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Biologia Enem – Poluição e Impacto Ambiental

Sabe tudo sobre os tipos de poluição e as formas como ela pode degradar o meio ambiente? Revise com esta aula de Biologia e fique pronto para o Enem!

Poluição e Impacto Ambiental

Poluição significa estragar, sujar, macular, alterar ecossistema, causar impacto e danos ao meio ambiente.

Existe a poluição sonora, visual, hídrica, do solo, dos alimentos, do ar.

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  • “Smog” ou fumaça: nas cidades com muitas indústrias e veículos, há muita fuligem, resultado da queima de combustíveis fósseis, gerando gases que ficam na atmosfera. Assim, há problemas de pele, respiratórios, oculares, cardíacos e alérgicos às pessoas expostas à esse ar poluído. Além disso, se houver uma quantidade muito grande, acaba bloqueando a passagem de parte da luz, prejudicando a taxa de fotossíntese. É o “smog” fotoquímico.
  • Eutrofização da água: o excesso de esgotos com muita matéria orgânica, os adubos jogados na lavoura que são carregados pela água da chuva, os detergentes biodegradáveis que acabam gerando sais na água, são responsáveis por nutrir demasiadamente ambientes aquáticos, possibilitando condições para o crescimento exagerado de plantas aquáticas e algas, que impedem a passagem de luz para o ambiente sub-aquático, ocasionando a morte de fauna e flora.
  • Agrotóxicos: são venenos agrícolas, que jogados exageradamente ocasionam danos aos animais que entram na cadeia alimentar. Nos seres humanos os agrotóxicos causam lesões no fígado, rins e cérebro. Eles têm efeito cumulativo nas cadeias alimentares.
Dica 1 – Biologia Enem – Ciclos do carbono, oxigênio e hidrogênio – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ciclos/

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imagem: saudealternativa.org

  • Envenenamento por metais pesados: os metais pesados, especialmente o chumbo (usado em tintas, soldas, agrotóxicos, esmaltes, maquiagem facial), que causa lesões em cérebro, rins e fígado. O chumbo é o metal pesado mais abundante na natureza. A doença é conhecida como plumbismo ou saturnismo. Outro metal pesado que causa danos aos mesmos órgãos é o mercúrio (usado em termômetros, garimpo de ouro, pilhas e baterias, lâmpadas), pois causa hidrargiria ou mal de Minamata.
  • Aquecimento global: é o agravamento do efeito estufa, causado por excesso de gás carbônico, óxido nitroso, excesso de metano e outros gases que retém calor.

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imagem: style.greenvana.com

  • Lixo: materiais como alumínio, vidro, papel e plástico, podem ser reciclados. O lixo hospitalar deve ser levado à incineração ou para autoclavação. O lixo orgânico deve ser usado para compostagem ou aterro sanitário. Num aterro sanitário há interposição de lixo e terra, onde o solo deve ser impermeabilizado para evitar a infiltração do chorume. Devem ser colocados canos para a saída do metano produzido por matéria orgânica em decomposição. O metano pode ser canalizado e utilizado como combustível.
Dica 2 – Biologia Enem – Sabe tudo sobre Ecologia? Confira nessa aula! – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia-3/

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  • Petróleo: não é biodegradável e forma a “maré negra”, pois não se mistura com a água e impede a passagem de luz, ocasionando a morte de fauna e flora, além de ser levado pelas marés para as praias e manguezais.

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Desafios

Questão 01

(Fatec-SP) Normalmente, o ar próximo ao solo é mais quente e menos denso que o ar das camadas superiores. A diferença de densidade faz surgirem duas correntes de ar em sentidos opostos, uma de ar quente que sobe. Geralmente, durante o inverno, ocorre o aquecimento de camadas superiores, interrompendo o fluxo de ar. Consequentemente, o ar poluído estaciona, e as substâncias tóxicas se acumulam no ambiente.

O texto descreve o fenômeno chamado:

a) destruição da camada de ozônio.

b) efeito estufa.

c) inversão térmica.

d) chuva ácida.

e) eutrofização.

Dica 3 – Biologia Enem – Aula sobre as relações entre os seres vivos – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-seres-vivos/

Questão 02

(Mack-SP) A eutrofização é um fenômeno que ocorre periodicamente em lagos, causando a morte de milhares de indivíduos. Esse fenômeno é devido:

a) ao aumento exagerado de certas algas, pelo excesso de sais minerais na água.

b) diminuição drástica de peixes pela pesca predatória excessiva.

c) à erosão causada pelas chuvas que arrastam o solo para a água, enriquecendo-a em substâncias orgânicas.

d) à diminuição de sais minerais na água que prejudicam o desenvolvimento das algas e, consequentemente, à redução de oxigênio no meio.

e) à diminuição da quantidade de algas e à morte dos peixes pela ausência de fotossíntese.

Questão 03

(UEPG-PR) A elevação da taxa de gás carbônico e outro gases na atmosfera, acarretando o aumento da temperatura da Terra, é chamada de:

a) maré vermelha.

b) efeito estufa.

c) ecótono.

d) ecobiose.

e) fotossíntese.

Questão 04

(UEBA) Considere as afirmações:

I. As radiações solares ultravioleta, em grande intensidade, podem produzir câncer de pele e alterações genéticas.

II. A camada de ozônio da atmosfera impede totalmente a passagem das radiações ultravioleta.

III. A camada de ozônio da atmosfera vem sendo progressivamente destruída.

IV. O emprego de gás CFC em aerossóis é uma das causas de destruição da camada de ozônio.

São verdadeiras apenas as afirmações:

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) I, III e IV

e) II, III e IV

Questão 05

(UEL-PR) Em uma lagoa foram lançados produtos organoclorados e, após dez anos, fez-se uma análise da concentração dessas substâncias nos organismos que aí ocorrem. Os resultados, em partes por milhão, foram os seguintes:

Garças: 13,80

Fitoplâncton: 0,40

Peixes herbívoros: 0,23

Peixes carnívoros: 2,08

Plantas submersas: 0,08

Esses resultados comprovam que os produtos organoclorados são:

a) decompostos por bactérias.

b) destruídos naturalmente com o tempo.

c) estáveis, concentrando-se mais nos organismos produtores.

d) estáveis, acumulando-se ao longo das cadeias alimentares.

e) biodegradáveis e totalmente consumidos pelos organismos autótrofos.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!