Conhecer os principais conceitos de ecologia, cadeias, teias alimentares e relações ecológicas é básico para mandar bem no Enem. Veja no Resumão de Biologia com aulas gratuitas
Veja no Resumão de Biologia do Enem as dicas da hora para você mandar bem. É certo que sempre têm questões envolvendo Meio Ambiente. O tema da ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente. É o que mais cai de Biologia nas provas.
O Enem adora relacionar questões do cotidiano com o conhecimento científico, certo? Então! Geralmente os seus conhecimentos em ecologia são avaliados pelo Enem quando a prova relaciona as ações humanas aos problemas ambientais.
A dica do Resumão de Biologia: Se ligue nos Biomas Brasileiros
Muito bom o resumo acima com a professora Juliana Evelyn Santos. E têm mais aulas com ela no Canal do Curso Enem Gratuito.
Dica 1: Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post, com conteúdos de biologia celular: https://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/
1 – Conceitos básicos de ecologia:
Biótico, abiótico, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico… Vish! Está difícil de lembrar estes termos? Não se preocupe! Neste post você vai revisar os principais conceitos de ecologia que podem aparecer na sua prova! Veja um exemplo de questão do Enem envolvendo o assunto:
(Questão do Enem – 2012) – O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote.
A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar! Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) hábitat.
b) biótopo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
Resposta: d, pois descreve um conjunto de hábitos de uma espécie de tamanduá. É tema do Resumão de Biologia com chance de cair no Enem. Revise aqui um post completo sobre Ecologia: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-conceitos/
Dica 2: Veja também o Intensivão 2, com posts sobre núcleo celular e DNA: https://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem-2/
2 – As Cadeias alimentares:
As cadeias alimentares são outro assunto recorrente no Enem. Como nelas cada nível depende do outro, as interferências nestes níveis podem destruir toda esta rede de relações. https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia-2/ Veja no resumo da professora Juliana o que mais cai sobre As Cadeias Alimentares:
Então, não perca a chance de revisar as cadeias alimentares, pois podem aparecer questões como esta a seguir nas provas do próximo Exame Nacional do Ensino Médio. É tema do Resumão de Biologia do Enem, sempre!
(Questão do Enem – 2011) Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:
a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor secundário e consumidor terciário.
d) consumidor terciário e produtor.
e) consumidor secundário e consumidor primário.
Resposta: c. Como o tigre é o segundo a se alimentar na cadeia (pois o homem foi o primeiro, comendo frutas) ele será um consumidor secundário. Já o tigre, é o terceiro, sendo considerado consumidor terciário.
3 – As Relações Ecológicas:
Estudar ecologia e as diversas relações ecológicas é crucial para entendermos como as ações humanas podem interferir no equilíbrio dos ecossistemas. Mas, às vezes você pode se complicar um pouquinho com todos os nomes estranhos que as relações entre os seres vivos recebem (mutualismo, protocooperação, inquilinismo…).Para não dar “branco” na hora da prova, é importante dar uma boa revisada neste assunto tão importante para o Enem!
Então revise com este super post (tem videoaula do professor Zé Rucker e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos) e arrase nas questões com as dicas do Resumão de Biologia para oEnem! Resumo de Ecologia aqui: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia/
Questão do Enem sobre as Relações Ecológicas:
(Enem – 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:
A) comensalismo.
B) inquilinismo.
C) cooperação.
D) predatismo.
E) mutualismo.
Resposta: d – Pois a fêmea devora um macho de espécie diferente para obter nutrientes.