Aranha, escorpião e ácaro: Revise os Aracnídeos do Filo dos Artrópodes!

Você conhece as principais características da Classe dos Aracnídeos do Filo dos Artrópodes? Não? Então, revise aqui, com o Blog do Enem!

Aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos são os representantes mais famosos da Classe dos Aracnídeos. São animais temidos pela maioria das pessoas, mas que podem ser extremamente bonitos e curiosos.

A classe dos Aracnídeos possui mais de 60.000 espécies descritas, em sua grande maioria terrestre. Possuem o corpo formado por cefalotórax e abdômen e quatro pares de patas. Muitos desses animais possuem peçonha, como a aranha-marrom; outros transmitem doenças graves, como o carrapato-estrela que transmite a febre maculosa.

Como você sabe, querido(a) candidato(a), o Enem adora cobrar questões de Biologia que relacionem os componentes curriculares com a saúde da população, logo, saber um pouquinho mais sobre os aracnídeos pode fazer diferença na hora de conquistar aquela vaga na universidade que você tanto sonha.

Então, “bora” revisar os aracnídeos?

Dica 1: Antes de continuar estudando a Classe dos Aracnídeos, que tal estudar as principais característica do Filo dos Artrópodes?

Para iniciar sua revisão veja este pequeno, porém, interessante vídeo com algumas características da Classe dos Aracnídeos:

E aí, gostou do vídeo? Interessante, não é mesmo? Então, para saber tudo sobre os aracnídeos e arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares, veja o super resumo que preparamos para você:

Anatomia geral dos aracnídeos: Os aracnídeos, assim como os demais artrópodes, são animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral. A maioria possui o corpo formado por cefalotórax (cabeça e tórax fundidos) e abdômen. Partindo do cefalotórax saem quatro pares de patas articuladas. Podem ainda ter um par de apêndices modificados em quelíceras, que podem ajudar a injetar peçonha (para defesa ou captura), e um par de pedipalpos para manipular as presas. Não possuem antenas. Nas aranhas, há fiandeiras (órgãos produtores de fios de seda que podem ser utilizados para fazer teias) no fim do abdômen. Nos escorpiões há a presença de um aguilhão no último segmento do abdômen.

Aracnídeos

Dica 2: Que tal revisar também os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Sistema respiratório dos aracnídeos: Os aracnídeos respiram através de estruturas chamadas de filotraqueias. As filotraqueias ou pulmões foliáceos são tubulações que possuem lamelas para aumentar a superfície de troca gasosa. As aranhas possuem, além das filotraqueias, traqueias semelhantes às dos insetos que se ramificam internamente.

Sistema digestório dos aracnídeos: Os aracnídeos possuem sistema digestório completo. Todas as espécies desse grupo são carnívoras, sendo a maioria predadora (exceto animais parasitas como os carrapatos e algumas espécies de ácaros). Algumas espécies de aracnídeos possuem estruturas inoculadoras de veneno que podem estar ligadas às quelíceras, como nas aranhas, ou ao aguilhão, como no caso dos escorpiões. A peçonha ajuda os aracnídeos a paralisar e capturar as presas. Parte da digestão ocorre fora do corpo, uma vez que o animal injeta saliva (ou a própria peçonha) com algumas enzimas na presa, para pré-digerir o alimento. Após esta digestão parcial, o fluido resultante é sugado pela faringe do aracnídeo.

Sistema nervoso e órgãos dos sentidos dos aracnídeos: O sistema nervoso dos aracnídeos é ganglionar. Ao contrário dos insetos, que possuem olhos compostos, os aracnídeos possuem olhos simples (geralmente oito) localizados na região frontal do cefalotórax. As aranhas podem possuir cerdas táteis, espécies de “pelinhos” que podem ter sensibilidade, percebendo o ambiente através de vibrações.

Dica 3: Revise também a Classe dos Crustáceos do Filo dos Artrópodes! Veja este post com muitos vídeos interessantes sobre o assunto: https://blogdoenem.com.br/biologia-crustaceos-filo-arthropoda/

Sistema excretor dos aracnídeos: Assim como nos insetos, a excreção dos aracnídeos é feita por túbulos de Malpighi que podem estar localizados na base das pernas do animal, formando as glândulas coxais.

Circulação nos aracnídeos: Assim como os demais artrópodes, o sistema circulatório dos aracnídeos é aberto, uma vez que o sangue circula tanto dentro de vasos sanguíneos quanto por entre os tecidos.

Dica 4: Os insetos constituem o maior grupo de animais do mundo! Eles podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Revise aqui com o Blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/classe-insetos-filo-arthropoda/

Reprodução dos aracnídeos: Os aracnídeos são animais dioicos, geralmente apresentando dimorfismo sexual. Reproduzem-se de maneira sexuada, com fecundação interna. Produzem ovos de onde saem animais imaturos muito semelhantes aos adultos, tendo, portanto, desenvolvimento direto. Em muitas espécies de aranhas e escorpiões há cuidado parental por parte das mães durante a incubação e os primeiros dias de vida. Algumas aranhas nômades (que não produzem teias fixas), como as tarântulas-de-jardim, carregam sacos de ovos (ooteca) e quando estes eclodem, os filhotes sobem na mãe que os carrega. Outros aracnídeos possuem curiosos rituais de acasalamento, como algumas espécies de aranha onde os machos levam “presentes” para as fêmeas (pequenas presas enroladas em seda) ou deixam-se serem comidos, garantindo assim que a fêmea esteja nutrida e aumente as chances de seus genes serem transmitidos aos seus descendentes.

Aracnídeos

Ficou curioso sobre a reprodução desses animais? Então veja este vídeo da série “O Brasil é o bicho” apresentada no Fantástico:

Importância médica dos aracnídeos: Muitas espécies de aracnídeos possuem interesse médico, uma vez que sua peçonha pode causar sérios danos à saúde humana. Para conhecer um pouco mais sobre os aracnídeos brasileiros que mais geram acidentes, veja esta interessante entrevista com o médico veterinário Valter da Silva Queirós:

Principais grupos de aracnídeos: Há quatro principais grupos de aracnídeos – ordem Scorpiones (escorpiões), ordem Araneae (aranhas), subclasse Acari (ácaros e carrapatos) e ordem Opiliones (opiliões).

Aracnídeos

Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel