Entrei na faculdade, mas não sei se é a carreira que eu quero. E agora?

A sua dúvida é a mesma de muita gente. Muitos alunos trocam de curso, trancam, ou simplesmente abandonam os estudos por não saber se querem ‘de verdade’ seguir aquela carreira.

O Blog do Enem conversou com o psicólogo Alexandre Rangel, que atua na orientação de carreiras em São Paulo fazendo um trabalho de coaching, além de atender no consultório de psicologia. Veja as dicas para você sair desta encruzilhada.

O professor Rangel respondeu a esta questão de maneira direta, sem rodeios para você não perder tempo. Veja as Cinco Dicas para você encaminhar este problema e não trancar a sua vida. Dá sim para trocar de curso e acertar na carreira.dicas de carreira com Alexandre Rangel

1 – Se você está no começo do curso, antes de concluir a primeira metade, saia e parta para outra opção. Não vale a pena insistir em ficar naquilo que não bate com você;

2 – Se você já passou da metade do curso, não o abandone, pois você está perto de conquistar o diploma de nível superior. Mesmo se não for o curso dos seus sonhos, ter o diploma ajuda a entrar no mercado de trabalho.

Concluir o curso vale a pena para quem precisa ganhar dinheiro. Veja:

As pesquisas do IBGE mostram que as pessoas que concluem um curso superior, mesmo que não trabalhem na área da formação, ganham, em média, 147% a mais do que as pessoas que pararam de estudar e só têm o Certificado de Conclusão do Ensino Medio.

3- Outra boa dica vale para quem já concluiu o curso, mas que não tem afinidade com a formação. A sugestão do coach Alexandre Rangel é para que você não insista em trabalhar com o que não gosta. Você corre o risco de se transformar num profissional medíocre. Mais vale traçar outras metas profissionais e buscar um novo caminho.

4 – A quarta dica vale para quem está concluindo ou recém concluiu um curso que ‘não bateu’. A recomendação do professor Rangel é para que você não pare de estudar. Termine este curso e comece uma nova faculdade com uma escolha mais em sintonia com a carreira que você pensa para seu futuro.

5 – Trabalhar e estudar não faz mal à saúde. Então, se você  já concluiu um curso e quer fazer outro, a dica do professor Alexandre Rangel é você buscar um trabalho na área em que você pretende estudar.

Por exemplo, mesmo que você tenha feito Administração de Empresas, e pretenda fazer Biologia, Enfermagem ou Fisioterapia, a dica é que você procure já trabalhar em empresas relacionadas ao setor da Saúde. É lá que está a sua carreira.

Gostou das dicas de carreira do Alexandre Rangel? Tire suas dúvidas com ele:

Você pode fazer contato direto com ele para tirar dúvidas sobre Orientação de Carreira. Ele atua como psicólogo e coach para ajudar profissionais (e candidatos) a encontrar estratégias corretas de formação, comportamento e de treinamento para o sucesso no mundo das corporações. É autor do bestseller ‘O que podemos aprender com os gansos’. Escreva e pergunte para Alexandre Rangel no Facebook: https://www.facebook.com/rangelcoaching/

Bolsas de Estudo pela Nota do Enem

A dica extra do Blog do Enem é que você pode sim buscar realizar o sonho de fazer o curso que você quer. Além da Nota do Enem abrir as Portas do Sisu (vagas em universidades públicas), das Bolsas de Estudo do Prouni (vagas em universidades particulares), dos financiamentos estudantis pelo FIES, agora a sua nota pode também valer Bolsa de Estudos de até 75% do valor da mensalidade em mais de 800 faculdades. Veja aqui como fazer o seu cadastro gratuito:

Veja na imagem o formulário de inscrições

Agora, é com você. As possibilidades para você estudar e mudar a sua vida, para você construir o seu caminho estão aí. Só depende de você.