Conheça o Anki, o app que facilita sua rotina de estudos para o Enem

Você já ouviu falar do app Anki? Se não, prepare-se para descobrir uma ferramenta que tem tudo para te ajudar a estudar para o Enem – e o melhor – totalmente grátis! 

Preparamos um conteúdo sobre como o Anki funciona e como você pode usá-lo para relembrar o que estudou e impulsionar seu aprendizado. Aproveite a leitura!

O que é o Anki e como funciona?

O Anki, palavra japonesa para “memorização”, é um aplicativo de memorização que utiliza a repetição espaçada para ajudar na retenção de informações. Ele é altamente versátil e pode ser utilizado para estudar diversos temas, inclusive seu plano de estudos para o Enem, desde vocabulário de idiomas até matérias como Química e Filosofia.

A essência do Anki está na sua abordagem baseada na ciência da memória. Ele utiliza o conceito de Active Recall Testing, onde você é desafiado a lembrar de uma informação antes de ver a resposta, fortalecendo assim sua memória. 

Além disso, o Anki utiliza o Sistema de Recuperação Espaçada, que revisa os assuntos em intervalos específicos para otimizar a retenção.

Leia também: O que é preciso para uma Redação Enem nota 1.000?

Como a revisão espaçada do Anki funciona?

Seus cartões foram criados? Então é hora de começar a estudar. O Anki organiza seus cartões em decks e utiliza a revisão espaçada para determinar quando você precisa revisá-los.

O processo de revisão no Anki é bem simples. Você pode estudar em qualquer lugar e a qualquer momento, tornando o aprendizado mais flexível e conveniente. O aplicativo mostra os cartões que precisam ser revisados diariamente, permitindo que você planeje sua rotina de estudos de acordo com suas necessidades.

Durante a revisão, o Anki utiliza a técnica de repetição espaçada para otimizar a retenção de informações. Cartões mais difíceis são revisados com mais frequência, enquanto aqueles que você domina são revisados com menos frequência. Isso garante que você foque seu tempo e energia nos conceitos que mais precisa revisar, maximizando seu aprendizado.

Faça você mesmo seu Anki com papel e caneta

A técnica de revisão espaçada, também conhecida como SRS (Spaced Repetition System), é uma abordagem eficaz para reter informações de forma mais duradoura. 

E olha só que legal! Essa técnica pode ser aplicada não apenas no Anki digital, mas também de forma manual, utilizando papel e caneta para sua rotina de estudos em casa

Você mesmo pode criar seus próprios cartões de revisão, escrevendo perguntas de um lado e as respostas do outro, seguindo o mesmo princípio de espaçamento entre as revisões. Ao revisar manualmente seus cartões, você fortalece a conexão entre o estímulo (a pergunta) e a resposta desejada, promovendo uma aprendizagem mais sólida e duradoura. 

Essa abordagem simples, porém eficaz, pode ser uma excelente alternativa para quem prefere métodos de estudo mais tradicionais ou deseja praticar a revisão espaçada em situações onde o acesso ao Anki digital não é possível.

Leve seus estudos para o Enem a outro nível

Viu que interessante? Organizar sua rotina de estudos para o Enem 2024 pode ser muito mais fácil utilizando o Anki. 

Experimente o Anki (baixe neste link) em sua rotina de estudos e descubra como ele pode transformar sua maneira de aprender.

E, claro, não se esqueça de acessar o nosso Curso Enem Gratuito, que tem tudo para te ajudar na preparação para o Enem! Assista o vídeo para entender como ele funciona e faça sua inscrição!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel