Cronograma de estudos para o Enem: dicas para você se organizar

Como anda o seu cronograma de estudos para o Enem?

A edição de 2024 do exame está a caminho e ela é a sua principal porta de entrada para a vaga na faculdade. Para esta conquista tão esperada, é muito importante contar com um cronograma de estudos bem detalhado e organizado que facilite sua rotina.

Se você ainda está com dificuldades neste quesito, seus problemas acabaram! Preparamos uma lista com dicas para você se organizar e ter em mãos um plano de estudos completo para se dar bem no exame. Vamos lá?

Escolha seus objetivos

O que você pretende com seu plano de estudos? Quais são as áreas de maior dificuldade e que você precisa dar mais atenção?

Neste primeiro passo, defina sua meta de pontuação, as áreas que precisam ser lapidadas e as universidades ou cursos que você deseja conquistar.

Com seus objetivos definidos, você terá um caminho para direcionar seus esforços e tomar decisões estratégicas durante toda a sua preparação.

Defina o que precisa estudar

Definidos os objetivos, você agora deve buscar o conteúdo que deve estudar para guiar sua rotina de aprendizados para o Enem. 

Nossa dica é que você foque bastante naqueles temas e disciplinas que são de maior dificuldade, realizando simulados e testes do gênero.

Outra dica de ouro é revisitar os temas que já foram abordados nas últimas edições do Enem e o que mais costuma cair nas provas.

Para facilitar sua vida, trouxemos uma lista com um pouco do que você deve esperar do exame em cada matéria. Veja:

Para cada um destes temas, explore materiais didáticos confiáveis, apostilas, videoaulas e exercícios de qualidade para se aprofundar em cada conteúdo.

Crie um cronograma semanal

Organizar seu tempo de forma estratégica, criando um cronograma de estudos sob medida para sua rotina, também pode facilitar muito para que seus estudos sejam efetivos.

Pensando nisso, considere suas responsabilidades diárias, como escola, trabalho e outras atividades, e defina horários específicos e realistas para os estudos.

Divida o período de preparação em blocos de tempo, estabelecendo metas de estudo desafiadoras, mas alcançáveis, para cada um deles. Seja flexível e esteja pronto para fazer ajustes no seu cronograma ao longo dos meses que vêm pela frente e que antecedem o Enem.

Leia também: Como organizar a rotina de estudos no Ensino Médio?

Revise quantas vezes for preciso

A revisão é um dos melhores caminhos para você memorizar o que estudou.

Por isso, dedique tempo em seu cronograma para revisar o material estudado com frequência e constância. Ela ajuda a fixar o conteúdo na memória de longo prazo e garantir que você não se esqueça do que aprendeu.

Utilize técnicas de revisão eficazes, como resumos, mapas mentais e flashcards, para otimizar seu aprendizado e potencializar sua retenção de informações. Você também pode usar aplicativos que realizam essa tarefa de forma simples, como o app Anki, como já citamos anteriormente aqui no blog.

Cuide de você

De início, pode parecer estranho, mas o cuidado com si próprio faz toda a diferença no seu melhor aproveitamento dos estudos.

Isso porque, quando nosso corpo e nossa mente estão saudáveis e em equilíbrio, fica muito mais fácil absorver os aprendizados dos seus estudos para provas como o Enem. Por isso, é essencial que você mantenha uma alimentação saudável rica em frutas, legumes e verduras para fornecer energia ao seu cérebro. 

Sempre que possível, pratique exercícios físicos regularmente para liberar o estresse e melhorar a concentração.

E, claro, durma pelo menos sete/oito horas por noite para garantir que seu corpo e mente estejam descansados e energizados para os estudos. 

Pode ter certeza que, lá na frente, esses esforços irão fazer toda a diferença!

Estude com o Curso Enem Gratuito de acordo com o seu ritmo

E aí vai nossa última dica: com o Curso Enem Gratuito você tem quatro planos de estudo, podendo ser adaptados para o estilo de rotina que você deseja adotar para os estudos. São eles:

  • Extensivo: conteúdo mais extenso, com temas aprofundados, ideal para quem tem mais tempo para estudar;
  • Extensivo Correria: um plano mais leve e enxuto, ideal para quem leva uma vida corrida, mas quer se preparar durante todo o ano;
  • Semiextensivo: material completo com revisões das principais disciplinas do Enem e dicas de redação, para quem começa a estudar no meio do ano;
  • Intensivo: revisão rápida só com o que mais cai, indicado para quem tem pouco tempo.

A plataforma, que é 100% gratuita, oferece outros recursos importantes para potencializar a sua preparação para o exame, com séries e cursos especiais, simulados gratuitos, e-books, mapas mentais, reforço para o Ensino Médio e muito mais.

Aproveite para começar hoje mesmo clicando no botão abaixo e bons estudos!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Dicas de Estudo, Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel