Bolsa do Ensino Médio vira dinheiro no bolso do estudante

Quem frequentar os três anos do Ensino Médio pode receber uma bolsa em dinheiro todo mês. E, se fizer o Enem, o prêmio aumenta ainda mais e pode sacar tudo. O Congresso Nacional já aprovou o projeto de Lei com a nova regra.

O foco das bolsas do Ensino Médio é dar condições de permanência nas escolas, melhorar a aprendizagem e reduzir a evasão escolar dos alunos. E vale também para os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Agora só falta a sanção presidencial para entrar em vigor no começo de 2024. Quem deu a ideia e criou o projeto original da Bolsa do Ensino Médio foi a deputada federal Tábata Amaral (PSD-SP). O Ministério da Educação complementou e a Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram.

Veja como receber a nova bolsa do Ensino Médio

Para ter acesso ao benefício criado é preciso estar inscrito no CadÚnico, e ter renda familiar mensal per capita de até R$ 218,00. Mas, para receber os pagamentos de cada mês e ter direito à poupança no final os alunos precisam cumprir quatro requisitos:

  • Comprovar matrícula regular;
  • Frequência mínima de 80%;
  • Conseguir aprovação nos anos letivos;
  • Participar das provas do Enem e do Saeb.

Se o estudante não chegar ao final do ciclo, a parcela da Bolsa do Ensino Médio acumulada na poupança será devolvida ao fundo federal.

Origem da Bolsa do Ensino Médio

Quando elaborou o projeto inicial a deputada Tábata Amaral disse que pensou na própria história de vida. Ela nasceu na periferia de São Paulo, e somente com apoio de professores e outros apoiadores é que conseguiu permanecer na escola e prosseguir nos estudos, mesmo sendo de uma família carente.

Ela conquistou prêmios ainda na Educação Básica, e depois ganhou uma bolsa de estudos para se formar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ela defende que a permanência do jovem na escola é uma questão que modifica pra melhor toda a educação brasileira.

Como se garantir no Ensino Médio

Uma boa dica para os alunos do Ensino Médio que vão se ligar nesta oportunidade é utilizar os recursos de aprendizagem do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito. Todos os conteúdos que fazem parte das matérias das três séries do Ensino Médio já estão organizados em Planos de Estudo.

As Trilhas de Aprendizagem foram organizadas para o Primeiro Ano, Segundo Ano, e Terceiro Ano. São Aulas em vídeo, Simulados, Mapas Mentais, Listas de Exercício e material didático em texto, imagens e infográficos com acesso llivre.

Curso Enem Gratuito

E, quando for a hora de estudar para o Exame Nacional do Ensino Mëdio, todos os alunos dos programas de Bolsa deste projeto terão acesso pleno ao Curso Enem Gratuito, que ainda tem Aulões, E-books e Séries Especiais que complementam o que foi estudado no Ensino Médio.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Encceja, Enem, Ensino Médio, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel