Como conciliar escola e estudos para o Enem?

Se você está no 3º ano do Ensino Médio, sabe que precisa entender como conciliar escola e estudos para o Enem. A boa notícia é que a professora e coordenadora pedagógica da Rede Enem preparou dicas fantásticas para te ajudar. Confira!

Nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a maioria dos estudantes voltam às aulas em todo o Brasil. A rotina muda com o compromisso de estudar para ter um bom ano letivo, concorda? Para aqueles que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, a responsabilidade é ainda maior. Afinal, como conciliar escola e estudos para o Enem?

Se este é o seu caso, pode deixar a preocupação de lado! Nós conversamos com a professora de Biologia e coordenadora pedagógica do Curso Enem Gratuito, Juliana Evelyn Santos, e ela tem dicas que vão ajudar – e muito! – na sua preparação. Continue lendo!

Como conciliar escola e estudos para o Enem: dicas e estratégias 

Para começar, Juliana ressalta que boa parte dos estudantes do Curso Enem Gratuito se encontram nessa situação: dar conta das tarefas da escola e também se preparar para o Enem

“Essas não são tarefas fáceis, especialmente porque cursar um ano letivo do Ensino Médio com bom aproveitamento vai muito além de apenas estar presente nas aulas. Exige também que o/a estudante estude para provas, realize trabalhos e deveres. Além disso, muitos/as estudantes nessa fase da vida estão envolvidos/as com outras atividades no ambiente escolar, como os grêmios escolares e comissões de formatura, ou outras atividades sociais, como o trabalho no contraturno.”

Você já sabe que não está sozinho nessa missão, certo? Então, acompanhe agora as dicas para saber como conciliar escola e estudos para o Enem.

Não deixe suas obrigações acumularem

A primeira dica da professora Juliana é: não deixe suas obrigações acumularem. O prazo do trabalho é para daqui a 20 dias? Ok. Mas, posso fazer agora? Se a resposta for sim, faça. 

Outra coisa importante é lembrar que, mesmo que você não tenha nenhuma tarefa a partir de uma aula, há um lema que não deve perder de vista: aula dada é aula estudada! Por isso, é importante que você reserve uma parte do seu dia para revisar a matéria vista em sala de aula. 

“Aqui, vale usar diferentes estratégias, dependendo do que você mais se adapte: ler o livro didático/apostila/anotações e fazer um mapa mental ou resumo; buscar complemento do que aprendeu com uma videoaula ou um texto na internet; ouvir um podcast. Enfim, independente do jeito que você vai revisar o que aprendeu, crie esse hábito, crie uma rotina de estudos.” 

Para Juliana, seguir essas estratégias, além de garantir a aprovação na escola, é um bom caminho andado para ter um ótimo aproveitamento no Enem. 

E, para complementar a sua preparação, também vale se programar para testar seus conhecimentos, com simulados e provas anteriores do exame. Assim, você consegue testar o que aprendeu e entender como é fazer uma prova longa, como é o caso do Enem.

Leia também: Como criar uma rotina de estudos.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Enem com o vídeo que preparamos sobre o exame!

Faça um cursinho online

Se você puder, é importante fazer um cursinho no ano em que vai prestar o Enem, como o Curso Enem Gratuito, que é online e não tem nenhum custo

“O Curso Enem Gratuito tem diferentes planos de estudo que você pode escolher de acordo com o seu tempo disponível para estudar. Outra vantagem é poder estudar de casa, sem ter que se deslocar de um lugar para o outro, diminuindo possíveis contratempos, gastos e também o seu cansaço.”

Aproveite que o Extensivo Enem Gratuito já vai começar! As inscrições estão abertas e o cronograma do plano tem início no dia 19 de fevereiro, com aulas que te acompanham até o mês de outubro. Ou seja, é uma preparação abrangente e bem completa para aproveitar até as vésperas do exame.

Como focar no Enem?

O Enem é uma prova que demanda preparo, dedicação e, acima de tudo, foco. A capacidade de se concentrar nos estudos de maneira eficiente é essencial para enfrentar esse desafio com mais tranquilidade e atingir o sucesso.

Para começar, Juliana avalia que uma dica muito importante para focar no exame é traçar alguns objetivos e sonhos para depois do Ensino Médio:

  • Você quer fazer uma faculdade? 
  • Qual instituição? 
  • Qual o curso? 
  • Ele é bastante concorrido? 
  • Você pode participar de alguma cota?
  • O que você vai precisar fazer para conquistar a sua vaga? 

Ter esses objetos delineados, mesmo que parcialmente, pode te ajudar a ter mais ânimo para se empenhar nos estudos. 

“Quando eu era vestibulanda, por exemplo, o meu sonho era estudar Biologia na UFSC, que na época era o 4º curso mais concorrido da universidade. Se passasse, eu seria uma das primeiras pessoas da minha família a acessar uma universidade. Isso me deu bastante foco, pois eu sabia que teria que estudar bastante para conseguir. Ainda que você não saiba exatamente qual curso quer, ter em mente que você precisa estudar para fazer uma prova já é um ótimo começo.”

Inspirador, concorda? Bem, com esse objetivo em mente, você precisa pôr as ações em prática para concretizar suas metas. Para isso, a professora traz algumas estratégias que podem ajudar:

Estabeleça metas realistas

É preciso muito preparo para o Enem. Mas, não adianta você planejar estudar 12 horas por dia! Isso provavelmente não vai acontecer. É muito difícil conseguir manter o foco em uma mesma atividade por tanto tempo e também não faz bem. Então, observe seu ritmo, planeje os seus estudos dentro das suas possibilidades.

Crie um cronograma de estudos 

Planeje o que vai estudar, quando e por quanto tempo. Além disso, distribua bem as disciplinas que vai revisar, evitando focar apenas no que tem dificuldade. É importante estudar também o que é mais fácil, aquilo em que você tem mais interesse. Estudar deve ser prazeroso também.

Elimine distrações

Identifique e elimine possíveis fontes de distração ao seu redor. Desligue as notificações do celular, redes sociais e outros dispositivos que podem interromper seu foco ou, simplesmente, deixe esses aparelhos longe de você. Se possível, escolha um ambiente de estudo tranquilo e organizado para minimizar distrações externas.

Faça pausas

Permita-se fazer pausas, durma bem – pelo menos 8h – e tenha tempos de descanso ao longo do dia. Você pode, por exemplo, usar o método Pomodoro, em que estuda por 25 minutos e descansa por 5. Isso vai te ajudar a voltar mais relaxado/a para o estudo. 

Além disso, programe descansos mais prolongados. Tire o fim de semana para dormir, sair com os amigos e com a família, colocar sua série favorita em dia. Por mais concorrido que seja o curso que você escolheu, estudar ininterruptamente não vai te ajudar, pelo contrário: nosso cérebro precisa de descanso para funcionar.

Tenha um estilo de vida saudável

Quando estamos estudando, às vezes acabamos nos envolvendo de tal forma que até esquecemos de comer ou ainda apelamos para comidas não muito saudáveis. Então, inclua na sua rotina esse cuidado. Alimente-se bem, durma e descanse, pratique exercícios quando puder.

Por fim, Juliana ressalta que cada pessoa está inserida em uma realidade específica, tem um estilo de estudo único, e é importante adaptar essas estratégias às suas necessidades individuais. 

“Não se compare com outras pessoas. Com determinação, organização e foco, você estará mais preparado para enfrentar o Enem e alcançar seus objetivos educacionais.”

O que fazer com as matérias em que você tem mais dificuldade?

Para entender, de fato, como conciliar escola e estudos para o Enem, a primeira coisa que você tem que lembrar é que o exame é composto de uma matriz extensa e que, por mais que estude, é quase impossível saber tudo! Por isso, seja gentil com você mesmo/a.

É claro que durante a sua preparação, é preciso buscar sempre melhorar. Para isso é importante entender seu ritmo e as formas de estudo que mais se ajustam à sua rotina e ao seu gosto, de modo que você esteja o mais confortável possível.

“Aqui no Curso Enem Gratuito, sempre pensamos as nossas aulas dentro de uma “trilha de aprendizado”. Nessa trilha, tentamos ajustar o conteúdo de forma que você entre em contato com diferentes formatos e, assim, aprenda melhor. Por exemplo: nossas aulas têm sempre uma aula escrita, uma videoaula e exercícios. Assim, você estuda uma linguagem escrita, vê uma videoaula que resume e dá ‘aquela cola’ para o conteúdo e, por fim, faz um exercício para testar seus conhecimentos. 

Juliana acredita que essa seja uma ótima maneira de aprender coisas em que temos mais dificuldade: nos expondo ao conteúdo de formas diversas. 

Além disso, ela destaca uma dica de ouro: teste o que você aprendeu. Sempre faça exercícios sobre o conteúdo. Assim é possível entender onde estão suas maiores dificuldades e, além disso, ver como as diferentes provas cobram cada disciplina no Enem.

E então, pronto para encarar o ano letivo e colocar em prática todas essas dicas de como conciliar escola e estudos para o Enem? Lembre-se de que nós estamos com você para fortalecer a sua preparação e torcemos para o seu sucesso. Boa sorte!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Dicas de Estudo, Dicas do Enem, Educação, Enem, Ensino Médio
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel