculos XV e XVI.
Mercantilismo: conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pela maioria das monarquias absolutistas entre os séculos XV e XVIII.
Aculturação: Processo de adaptação social de um indivíduo ou de um grupo a outra cultura.
Dica – Quer saber por que os portugueses optaram por garantir o comércio com o Oriente ao invés de colonizar efetivamente o Brasil? Então, acesse este post especial que o Blog do Enem preparou para você sobre o Mercantilismo: https://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/
Exercícios: A chegada dos Portugueses na América
– Agora chegou a sua vez! Responda a estas duas questões de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.
1. (PUC-RS) Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir:
“… Da primeira vez que viestes aqui, vós o fizestes somente para traficar. (…) Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo que carecíamos.”
(MAESTRI, Mário. “Terra do Brasil: a conquista lusitana e o genocídio tupinambá”. São Paulo: Moderna, 1993, p.86)
O texto anterior faz alusão ao comércio que marcou o período pré-colonial brasileiro conhecido por
a) ( ) mita.
b) ( ) escambo.
c) ( ) encomienda.
d) ( ) mercantilismo.
e) ( ) corvéia.
Resposta: A alternativa correta é a letra “b”.
2. (FUVEST) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então,
a) ( ) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.
b) ( ) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.
c) ( ) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.
d) ( ) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.
e) ( ) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.
Resposta: A alternativa correta é a letra “c”.