Candidatos ao Prouni 2022 poderão usar notas do Enem 2020 e 2021

Candidatos que prestaram o Enem 2020 também vão poder usar suas notas no Prouni 2022. Apertou mais na concorrência. Veja as notas de corte para calcular suas chances. As inscrições do Prouni 2022/2 vão de 1 a 4 de agosto.

Um decreto presidencial assinado em 18 de fevereiro autorizou candidatos que realizaram o Enem 2020 a se inscreverem no Prouni 2022. Dessa maneira, estudantes que prestaram uma das duas últimas edições do Enem (2020 e 2021) podem fazer suas inscrições para o Prouni.

Antes da publicação da medida, somente candidatos do Enem 2021 estavam aptos a utilizar suas notas no programa.

Enem 2020 no Prouni 2022

Para se candidatar a uma bolsa de estudos pelo Prouni, os estudantes poderão utilizar suas notas das últimas duas edições do Enem. Caso o candidato tenha feito ambas as edições, o sistema irá considerar a nota mais alta.

De acordo com o Ministério da Educação, a ampliação das inscrições para quem realizou a edição de 2020 do Enem foi realizada por conta das consequências da pandemia de Covid-19. Além disso, a medida tem o objetivo de aumentar o número de matrículas no ensino superior.

Como funciona o Prouni: entenda com o e-book gratuito

O Blog do Enem preparou um e-book exclusivo com todas as informações que você precisa para ser aprovado no Prouni! Você vai encontrar informações sobre o que é o Prouni, como fazer o cálculo da renda per capita, as melhores estratégias na hora da inscrição, como funciona a lista de espera e muito mais! Faça o download do E-book do Prouni aqui.

O Cálculo da Renda Per Capita

Só podem disputar as Bolsas Integrais do Prouni, com 100% do valor da mensalidade, os candidatos que cumprirem todos os requisitos do programa e tiverem renda familiar mensal Per Capita de até 1,5 salário mínimo.

Com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos por mês, os candidatos podem concorrer nas bolsas parciais, com 50% do valor da mensalidade. Faça agora na Simuladora de Renda Mensal Per Capita o cálculo da sua renda familiar. É simples:

Calculadora da Renda Per Capita

*Base de cálculo 2023

Cronograma do Prouni 2022/2

Confira o cronograma do Prouni 2022 do segundo semestre:

  • Inscrições: 1 a 4 de agosto
  • Resultado da 1ª chamada: 8 de agosto
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 8 a 17 de agosto
  • Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto
  • Inscrições na lista de espera: 5 e 6 de setembro
  • Divulgação da lista de espera: 9 de setembro
  • Comprovação de informações da lista de espera: 10 a 16 de setembro

Inscrições no Prouni 2022 do segundo semestre

Saiba quem pode participar do Prouni, quais são os tipos de bolsa e tudo o que você precisa saber antes da inscrição com o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Notas de corte do Prouni

A nota de corte é a menor nota que você precisa tirar para ficar entre os pré-selecionados. Durante o período de inscrição, o sistema do Prouni calcula todos os dias a nota de corte de cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Apesar de o monitoramento da nota de corte ser uma ótima estratégia para escolher qual curso você vai concorrer, ele não garante a pré-seleção para a bolsa ofertada.

Aqui no Blog nós temos uma lista completa das notas de corte da última edição do Prouni para você já começar seu planejamento!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel