Escala Gráfica – Resumo de Geografia para o Enem e o Vestibular

Revise seus conhecimentos sobre Escala Gráfica. Tire suas dúvidas sobre o que é uma Escala Maior e sobre o que é uma Escala Menor. As dicas são da professora Priscila Colturato para as questões de Geografia no Enem e nos Vestibulares.

Os mapas são representações gráficas reduzidas de uma área real. Isto você já sabe, certo? Isso porque, por exemplo, se eu quiser desenhar o mapa de uma cidade ela não caberia toda em uma folha de papel comum, no seu tamanho real.

Nós precisaríamos de muitos papéis emendados para produzir um desenho em tamanho real, não é mesmo? A solução então é reduzir a imagem de forma que consigamos encaixá-lo em um papel ou imagem. Para que as imagens tenham uma proporção exata com ‘o mundo real’ é preciso utilizar uma Escala Gráfica.

Este recurso permite que haja essa redução de uma maneira proporcional. E, para que exista uma linguagem que permita outras pessoas entenderem qual o tamanho real do que está sendo representado, é necessário se trabalhar com a escala gráfica.

Agora, pare um pouquinho e olhe bem esta imagem antes de continuar com a leitura da aula:Escala gráfica Nesta imagem acima a escala gráfica está indicando Um centímetro para vinte e cinco mil centímetros.

E, com a indicação da medida referenciada em metros: cada centímetro no papel corresponde a vinte e cinco mil centímetros, que por sua ver convertidos em metros, resulta em 250 metros no terreno indicado.

A escala indica a proporção em que um mapa foi traçado em relação ao objeto real (o mundo ou parte dele), ou seja, quantas vezes o tamanho verdadeiro teve de ser reduzido para poder ser representado no papel.

Veja no exemplo para não esquecer: quando se vê um mapa a escala 1:50.000, isso significa que o espaço representado (país, cidade, bairro, etc) foi reduzido de forma que 1 centímetro no mapa corresponda a 50 mil centímetros (ou 500 metros) do tamanho real daquele espaço. Nos mapas você sempre encontra a informação da ‘escala’ que foi utilizada como referência.

As formas de representar a escala em um mapa:

  • Escala numérica: informa em números quantas vezes o espaço real foi reduzido.
  • Veja esta representação 1:25.000 , e, agora pronuncie o que está escrito: Escala de um para vinte e cinco mil.  Ou seja, a Proporção é de uma unidade no mapa pra vinte e cinco mil unidades no mundo real.
  • Neste caso, o algarismo ‘um’ é o Numerador; e o número 25.000 é o Denominador
  • Quando ela não possui a indicação de medida (cm, m, km) entende-se que corresponde a cm. Lê-se um (cm) para vinte e cinco mil centímetros.

 

Escala gráfica:

Sob a forma de uma reta dividida em segmentos, cada qual com uma distância, que informa diretamente a correspondência entre as distâncias representadas e as reais da superfície cartografada temos uma Escala Gráfica.

A escala gráfica é muito útil para manter a proporção da imagem, pois assim , se eu precisar reduzir o tamanho da imagem, em uma impressão por exemplo, o tamanho da barra da escala gráfica também diminuirá junto com a imagem, dessa forma se mantém a informação e a proporção real.

Quanto ‘maior’ a escala, menos detalhes você vê no mapa:Observando essa imagem acima  você consegue ver as ruas, a ferrovia, e a identificar as principais edificações. A escala indicada é de 1: 10.000 (um para dez mil). Ou seja, um centímetro na planta corresponde a 10 mil centímetros, ou cem metros.

Mas, se nós modificássemos a escala para o dobro desta primeira proporção, colocando uma escala de 1: 20.000, a visualização já ficaria mais difícil para as edificações menores. E,  quanto maior for a razão aplicada,  em 1: 40.000, por exemplo, teríamos menos detalhes na visualização. Diz-se, nestes casos, que a escala ficou ‘menor’.

A escala varia de acordo com as finalidades do mapa e é definida antes de sua elaboração. Quando o objetivo é proporcionar uma visão geral de um grande espaço (como um país ou um continente), utiliza-se uma escala pequena.

Já para fornecer detalhes de um espaço geográfico de dimensões locais (como um bairro, uma praça, um parque), usa-se uma escala grande. Quando você visualiza melhor, diz-se que a escala é ‘maior

Faça um teste no seu Smartphone

Uma boa dica para você nunca mais esquecer esta aula sobre Escalas Gráficas é abrir um Google Maps no celular. Quando você dá um zoom no mapa, você aproxima e ao mesmo tempo amplia a imagem, e consegue ver mais detalhes. ‘Neste caso, é uma escala ‘maior’, com mais detalhes.

Mas, ao contrário, quando você ‘se afasta’ no Google Maps, os nomes das ruas começam a sumir e ficam apenas as avenidas principais. Você já reparou este fenômeno?  Neste caso, a escala ficou ‘menor’, e você enxerga menos detalhes.

Então, isto que ocorre no Google Maps é como ocorre nos mapas. É a mudança de Escala que lhe permite ver com mais detalhes ou com menos detalhes.

Podemos dizer então que:

Escala pequena ou MENOR= MENOS detalhe

Escala grande ou MAIOR = MAIOR detalhe

As escalas grandes são aquelas que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e , por isso, é possível obter mais detalhes dos elementos existentes. Por isso, são aquelas cujo o denominador (1:10.000) é menor.

As escalas pequenas são as que reduzem mais os espaços representados pelos mapas e possuem menos detalhes do elemento existente. Seu denominador é um número maior. (1:100.000).

Então podemos complementar e dizer que :

Maior o denominador = Menor a escala = Menos detalhe

Menor o denominador = Maior a escala = Mais detalhe

Fonte: https://pt.slideshare.net/uraeus/escala-geografica-x-cartografica-aula-3

 

Atenção: Aprenda isso!

Nas questões da sua prova eles poderão apresentar duas escalas numéricas diferentes, e perguntar qual é a escala maior e qual é a escola menor. Isso é fácil de confundir. Então, a dica da imagem acima facilita.

Dica do Blog do Enem – Este é um conteúdo que pode cair tanto para assuntos da Geografia quanto da Matémática. Fique ligado(a)!

Para fixar de uma vez por todas esse conteúdo, assista o vídeo que está a seguir e faça os exercícios.

Videoaula gratuita sobre escala cartográfica:

EXERCÍCIOS

Questão 1:

A escala é um dos atributos fundamentais de um mapa, pois estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada. Dessa maneira,

I. na escala numérica, a correspondência é indicada por meio de uma fração.
II. em um mapa com escala 1:50000, cada centímetro no papel corresponde a 5 mil centímetros no terreno.
III. na escala gráfica, a relação entre as distâncias reais e a área cartografada é indicada em uma linha graduada.
IV. em mapas urbanos representados em grande escala, as informações e os detalhes são mais precisos.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

Resposta: Afirmativa E

Questão 2

Considere dois mapas que representam a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com as seguintes escalas:

Mapa 01 (1:50.000);
Mapa 02 (1:500.000)

Pode-se afirmar verdadeiramente que:

a) em ambos os mapas há uma representação cartográfica com grande riqueza de detalhes;
b) os dois mapas possuem o mesmo tamanho;
c) o mapa 02 apresenta riqueza de detalhes por ter escala grande
d) o mapa 01 tem maior tamanho e representa com maior riqueza de detalhes a área da RMF

Resposta: Afirmativa D

Questão 3

Considere as duas escalas a seguir representadas:

Assinale a alternativa correta:

a) A escala A é do tipo gráfica e a escala B é do tipo numérica.
b) As duas escalas possuem as mesmas propriedades.
c) A escala B contém erros, pois deveria estar em centímetros.
d) A escala A também poderia ser representada com 1 : 1km.

Resposta:

a) Falso – A escala A é numérica e a escala B é gráfica
b) Falso – A escala B possui a vantagem de poder aumentar e diminuir junto ao mapa, enquanto a escala A teria de ser recalculada nesse caso, entre outras diferenças.
c) Falso – A escala gráfica pode estar em diferentes unidades de medidas, que devem sempre estar claramente apontadas.
d) Verdadeiro – Considerando que a escala numérica, quando não possui unidade de medida, está em centímetros, e que 100.000 cm equivale a 1 km, a escala A poderia ser representada com 1 : 1km

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.