É possível usar a nota do Enem para EAD? 

Você sabia que a sua nota no Enem também pode ser aproveitada para garantir o seu acesso a um curso superior a distância? Entenda as vantagens da modalidade.

Com os cursos semipresenciais e 100% online, o ensino superior se tornou mais acessível nos últimos anos. A mudança trouxe algumas dúvidas quanto à possibilidade de usar a nota do Enem para EAD ou se o exame está restrito aos cursos presenciais.

A dúvida é pertinente, já que o EAD é uma realidade em todo território nacional. A flexibilidade e os preços da modalidade criam oportunidades para que mais pessoas possam superar dificuldades e ingressar no ensino superior. 

Hoje, vamos explorar essa possibilidade e explicar como você pode se beneficiar, utilizando a nota do Enem para EAD. Além disso, temos a dica perfeita para estudar de graça e aumentar a chance de ter um bom desempenho nas provas. 

O que significa EAD? 

EAD é a sigla para “Educação a Distância”. Refere-se a um método de ensino em que os alunos têm acesso aos conteúdos educacionais e interagem com os professores e colegas de classe principalmente por meio de plataformas digitais. 

Nesse formato, as aulas, materiais de estudo, atividades e avaliações são realizados de forma remota, permitindo que os estudantes possam aprender em horários flexíveis e de qualquer localidade, sem a necessidade de estar fisicamente presentes em uma instituição educacional. 

A EAD tem se popularizado nos últimos anos devido à sua flexibilidade e acessibilidade, possibilitando que mais pessoas tenham a oportunidade de conquistar uma formação acadêmica.

Como utilizar a nota do Enem para EAD?

As instituições de ensino superior têm autonomia para organizar seus processos seletivos e escolher os alunos. Portanto, o caminho exato para se matricular varia entre as faculdades, que definem seus critérios conforme os objetivos, valores sociais, números de vagas, nota de corte, entre outros.

No caso da Uniasselvi, as formas de ingresso abrangem:

Enem para EAD

A Uniasselvi garante 30% de bolsa de estudos para estudantes que fizeram a prova do Enem nos últimos 5 anos. É possível aumentar o desconto conforme o seu desempenho no exame. Ou seja, quanto maior a nota, maior a bolsa

Encceja

Se você fez o Encceja nos últimos 5 anos, também pode conseguir matrícula gratuita e bolsa de 30% na Uniasselvi. 

Segunda graduação

Para quem já tem ensino superior completo, a Uniasselvi oferece bolsa de estudos para fazer o segundo curso de graduação, com matrícula é grátis e desconto de 30%. 

Concurso Você na Facul

A Uniasselvi possui um concurso exclusivo e online para selecionar e premiar as melhores redações com bolsas de estudos. São 10.000 bolsas de até 100%, com descontos de acordo com a pontuação na prova de redação. Se você apenas participar do concurso, já garante uma bolsa de, no mínimo, 20% de desconto para todo o curso.

Isso significa que você pode usar a nota do Enem para EAD e substituir o vestibular. Se o resultado da prova for considerado suficiente, não precisa se submeter a outra avaliação. 

A nota do Enem para EAD pode ser utilizada no Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos parciais e integrais para estudantes. Também é possível usar a nota do Enem para EAD em vagas para cursos semipresenciais e online.

Portanto, caso você preencha os requisitos do Prouni, também existe essa alternativa para iniciar seus estudos.

Quais são as vantagens do ensino a distância?

Após ser aprovado no vestibular para cursos a distância ou utilizar a nota do Enem para EAD, você terá acesso a uma série de benefícios oferecidos pelas faculdades a distância. 

O crescimento da modalidade no Brasil é reflexo dessas vantagens, que se adequam perfeitamente à realidade dos estudantes do país. 

Diploma valorizado pelo mercado

Em primeiro lugar, o diploma obtido por meio do ensino a distância tem o mesmo valor que o diploma do ensino presencial. O mercado de trabalho já utiliza amplamente a educação a distância em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Portanto, essa modalidade é reconhecida e valorizada pelos empregadores.

Preços mais acessíveis

Os cursos a distância possuem mensalidades mais acessíveis, uma vez que a digitalização reduz os gastos com infraestrutura física. Assim, é possível manter a mesma qualidade do ensino presencial e oferecer mensalidades mais baixas aos futuros graduados. 

A possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos através da utilização da nota do Enem para EAD torna o valor das mensalidades ainda mais baixos. 

Economia de tempo e dinheiro 

Ao estudar em casa, os alunos economizam tempo e dinheiro que seriam gastos em deslocamento até o campus universitário. 

Avaliação contínua

O modelo de avaliação é um pouco diferente, pois valoriza cada uma das contribuições do aluno. Além de estudar o conteúdo das disciplinas, são realizadas tarefas, exercícios, participação em fóruns, trabalhos e outras atividades, todas pontuadas. O estudante recebe feedbacks constantes sobre seu desempenho.

Autonomia e flexibilidade

O material didático fica disponível 24 horas por dia em uma plataforma virtual de aprendizagem. Essa plataforma pode ser acessada pela internet, assim como e-mails ou redes sociais, bastando ter um usuário e senha. Dessa forma, você pode montar seus próprios horários de estudo e estudar em praticamente qualquer lugar.

Variedade de cursos

A maioria dos cursos superiores pode ser realizada a distância. A Uniasselvi oferece mais de 160 cursos em diferentes áreas do conhecimento. 

Recentemente, foram lançadas mais quatro graduações na área de Tecnologia:

  • Tecnologia em Banco de Dados
  • Tecnologia em Design de Animação
  • Tecnologia em Design Gráfico
  • Tecnologia em Fotografia

Aprendizado autodirigido

O EAD incentiva o desenvolvimento da autonomia e autodisciplina nos estudantes. Eles têm a responsabilidade de gerenciar seu próprio tempo de estudo, acompanhar o progresso acadêmico e cumprir prazos. 

Essas habilidades são valorizadas no mercado de trabalho e podem ser transferidas para outras áreas da vida pessoal e profissional.

Conciliação com outras responsabilidades

Para aqueles que têm compromissos pessoais ou profissionais, o EAD oferece a oportunidade de conciliar os estudos com outras responsabilidades. 

Os alunos podem adaptar seus horários de estudo de acordo com suas necessidades, permitindo que trabalhem, cuidem da família ou tenham outras atividades enquanto se dedicam ao aprendizado.

Interação online

Embora as aulas não ocorram presencialmente, os estudantes têm a oportunidade de interagir com professores e colegas por meio de fóruns, chats, videoconferências e outras plataformas de comunicação online. Isso promove a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes do curso.

O Enem vem aí: como estudar? 

Agora que você já sabe que pode aproveitar a nota do Enem para EAD, é hora de conferir uma oportunidade de se preparar de graça para o exame. Afinal, o Exame Nacional do Ensino Médio já tem calendário definido: 

  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

O Curso Enem Gratuito é uma plataforma online e sem custos, que disponibiliza aulas, videoaulas, e-books e simulados elaborados a partir dos conteúdos que mais foram cobrados nos últimos 10 anos de aplicação do Enem. 

Ou seja, você vai aprender ou revisar aquilo que é importante de verdade para garantir uma boa nota!

As trilhas de aprendizado são organizadas em Planos de Estudos e você já pode começar a estudar com o Semiextensivo, que vai até o mês de outubro. 

Depois disso, ainda teremos o curso Intensivo, revisões e aulões especiais. 

Inscreva-se hoje mesmo e garanta uma boa nota no Enem, já que, como você viu ao longo do artigo de hoje, seu desempenho abre portas para o ensino superior! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel