Revise em mais esta aula de Geografia Enem a Organização política e econômica da América do Norte e as diferenças entre os seus três países
América – Ocupação e Organização política e econômica
Para o bom entendimento do Continente Americano, vamos dividi-lo da seguinte forma para fins de estudos:
1 – Aspecto Físico
América do Norte
América Central
América do Sul
2 – Aspecto Cultural e de ocupação
América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá)
América Latina (México, América Andina, América Platina, Brasil)
3 – Aspecto Socioeconômico
América Desenvolvida
América Subdesenvolvida
Na América do Norte, encontramos:
1. Canadá
2. Estados Unidos
3. México
Antes de ver as especificidades de cada país, que tal uma videoaula com um resumão sobre a América do Norte?
Canadá
Aspectos Humanos
• População – 32 milhões
• Densidade – 3,2 hab/km2
• Melhor IDH do continente
• Renda per capita alta
• Expectativa de vida alta
• Mortalidade Infantil abaixo de 10
• Não existem analfabetos
• População de origem inglesa (40%) (Ontário)
• e francesa (27%) Quebec
• Esquimós (inuit) 3% – vivem ao norte (Baía de Hudson) em território autônomo (Nunavut).
Aspectos econômicos do Canadá
• É um país Desenvolvido
• Pertence ao NAFTA
Três aspectos garantem seu desenvolvimento
a) Colônia de Povoamento
b) Recursos Minerais e
c) Investimentos dos Estados Unidos
Agropecuária
• Sudeste e Sudoeste – Policultura alimentar e Pecuária de leite
• Centro-sul – Grãos e Pecuária extensiva de bovinos
Recursos Minerais
• Ouro, ferro, urânio, petróleo, carvão, gás natural
• Pesca
• Madeira
Indústria
• Possui excelente Centro polindustrial
Dica 1 – Entenda como os modelos econômicos influenciam a Organização do Espaço Mundial, e revise também sobre Revolução Industrial nesta aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/espaco-geografico-mundial-geografia-enem/
Estados Unidos
• 50 Estados
• 9.372.614 Km2
• Quarto país em extensão descontínua
• População
– mais de 310 milhões de habitantes.
– Concentração no Nordeste e Sul.
– Vazios Demográficos no Oeste (Região das Rochosas)
– Predomina o Adulto
– Crescimento Vegetativo baixo (0,89%)
– Predomínio de Brancos
– Negros no Sul
– Expressiva quantidade de imigrantes
Economia
• É o maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo
• Setor Primário – Cada vez mais atrelado ao processo industrial, gerando cinturões (Belts).
• A Microeletrônica, a Informática, a Biotecnologia, a Tecnologia Espacial e Bélica, somadas ao Setor de SERVIÇOS, são os motores da sua economia.
• A reorganização espacial da indústria gerou o Vale do Silício, chamada de Indústria Moderna, deixando o Nordeste com a chamada Indústria Tradicional.
México
• A história do México é a história da pilhagem de seus valiosos recursos naturais e do massacre das populações indígenas.
• 2° país mais populoso da América Latina, herdou da colonização Espanhola uma disparidade social entre a elite “criolla” e a população Mestiça e indígena.
• Economia
– O milho, base da dieta mexicana, ocupa a metade das terras agrícolas e é produzido nos éjidos, tal como a maior parte dos alimentos consumidos no país.
– O México dispõe de recursos minerais importantes. O principal deles é o petróleo, cuja industrialização ganhou impulso a partir da década de 1950. O modelo adotado baseou-se na participação do Estado na economia e criou grandes empresas, destacando-se a Pemex (Petróleo do México), voltada para a exploração e o refino do petróleo. Em seguida chegaram as empresas transnacionais. A Cidade do México, capital do país, recebeu uma parcela considerável dos investimentos transnacionais.
• Área: 1.964.375 (13º)
• População (onu – 2011): 113.724.226 habitantes (11º)
• Densidade demográfica (onu): 57,893 hab./Km² (118°) cidades mais populosas (2010):
Dica 2 – Está pronto para gabaritar no próximo Enem? Confira um resumo do nosso país através desta primeira aula sobre Geografia Política – https://blogdoenem.com.br/geografia-politica-enem/
Cidade do México
Atualmente, a Cidade do México concentra cerca de 20% da população nacional e é a maior e mais poluída metrópole do mundo. Em certas épocas do ano, as indústrias ficam proibidas de funcionar, num esforço para melhorar as condições do ar na cidade. O rodízio de automóveis é permanente, ou seja, a cada dia da semana uma parcela da frota de automóveis fica proibida de circular.
• Idh (onu – 2010): 0,770 (57°)
• Pib (fmi – 2010): u$ 1,034 trilhão (14°)
• Expectativa de vida (onu – 2005/2010): 76,2 anos (48º)
• Mortalidade infantil (onu – 2005/2010): 16,7/ mil (82°)
• Taxa de urbanização (Cia World Factbook – 2008): 77% (40°)
• Taxa de alfabetização (pnud – 2007/2008): 92,8% (82°)
• Moeda: peso mexicano
• Divisão: o méxico está dividido em 31 estados mais o distrito federal
Cuba
O destaque na América Central fica por conta de Cuba, de colonização espanhola e sob influência dos Estados Unidos durante muito tempo.
Cuba, chamada oficialmente de República de Cuba, é um país insular do Caribe. A nação de Cuba consiste na ilha principal de Cuba (incluindo a Base Naval da Baía de Guantánamo).
Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos, e uma expectativa de vida média de 77,64.
Fez uma Revolução em 1959 e seu grande líder foi Fidel Castro.
Plantação de tabaco em Pinar del Río.
O país agora está lentamente se recuperando de uma séria recessão econômica que se seguiu à retirada dos subsídios da antiga União Soviética (cerca de 4 a 6 bilhões de dólares anuais em 1990). Só em 2006 o povo cubano conseguiu recuperar quase o mesmo padrão de vida do final da década de 1980, e a economia de Cuba ainda hoje sofre as consequências do rígido embargo comercial, imposto pelos Estados Unidos desde 1962. De acordo com as autoridades cubanas, o embargo norte-americano teria causado uma perda de mais de 79 bilhões de dólares à sua economia.
Apesar disso, o índice de pobreza de Cuba era o sexto menor em 2004 dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisados (de acordo com a Pnud, organismo da ONU), e Cuba está entre os 83 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (acima de 0,800); em 2007, o IDH de Cuba foi 0,863 (51° lugar – 44º se ajustado pelo PNB).
Em 2006, o crescimento econômico de Cuba, segundo as últimas estimativas da CIA, foi de 11,1% (estimativa), e, segundo a estimativas da CEPAL], o PIB cubano pode ter crescido 12,5% (estimativa). A produção industrial cresceu 17.6% em 2006, pela estimativa da CIA. A renda per capita dos cubanos atingiu US$ 4.100 em 2006.
O embargo comercial imposto a Cuba pelos Estados Unidos, desde 1962, dificulta enormemente a expansão do comércio exterior cubano. Mas Cuba tem conseguido atrair alguns investimentos estrangeiros, cerca de metade deles feitos pela União Europeia; grandes investimentos têm sido feitos nas áreas de turismo, energia e telecomunicações. Em meados de 2007, o presidente em exercício, Raul Castro, anunciou novas medidas para incentivar os investimentos estrangeiros em Cuba [76].
O governo cubano tem criado novas leis e aumentado a fiscalização, para regulamentar a criação de novos negócios particulares. Atualmente, 22% do PIB de Cuba é gerado por negócios particulares. As atividades que podem ser realizadas por particulares são oficinas, pequenos negócios e prestação de alguns serviços.
Seu PIB é de 51 bilhões de dólares (2007).
Dica 3 – Revise com esta aula de Geografia Enem os diversos tipos de vegetação existentes no Brasil e no mundo – https://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-mundo-brasil-geografia-enem/
Desafios
Questão 01
“É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial. Essa população, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbano-industrial do mundo.”
O trecho se refere:
a) à região de Los Angeles;
b) à grande região das Planícies Centrais;
c) ao Sun Belt;
d) à planície dos Grandes Lagos;
e) ao Nordeste do país.
Questão 02
A charge ridiculariza as condições econômicas da Ilha de Cuba.
Observe as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I – A Revolução Cubana significou a luta pela implantação da propriedade coletiva, formas socialistas de produção e de repartição e, por aí, eliminar a pobreza e o subdesenvolvimento. No entanto, a democracia popular concretizou-se de modo visivelmente incompleto e imperfeito.
II – Atualmente, a maior parte do PIB cubano provém da indústria, comércio e dos serviços, e a população ativa empregada no setor primário é menor que a empregada do setor secundário. Contudo, a agricultura continua a cumprir papel decisivo na economia do país.
III – Cuba exibe os indicadores vitais mais altos em toda a América Central, com 13% e 60%, de mortalidade infantil e analfabetismo, respectivamente. Esses dados refletem a distribuição de renda muito equitativa vigente na ilha.
IV – A agricultura continua a ocupar papel crucial na economia cubana porque contribui com a maior parcela das exportações do país, funcionando como instrumento básico para o ingresso de divisas.
V – O fim da ajuda soviética e o bloqueio comercial norte-americano tornam ainda mais importantes, do ponto de vista estratégico, as divisas obtidas através das exportações do setor agrícola.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas a afirmativa IV esta correta.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
Questão 03
“Além da perda de territórios, as interferências políticas e militares e a influência econômica dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste país a exclamar. “POBRE _______, TÃO LONGE DE DEUS E TÃO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS”
O país que completa corretamente a citação é:
a) México;
b) Porto Rico;
c) Panamá;
d) Cuba;
e) Canadá.
Questão 04
O Canadá e os E.U.A. formam a chamada América Anglo-Saxônica, a América rica. Assim como os E.U.A., o Canadá foi colonizado principalmente por ingleses, mas apresenta características diferentes. Sobre o Canadá, é correto afirmar que:
1 – O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos E.U.A., que controlam amplos setores da atividade industrial;
2 – A ocupação agrícola das áreas de tundra possibilitou que o Canadá se tornasse um dos celeiros agrícolas do mundo;
3 – A população do país é, predominantemente, de origem inglesa e francesa;
4 – 90% da população concentram-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos.
Assinale uma das alternativas
a) 1 e 2 são corretas.
b) 2 e 3 são corretas.
c) 2, 3 e 4 são corretas.
d) 1, 2 e 3 são corretas.
e) 1, 3 e 4 são corretas.
Questão 05
As crises econômicas dos anos 70 e 80 revelaram a transformação na dinâmica espacial dos Estados Unidos: o peso demográfico do Nordeste caiu de 46 para 40% entre 1950/80 e seu peso industrial de 68 para 48%. O “Manufacturing Belt” perdeu sua substância em benefício do Sul e Oeste americanos. Este rearranjo espacial nos Estados Unidos foi devido, entre outros fatores,
a) à procura de novas bases energéticas (petróleo no Golfo do México e na Califórnia), à descentralização estratégica e no interesse pela região do Pacífico.
b) à maior facilidade de recrutar mão de obra imigrante (mexicanos, cubanos e asiáticos), à reestruturação fundiária nas Planícies Centrais e à ampliação da zona de influência econômica norte-americana.
c) à redução das grandes áreas monocultoras (os belts do Meio Oeste e Sul), à presença de estados que facilitam o controle sindical e à forte intervenção federal.
d) ao surgimento de uma nova megalópole (São Francisco-Los Angeles), à modernização do parque siderúrgico e ao deslocamento das principais rotas marítimas para o Pacífico.
e) à necessidade de reduzir as diferenças regionais, à privatização da infraestrutura básica (energia e ferrovias) e à formação de zonas de livre comércio.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!