Convocação da lista de espera do Fies vai até o dia 18 de maio

A lista de espera do Fies já está chamando estudantes para preencher as vagas remanescentes. Saiba como conferir a convocação!

O Ministério da Educação (MEC) está convocando estudantes através da lista de espera do Fies, que começou em 21 de março e vai até o dia 18 de maio. Este ano, o programa oferece 112.168 vagas e aquelas que não forem preenchidas no primeiro semestre podem ser oferecidas novamente no segundo semestre.

Os prazos e procedimentos para a convocação da lista de espera foram definidos no edital do processo seletivo e podem ser encontrados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

De acordo com o edital, um candidato é pré-selecionado para a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil quando a vaga que já havia sido destinada para outro candidato em convocações anteriores volta para o sistema por não ter sido ocupada anteriormente. Isso permite que a mesma vaga seja oferecida para o próximo estudante, de acordo com a ordem de classificação.

Os motivos da não ocupação da vaga variam e ocorrem desde quando um pré-selecionado não consegue concluir quaisquer das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou até mesmo por perder o interesse.

Está se preparando para o Enem? Estude de graça com o Curso Enem Gratuito e aumente as suas chances de tirar uma boa nota para ingressar no ensino superior através dos programas do governo federal. 

Complementação da inscrição da lista de espera do Fies

Todos os candidatos inscritos no Fies, mas não pré-selecionados na chamada única, são automaticamente incluídos na lista de espera. 

O interessado na vaga deve acompanhar as convocações através da lista de espera na página do Fies, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Os convocados têm até três dias úteis, a contar do dia seguinte à data de divulgação de sua pré-seleção, para complementar sua inscrição para contratação do financiamento. Esse procedimento também é realizado exclusivamente na página do Fies.

Depois, o pré-selecionado tem até cinco dias, a contar do dia seguinte à data da complementação da inscrição, para apresentar sua documentação para validação na instituição para a qual foi pré-selecionado. 

Cada instituição de ensino superior possui uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), necessário para formalizar a contratação do financiamento.

O estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é realizada na agência bancária indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies.

Como estudar de forma mais econômica e sem recorrer a financiamentos?

Se você não quer recorrer ao Fies porque não deseja obter uma dívida com os seus estudos, há outras formas de ingressar no ensino superior com custos mais baixos e até mesmo zerados. É o caso das bolsas de estudos para instituições privadas. 

A Uniasselvi oferece bolsas de estudos para diversos cursos de graduação e pós para que você aperfeiçoe os seus conhecimentos. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel