Carboidratos – Revisão de Biologia para o Enem e os Vestibulares

Os Carboidratos são as primeiras opções energéticas das células. Revise mais sobre o conteúdo com esta aula sobre os 'açúcares' para as questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares. Veja abaixo.

Revisão de Carboidratos  para o Enem. Você já sabe que os Carboidratos também são conhecidos por Glicídios, ou simplesmente ‘açúcares’. Não sabia? Então revise como Blog do Enem para chegar bem nas provas.

O Carboidrato é a primeira opção energética da célula. Todos os carboidratos são originados a partir da fotossíntese. Quimicamente os glicídios são compostos por um esqueleto de carbono ligado a muitas hidroxilas (OH) e aldeído (CHO) ou cetona (CO).  Mas, o cérebro pode ficar viciado nos açúcares. Confira a Classificação e as Propriedades dos Carboidratos.

Podemos chamar os carboidratos de poliálcoois. Se você quer fazer uma revisão do ‘ABC’ dos Carboidratos, veja uma aula de introdução antes de prosseguir. O cérebro ‘adora’ carboidratos. Entenda os motivos nesta revisão expressa sobre Carboidratos.carboidratos-call

Os carboidratos são classificados em 3 tipos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

1) Monossacarídeos – É o monômero, menor parte do açúcar. Não sofrem o sofrem, quebra pela água. Sua fórmula molecular é (CH2O)n, com n variando entre 3 e 7. Tipos de monossacarídeos:

  • Trioses – n= 3, C3H6O3      Tetroses – n= 4, C4H8O4         Pentoses – n= 5, C5H10O5  (Pentoses são açúcares com cinco Carbosos e que constituem os nucleotídeos)
  • Hexoses – n= 6, C6H12O6      Heptoses – n= 7, C7H14O7
  • Exemplos: Ribose constitui nucleotídeos de RNA e ATP; e, Desoxirribose constitui nucleotídeos de DNA.
  • aula_02_img01.jpg

– Hexoses:

Hexoses Possuem seis carbonos e podem ser unidos para a formação de carboidratos maiores, como oligossacarídeos e polissacarídeos. Exemplos de Hexoses:

  • Glicose – é a fonte de energia fundamental para a célula na respiração celular.
  • Frutose – presente em frutos e no mel, o fígado pode transformá-la em glicose.
  • Galactose – presente no leite, pode ser transformada em glicose pelo fígado.
  • aula_02_img02.jpg

 

2) Oligossacarídeos

É a união de dois a dez monossacarídeos. Todos os monossacarídeos são unidos por ligações glicosídicas, devido a um processo de desidratação. Podem sofrer processo de hidrólise, quebra em monossacarídeos. Tipos de oligossacarídeos: os dissacarídeos, resultado da união de dois monossacarídeos, são os mais importantes.

Maltose – união de duas moléculas de glicose. É encontrado no malte da cerveja e em cereais.

aula_02_img03.jpg

Sacarose – união de glicose com frutose. É encontrada principalmente na cana-de-açúcar e beterraba. O açúcar refinado é proveniente da sacarose.

aula_02_img04.jpg

aula_02_img05.jpg

Lactose – união de glicose com galactose. É encontrada no leite.A quebra da lactose é realizada por uma enzima chamada lactase, algumas pessoas não produzem essa enzima e acabam sendo intolerantes à lactose. A lactose acumula no organismo, gerando vômitos, náusea e diarreia.

aula_02_img06.jpg

3) Polissacarídeos

Um Polissacarídeo é o resultado da união de mil a seis mil monossacarídeos, geralmente glicose. Pode ter função estrutural, formando partes da célula ou organismo, ou de reserva energética. Exemplos: – Celulose – polissacarídeos estruturais de vegetais e algumas algas.

A Celulose não pode ser digerida por animais, uma vez que não possuem a enzima celulase que quebra a celulose. A ingestão de celulose, conhecida como fibra, estimula o tubo digestivo a eliminá-la, estimulando os movimentos intestinais. Em herbívoros ocorre uma associação entre esses animais e bactérias ou protozoários, que quebram a celulose para esses animais, estabelecendo uma relação de simbiose.aula_02_img07.jpg

– Quitina – polissacarídeo estrutural animal, presente em exoesqueleto de Artrópodos. Também compõem a parede celular de fungos.

aula_02_img08.jpg

– Amido – polissacarídeo de reserva em vegetais. Vegetais, como batata, mandioca, arroz, milho, trigo apresentam grandes quantidades de amido, por isso, engordam.aula_02_img09.jpg

– Glicogênio – polissacarídeo de reserva de animais e fungos. Pode conter até trinta mil moléculas de glicose unidas. Os músculos e fígado são os principais armazenadores de glicogênio.

– Peptideoglicano – é um polissacarídeo estrutural que compõe a parede celular de bactérias.aula_02_img20.jpg

Aula Gratuita

Saiba mais sobre Carboidratos com esta aula do Canal Curso Enem Gratuito, disponível no Youtube:

Dica 2 – Entenda qual a diferença entre o carboidrato bom e ruim, e como influenciam na sua alimentação.

DESAFIOS DO BLOG DO ENEM –  Veja se você consegue resolver as questões abaixo. Compartilhe as suas respostas e justifique na caixa de comentários. Quem ensina aprende e nunca esquece! Vamos lá. Resolva e compartilhe.

 Questão 1 – (UCS – RS)Em uma refeição composta por arroz, feijão, bife, verdura cozida, salada crua, suco de fruta e doce de sobremesa, não aproveitamos como nutriente a substância denominada:

a) sacarose.   b) frutose.   c) celulose.   d) aminoácido.   e) ácido ascórbico.

Questão 2

(ACAFE-SC) Complete as lacunas corretamente.

Os carboidratos que não sofrem hidrólise, de fórmula geral Cn(H2O), são denominados _______, como, por exemplo, a _______, e a associação de monossacarídeos origina os _______, como a _______.

a) Monossacarídeos, galactose, oligossacarídeos, lactose.

b) Monossacarídeos, lactose, oligossacarídeos, galactose.

c) Oligossacarídeos, lactose, monossacarídeos, galactose.

d) Oligossacarídeos, glicose, monossacarídeos, lactose.

e) Monossacarídeos, glicose, oligossacarídeos, galactose.

Dica 3 – Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Questão 3 – Óleos e gorduras são glicerídeos, um tipo de lipídio. Muitas sementes são oleaginosas (exemplo: soja), isto é, armazenam grande quantidade de óleo. Já as aves e os mamíferos armazenam gorduras no tecido adiposo, sob a pele.

a) Comente a importância da presença de óleo para o embrião das sementes oleaginosas.

b) Explique qual a vantagem adaptativa da camada gordurosa sob a pele apresentar-se especialmente desenvolvida em animais de clima frio, como os ursos polares.

Questão 4 – (ENEM 2008) Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.

aula_02_img19.jpg

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir.

I O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.

II Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.

III A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.

IV A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água. É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.     b) I e III.    c) II e III.     d) II e IV.     e) III e IV.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel