Biologia Enem: Meio Ambiente, Poluição e Impacto Ambiental

Sabe tudo sobre os tipos de poluição e as formas como ela pode degradar o meio ambiente? Revise com esta aula de Biologia e fique pronto para o Enem!

Poluição e Impacto Ambiental

Poluição significa estragar, sujar, macular, alterar ecossistema, causar impacto e danos ao meio ambiente. Existe a poluição sonora, visual, hídrica, do solo, dos alimentos, do ar. Poluição e Impacto Ambiental caem direto no Enem.figura27.jpg

  • “Smog” ou fumaça: nas cidades com muitas indústrias e veículos, há muita fuligem, resultado da queima de combustíveis fósseis, gerando gases que ficam na atmosfera.
  • Assim, há problemas de pele, respiratórios, oculares, cardíacos e alérgicos às pessoas expostas à esse ar poluído. Além disso, se houver uma quantidade muito grande, acaba bloqueando a passagem de parte da luz, prejudicando a taxa de fotossíntese. É o “smog” fotoquímico.
  • Eutrofização da água: o excesso de esgotos com muita matéria orgânica, os adubos jogados na lavoura que são carregados pela água da chuva.
  • Os detergentes biodegradáveis que acabam gerando sais na água, são responsáveis por nutrir demasiadamente ambientes aquáticos, possibilitando condições para o crescimento exagerado de plantas aquáticas e algas, que impedem a passagem de luz para o ambiente sub-aquático, ocasionando a morte de fauna e flora.
  • Agrotóxicos: são venenos agrícolas, que jogados exageradamente ocasionam danos aos animais que entram na cadeia alimentar. Nos seres humanos os agrotóxicos causam lesões no fígado, rins e cérebro. Eles têm efeito cumulativo nas cadeias alimentares.

Resumo sobre Poluição e Impacto Ambiental:

Dica 1 – Biologia Enem – Conheça o ciclo do carbono e o que ele tem a ver com Poluição e Impacto Ambiental.

figura28.jpgFonte da imagem: saudealternativa.org

Veja a poluição por Metais Pesados:

  • Envenenamento por metais pesados: os metais pesados, especialmente o chumbo (usado em tintas, soldas, agrotóxicos, esmaltes, maquiagem facial), que causa lesões em cérebro, rins e fígado.
  • O chumbo é o metal pesado mais abundante na natureza. A doença é conhecida como plumbismo ou saturnismo.
  • Outro metal pesado que causa danos aos mesmos órgãos é o mercúrio (usado em termômetros, garimpo de ouro, pilhas e baterias, lâmpadas), pois causa hidrargiria ou mal de Minamata.
  • Aquecimento global: é o agravamento do efeito estufa, causado por excesso de gás carbônico, óxido nitroso, excesso de metano e outros gases que retém calor.figura29.jpg

imagem: style.greenvana.com

Poluição por resíduos orgânicos

  • Lixo: materiais como alumínio, vidro, papel e plástico, podem ser reciclados. O lixo hospitalar deve ser levado à incineração ou para autoclavação.
  • O lixo orgânico deve ser usado para compostagem ou aterro sanitário. Num aterro sanitário há interposição de lixo e terra, onde o solo deve ser impermeabilizado para evitar a infiltração do chorume.
  • Devem ser colocados canos para a saída do metano produzido por matéria orgânica em decomposição. O metano pode ser canalizado e utilizado como combustível.
Dica 2 – Biologia Enem – Sabe tudo sobre Ecologia? Confira nessa aula! – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia-3/figura30.jpg

A Poluição do Petróleo

  • Petróleo: não é biodegradável e forma a “maré negra”, pois não se mistura com a água e impede a passagem de luz, ocasionando a morte de fauna e flora, além de ser levado pelas marés para as praias e manguezais.figura31.jpg

Curtiu esse conteúdo? Que tal revisar o conteúdo com o professor Carrieri para fixar o assunto e, depois, resolver alguns desafios!

Desafios sobre Poluição e Impacto Ambiental

Questão 01

(Fatec-SP) Normalmente, o ar próximo ao solo é mais quente e menos denso que o ar das camadas superiores. A diferença de densidade faz surgirem duas correntes de ar em sentidos opostos, uma de ar quente que sobe. Geralmente, durante o inverno, ocorre o aquecimento de camadas superiores, interrompendo o fluxo de ar. Consequentemente, o ar poluído estaciona, e as substâncias tóxicas se acumulam no ambiente.

O texto descreve o fenômeno chamado:

a) destruição da camada de ozônio.

b) efeito estufa.

c) inversão térmica.

d) chuva ácida.

e) eutrofização.

Dica 3 – Biologia Enem – Aula sobre as relações entre os seres vivos – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-seres-vivos/

Questão 02

(Mack-SP) A eutrofização é um fenômeno que ocorre periodicamente em lagos, causando a morte de milhares de indivíduos. Esse fenômeno é devido:

a) ao aumento exagerado de certas algas, pelo excesso de sais minerais na água.

b) diminuição drástica de peixes pela pesca predatória excessiva.

c) à erosão causada pelas chuvas que arrastam o solo para a água, enriquecendo-a em substâncias orgânicas.

d) à diminuição de sais minerais na água que prejudicam o desenvolvimento das algas e, consequentemente, à redução de oxigênio no meio.

e) à diminuição da quantidade de algas e à morte dos peixes pela ausência de fotossíntese.

Questão 03

(UEPG-PR) A elevação da taxa de gás carbônico e outro gases na atmosfera, acarretando o aumento da temperatura da Terra, é chamada de:

a) maré vermelha.

b) efeito estufa.

c) ecótono.

d) ecobiose.

e) fotossíntese.

Questão 04

(UEBA) Considere as afirmações:

I. As radiações solares ultravioleta, em grande intensidade, podem produzir câncer de pele e alterações genéticas.

II. A camada de ozônio da atmosfera impede totalmente a passagem das radiações ultravioleta.

III. A camada de ozônio da atmosfera vem sendo progressivamente destruída.

IV. O emprego de gás CFC em aerossóis é uma das causas de destruição da camada de ozônio.

São verdadeiras apenas as afirmações:

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) I, III e IV

e) II, III e IV

Questão 05

(UEL-PR) Em uma lagoa foram lançados produtos organoclorados e, após dez anos, fez-se uma análise da concentração dessas substâncias nos organismos que aí ocorrem. Os resultados, em partes por milhão, foram os seguintes:

Garças: 13,80

Fitoplâncton: 0,40

Peixes herbívoros: 0,23

Peixes carnívoros: 2,08

Plantas submersas: 0,08

Esses resultados comprovam que os produtos organoclorados são:

a) decompostos por bactérias.

b) destruídos naturalmente com o tempo.

c) estáveis, concentrando-se mais nos organismos produtores.

d) estáveis, acumulando-se ao longo das cadeias alimentares.

e) biodegradáveis e totalmente consumidos pelos organismos autótrofos.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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