Dicas Enem – Confira alguns erros clássicos antes da prova

O Enem está chegando! Todo ano alguns estudantes escorregam em erros básicos antes da prova, confira nossas dicas e fique atento!

Nós sabemos que a essa altura seus olhos já estão lendo tudo na velocidade da luz, mas, calma. Esse post é justamente pra lhe segurar pelos ombros e dar aquela sacudida, pra lhe acordar e fazer enxergar os erros simples que vem acompanhando os estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio ao longo dos anos. Trazemos essas dicas do site http://veja.abril.com.br/educacao. Saca só os erros mais comuns antes da prova!

Estudar tudo na última hora 

É, meu amigo, revisar a matéria é diferente de abrir os livros pela primeira vez faltando dois dias para a prova. Seu cérebro simplesmente não vai aguentar. Sabe quando você começa a instalar programas pesados no computador, todos de uma vez só? Imagine a lentidão do mouse se movendo como se fosse você escrevendo. Essa de ficar sem dormir pra poder estudar também não é uma boa, além de parecer um zumbi, você só vai ficar cada vez mais ansioso.

Novos conteúdos na última semana

Se você não conseguiu estudar todos os assuntos que caem na prova, essa última semana não é o melhor momento pra aprender conteúdos novos, especialmente se forem complicados. O aprendizado é uma atividade de médio e longo prazo. Mantenha o seu ritmo de estudo ou tente fazer uma pequena revisão superficial.

Dica 1: Enem – Cronograma de estudos para a última semana – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-cronograma-ultima-semana/

Enem 2014

Descuidar com a saúde

Sim, sim, você está cansado de ouvir isso da sua mãe. Mas nós também não queremos que todo o seu tempo de estudo até agora tenha sido em vão. Já pensou ficar em casa no dia da prova por causa de uma dor de barriga?

Tente dormir no mínimo oito horas; prefira uma alimentação mais leve durante essa semana e, se a expressão “fazer exercícios” já lhe dá preguiça, tente sair para caminhar… Já ajuda até com a ansiedade! Ah, não tome café demais ou calmantes um dia antes da prova, ou no dia da prova. Nem “grog” nem “ligadaço”, um bom Enem é só no modo normal mesmo.

Nervosismo

Se cada tremor de aluno fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio gerasse energia, o Brasil teria uma sobrecarga nos dois dias de prova. Na hora que você encontrar a sua sala, sentar ao seu lugar, separar suas canetas e encarar sua prova virada pra baixo… Sim. Vai aparecer uma nuvem aí nos seus miolos, nublando a sua memória. Você vai pensar “Aaaah… fuuud**** esqueci tudo. Já era. Adeus mundo cruel”.

Mas então, lembre-se de fazer o seguinte: feche os olhos e respire fundo. De novo. E de novo. Em seguida é só pensar: É uma prova, o que eu souber eu respondo, o que eu não souber eu volto e leio com mais calma depois. Pronto. Com a calma de um monge, você começa a perceber que é mais fácil do que parece. Lembre-se de respirar. Sim, estar vivo é um dos requisitos para fazer o Enem.

Dica 2: Enem – Deu branco durante a prova? Veja aqui o que fazer! – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-deu-branco-o-que-fazer/

Os perdidos

Não adianta. A cena clássica que vai abrir as reportagens de TV sobre o primeiro dia de provas do Enem vai ser de alguém chorando do lado de fora do portão. Aproveite essa semana pra dar uma passada pelo seu local de prova. Já determine se você vai até o local de ônibus, carro, trem, metrô, bicicleta, a pé, etc. Calcule o tempo que você vai levar para chegar até lá. Independente de onde você more, pense que pode chover, pode haver trânsito lento, calcule isso também. Durma cedo, acorde cedo! Compre um daqueles relógios de pulso parecidos com o do Faustão, que ocupam metade do braço, mas NÃO PERCA A HORA DA PROVA.

Material

Você não estudou feito um camelo pra chegar no dia da prova e esquecer a Identidade, né? Além disso, você precisa levar uma caneta preta de tubo transparente. Pode levar mais de uma, caso essa falhe, mas tem que ser de tinta preta com o tubo transparente. Para saber certinho o que você pode levar para a prova do Enem, como um lanche, por exemplo, e o que não pode (eletrônicos), é só clicar na dica abaixo:

Dica 3 : Enem – Saiba o que você pode e o que não pode levar para o exame – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-o-que-levar/
Dica 4: Redação do Enem – Dicas e aulas gratuitas para uma super nota – https://blogdoenem.com.br/redacao-do-enem-2013-dicas/
Dica 5: Redação e Literatura no Enem: 5 filmes pra você ver antes da prova – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-filmes-pra-ver-antes-da-prova/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel