Classificação da matéria – Química Enem

Você lembra de como a matéria é classificada? Que tal relembrar e mandar ver na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Estude com a gente!

Classificação da matéria: Desde o início da civilização até hoje, a humanidade observou que a natureza é formada por materiais muito diferentes entre si. Todos esses materiais como a terra, água, e os seres vivos, constituem o que chamamos de matéria.

Afinal, o que é a Matéria?

É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço (isto é, tem volume). Ela é formada por pequenas partículas, designada átomos que podem se unir de várias maneiras, formando as moléculas. As moléculas dão origem a diferentes compostos e esses, por sua vez, originam as substâncias e misturas.

E como a matéria é classificada?

A classificação da matéria baseia-se na quantidade de fases que o sistema possui.  Não lembra o que é fase? Deixa com a gente!

Fase é uma região do sistema no qual todas as propriedades da matéria são iguais. Ela é caracterizada de acordo com o número de fases existentes:

  • 1 Fase – Sistema monofásico
  • 2 Fases – Sistema bifásico
  • 3 Fases – Sistema trifásico.

As fases ainda podem apresentar-se em diferentes estados físicos: Sólidos, líquidos e gasosos.

Entendeu? Vamos ver alguns exemplos:

Sistema 1: água líquida + 2 cubos de gelo  = 2 fases: líquida e sólida

Sistema 2: gás oxigênio +gás carbônico + gás amônio = 1 fase: Os gases formam apenas uma fase.

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que se classificam em: substâncias e misturas.

Substâncias:

  1. São formadas por um ou mais elementos combinados em uma relação definida.
  2. –  Os compostos podem ser decompostos em seus elementos constituintes;
  3. – Os compostos são representados por Fórmulas químicas, que são a combinação dos símbolos dos elementos que os formam.

 

Veja como se classificam as substâncias:

Substâncias simples: Formadas por apenas um tipo de elemento

Ex: H2,O2,P4,S8,He,Fe,etc

Substâncias compostas: Formada por mais de um elemento

Ex: H2O, CO2,CH4,NaCl,KNO3

Fique ligado!

As substâncias simples ou compostas são chamadas puras por serem formadas por apenas uma espécie química. Além de apresentarem uma relação definida dos constituintes, possuem PF e PE constantes.

Misturas

– Na mistura estão compostos dois ou mais compostos diferentes. São classificadas em misturas homogêneas e misturas heterogêneas

– Misturas homogêneas: São as misturas que apresentam uma única fase. Exemplos: o ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases (figura 1)

– Mistura heterogênea: apresentam mais de uma fase, como por exemplo, a água e o óleo (figura 2)

1
Figura 1. Mistura homogênea
12
Figura 2. Mistura heterogênea

Preste atenção!

O aspecto visual de uma mistura não se limita apenas à percepção a olho nu, mas requer a utilização de aparelhos ópticos como os microscópios. Se considerarmos o leite, por exemplo, como uma mistura homogênea, estaríamos considerando apenas o que vemos a olho nu. Mas se observarmos o leite com a ajuda de um microscópio, perceberemos a existência de gotículas de gordura de aspecto amarelado em meio a um líquido branco. Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

Em resumo…

33
Figura 3. Classificação da matéria

 

Gostou do nosso resumão sobre a classificação da matéria? Quer aprender mais? Então assista a vídeo aula do professor Sobis do Curso Enem Gratuito sobre a classificação das substâncias.

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(UFMG) Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. As alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto em:

  • a) Água de coco/heterogêneo
  • b) Laranjada/ heterogêneo
  • c) Leite/homogêneo
  • d) Poeira no ar/ heterogêneo
  • e) Água do mar filtrada/homogêneo

Resposta: C

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Enccejagapixel

Enccejagapixel