Biologia Marinha: conheça mais sobre o curso e o mercado de trabalho

Antes de escolher sua profissão, pesquise e descubra como é a vida acadêmica e o mercado de trabalho para quem faz o curso de graduação em Biologia Marinha. Tire as suas dúvidas sobre essa profissão.

Você já parou  para imaginar a imensidão do planeta Terra? O número de idiomas, pessoas, culturas, culinária e costumes que temos por aí? É realmente bastante coisa, ainda mais quando não temos muitas milhas acumuladas viajando, tudo parece mais distante ainda.

Mas, falamos disso vendo apenas o que conhecemos por cima da terra, mas e ao redor dela? A superfície de água que o planeta possui é maior do que a dos continentes. Se as pessoas já se surpreendem com a variedade de ecossistemas em terra, quem dirá quantos mistérios ainda temos no fundo de mares e oceanos. E o estudo desses ecossistemas aquáticos tem um curso de graduação inteiro, conhecido como Biologia Marinha. O profissional formado é um especialista no estudo da vida no ambiente marinho.

Quem é o biólogo marinho?

A palavra biologia é uma junção de bio (vida) e logos (estudo), Ou seja, os biólogos focam no estudo da reprodução e desenvolvimento de todos os seres vivos. Já o biólogo marinho tem o estudo mais restrito para o ecossistema e as fases da vida marinha.

O foco do estudo muda de acordo com o trabalho que ele poderá desenvolver. Por exemplo, dependendo do projeto pode focar em tartarugas, baleias ou corais. O profissional da Biologia Marinha é o responsável por entender como os  habitantes das águas coexistem em um mesmo espaço, do que se alimentam, como vivem, como convivem, quais suas necessidades, como cada um colabora para seu ecossistema, entre outras questões.

Quem mandar bem em Redação no Enem? – Veja aqui como fazer um bom texto dissertativo-argumentativo rumo à nota 1000.

recomendações MEC - Guia de Profissões

O curso de graduação em Biologia Marinha

Como um curso da área de biológicas, existem disciplinas comuns, como: microbiologia, histologia, fisiologia, ecossistemas, biologia molecular, matemática, química, física, bioquímica, etc. Elas variam de acordo com cada instituição de ensino.

Já matérias mais específicas são: biologia pesqueira, aquicultura, zoologia de vertebrados e invertebrados, ecologia de ambientes bentônicos, biologia dos crustáceos, etc. Também variam de acordo com a instituição, já que algumas podem estar agrupadas em matérias mais abrangentes.

Para saber mais sobre a Biologia Marinha assista este vídeo produzido por alunos da Escola Professora Ruth Coutinho Sobreira:

Os cinco principais cursos de Biologia Marinha no Brasil são:

– Ciências biológicas – Biologia Marinha (UFRJ)
– Ciências biológicas – Biologia Marinha e Gerenciamento costeiro (UNESP)
– Ciências biológicas – Biologia Marinha e Costeira e Gestão ambiental (UFRGS)
– Ciências biológicas – Bacharel em Biologia Marinha (UFF)
– Ciências biológicas – Biologia Marinha (UNIVILLE)

Mercado de trabalho

A maioria dos biólogos marinhos trabalha com pesquisa em projetos ambientais, ou como consultores ambientais em empresas que atuam diretamente com o ambiente marinho. O principal mercado está no litoral brasileiro, mas há ainda possibilidades de trabalho em cidades e capitais em laboratórios, principalmente em faculdades e institutos de ensino, como pesquisador ou professor.

O salário médio de um recém-formado é em torno de R$ 2250,00, mas caso o profissional prossiga em seus estudos pode chegar até R$ 10 mil, com alguns anos de experiência.

Biologia Marinha

Perfil do profissional

O perfil pode variar bastante, dependendo de onde o profissional resolveu atuar. Se for em projetos, pode engatar campanhas de preservação de espécies, como o projeto Tamar. Caso prefira algo mais administrativo, há carreiras como consultor ambiental de empresas ou gestor de políticas pesqueiras, profissões que lidam mais com leis e proteção ambiental dos seres marinhos e sua preservação, como no caso da pesca.

Post elaborado por Vânia Susaki. Ela é blogueira, redatora e editora assistente. Formada em Letras pela USP atua no mercado de comunicação desde 2007. Trabalha com conteúdo e edição de textos diversos, em assuntos como: educação, moda, decoração etc. http://br.linkedin.com/in/vsusaki
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel