Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão 2 de Biologia Enem

O Enem e o Vestibular estão aí! Revise aqui os principais conteúdos de Biologia! Vem com a gente nesta série com os principais conteúdos para você arrasar nas provas. Neste post você irá estudar sobre o núcleo celular, o DNA, RNA, transgênicos, células-tronco e clonagem!

O Enem e os vestibulares estão chegando e está na hora de você dar aquele gás nas revisões para deixar seus concorrentes para trás! Dando continuidade à nossa série de revisões de Biologia, vamos organizar neste post uma revisão sobre o núcleo celular, o DNA e atualidades relacionadas ao assunto. Vem com a gente! Vem arrasar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post: https://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/

1 – DNA e RNA

Biologia

Revise o DNA o RNA neste super post com videoaula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/

O DNA e o RNA são moléculas essenciais para os seres vivos: eles comandam as células, guardam informações genéticas e são peças-chave na manutenção das características de uma espécie. Além disso, DNA e RNA são figurinhas carimbadas nas provas do Enem, pois podemos relacionar este conteúdo a várias atualidades e tecnologia biológicas que vivem pipocando nas mídias, como os transgênicos e as células tronco. E, você que é aluno (a) dedicado(a), já sacou que o Enem adora cobrar questões que relacionem o conhecimento científico e o seu cotidiano, não é mesmo? Saca só essa questão do Enem 2011 envolvendo as características do DNA:

Que tal uma pausa na leitura para revisar o DNA e o RNA nessa videoaula especial do Curso Enem Gratuito? Prepare-se bem nessa revisão, pois temos um desafio para você depois do vídeo.

Desafio:

(Enem 2011) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momentofalar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, umano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombrade dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA,eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaramexperimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas paraavaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugeridopor Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as basesnitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentosrealizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

  1. A) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é

conservado.

  1. B) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cadauma das fitas.
  2. C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
  3. D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
  4. E) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

Resposta: C.

Resolução

2 – Cromatina, DNA e cromossomos.

Biologia

Revise cromatina e cromossomos neste post com videoaula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy-2/

Geralmente quando falamos do núcleo de uma célula logo nos lembramos do DNA. Porém, o DNA não é a única molécula do núcleo. Além disso, o DNA pode se encontrar em diferentes formas ao longo do ciclo celular. Você lembra o que são cromossomos e cromatina? Não? Então revise esse assunto, pois ele pode aparecer no Enem, como ocorreu na prova do ano de 2013:

(Enem 2013) Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê.A confirmação da paternidade foi obtida pelo examede DNA. O resultado do teste está esquematizado nafigura, em que cada casal apresenta um padrão comduas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai eoutra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.

Biologia

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?

A)1

B)2

C)3

D)4

E)5

Resposta: C.

3 – Transgênicos, células –tronco e clonagem

Biologia

Revise transgenia e clonagem neste post com videoaula do professor Paulo Jubilut e resumo elaborado pela professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-trangenico-clonagem/

Estão aí três conteúdos “queridinhos” do Enem e dos vestibulares! Utilizar os transgênicos, a clonagem e as células-tronco em uma questão é um ótimo ponto de partida para testar seus conhecimentos sobre DNA e núcleo celular. Além disso, joga um foco sobre atualidades científicas, coisa que o Enem adora cobrar. Então, conhecer estes conceitos é fundamental para se dar bem nas provas que estão chegando! Veja um exemplo do que pode aparecer no Enem:

(Enem – 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética” , uma bactéria chamada de Mycoplasmamycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasmacapricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creationof a BacterialCellControlledby a ChemicallysynthesizedGenome. Science. V.329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à

  1. A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.
  2. B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídeos.
  3. C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasmacapricolum para usa distribuição em ambientes naturais.
  4. D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis.
  5. E) capacidade da bactéria Mycoplasmacapricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.

Resposta: D.

Dica 2: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 3: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
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