Editais do Sisu, ProUni e FIES 2023 já estão disponíveis

Editais do Sisu, ProUni e FIES 2023 foram publicados no final de janeiro. Alunos já podem consultar todo o cronograma e se preparar para os processos seletivos.

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no final de janeiro, os editais do Sisu, ProUni e FIES 2023. Atualmente, os três sistemas são os principais meios de ingresso na universidade, seja pública ou particular, no Brasil. Dessa forma, você já pode anotar todas as datas importantes de inscrição para garantir a sua tão sonhada vaga na faculdade! Neste post, você confere as principais informações e já pode começar a se preparar com as dicas dos editais do Sisu, ProUni e FIES 2023.

Editais do Sisu, ProUni e FIES: tudo o que você precisa saber

O primeiro processo seletivo será o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que acontece entre os dias 16 a 24 de fevereiro. O sistema oferece vagas em universidades e institutos públicos para estudantes que realizaram o Enem. Portanto, para participar do Sisu 2023 é necessário que o aluno tenha feito as provas do Enem em 2022, além de não ter zerado a redação e não ser treineiro.

Nesta edição, as regras permanecem as mesmas dos últimos anos. De acordo com o edital do Sisu 2023, cada participante poderá escolher duas opções de curso e universidade dentro do sistema.

Uma outra dúvida que sempre surge é com qual nota é possível participar do Sisu 2023. Apesar da confusão ser frequente, ela não procede, uma vez que não há uma nota mínima. A diferença de pontuações se dá pela procura pelos cursos e, portanto, você pode entrar em um curso com uma nota média de 300 pontos, por exemplo. Aqui no Blog do Enem você pode conferir todas as notas de corte do Sisu e averiguar as suas chances.

Apesar de não existir a nota mínima, algumas instituições podem optar por pontos de corte. Ou seja, para entrar em um curso de Medicina, é possível que uma universidade cobre o que o aluno tenha obtido pelo menos 500 pontos em uma das áreas de conhecimento. Sendo assim, é muito importante que você pesquise e entenda as particularidades do seu curso dentro do Sisu 2023. Note que essa é uma informação que não está expressa no edital do Sisu 2023, mas sim no Termo de Adesão ao Sisu de cada universidade.

Confira todo o cronograma do Sisu 2023

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
Resultado da 1ª chamada: 28 de fevereiro
Matrícula da 1ª chamada: 2 a 8 de março
Manifestação na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março

datas do Sisu 2023
Interface do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde serão feitas as inscrições do Sisu 2023.

Uma das dicas mais importantes em relação aos editais do Sisu, Prouni e FIES é sempre ler com calma o documento. Afinal, você pode ter alguma dúvida que facilmente será resolvida com uma leitura atenta. Por fim, as inscrições para participação do Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Prouni 2023

Logo em seguida teremos as inscrições do Prouni, em 28 de fevereiro. O Prouni tem como objetivo fornecer bolsas de estudo, de 50% ou 100% de desconto, em instituições privadas de ensino superior. Para participar do Prouni 2023, é necessário preencher os requisitos:

  • Ter participado da edição do Enem 2021 ou 2022;
  • Tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco áreas do conhecimento;
  • Obter nota acima de zero na prova de redação;
  • Não ser treineiro.

Quem pode participar do Prouni

Além disso, de acordo com o edital do Prouni 2023, é preciso preencher ao menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Estudado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Outro ponto muito importante do Prouni 2023 é em relação à renda do candidato. Essa informação é crucial para determinar se você poderá pleitear uma bolsa integral ou parcial de estudos. Veja o que diz o edital do Prouni:

O candidato poderá concorrer a bolsas integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. Se essa não for a sua realidade, poderá concorrer a bolsas parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos. Para saber como calcular a sua renda mensal, você pode assistir ao nosso vídeo especial:

Cronograma do Prouni 2023

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
Resultado da 1ª chamada: 7 de março
Comprovação das informações da 1ª chamada: 7 a 16 de março
Resultado da 2ª chamada: 21 de março

As inscrições são no mesmo site do Sisu, o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Editais do Sisu Prouni e Fies já estão disponíveis.
Interface do portal para inscrições no Prouni 2023.

FIES 2023

Por último, teremos o FIES 2023, a partir de 7 de março. O FIES tem como objetivo conceder financiamento a estudantes para cursos superiores em universidades particulares. Desde 2018, o sistema oferece financiamento em duas modalidades: a juros zero, para candidatos de baixa renda, e com juros escalado conforme a renda familiar do candidato.

Para participar do FIES 2023, é necessário que:

  • O candidato possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos;
  • Tenha participado do Enem a partir da edição de 2010;
  • Obtido média aritmética das notas nas 5 provas igual ou superior a 450 pontos;
  • Não ter zerado a prova de redação;
  • Não ter participado como treineiro.

Por fim, você pode conferir todas as universidades que concedem financiamento no site do FIES.

Cronograma do FIES 2023

Inscrições: 7 a 10 de março
Resultado da 1ª chamada: 14 de março
Comprovação das informações da 1ª chamada: 15 a 17 de março

Últimas dicas dos editais do Sisu, Prouni e FIES 2023

Depois de conferir todas as informações dos editais do Sisu, Prouni e FIES 2023, você com certeza estará preparado para participar dos processos! Mas, se ainda assim existe alguma dúvida, é possível conferir o nosso vídeo destrinchando cada detalhe desses sistemas:

Por fim, você também pode acompanhar as nossas redes sociais, sobretudo o Instagram do Blog do Enem, para estar sempre ligado nas principais novidades.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel