Revise a estrutura da raiz – Biologia Enem

Você conhece as funções de uma raiz? E suas diferentes partes? Veja tudo sobre este assunto nesta aula de Biologia, garanta essa questão no Enem!

As raízes, em geral, são subterrâneas e aclorifiladas (sem clorofila). São órgãos vegetais que permitem a fixação da planta ao substrato. Além disso, as raízes são responsáveis pela absorção de sais minerais e água, necessários para a sobrevivência da planta. Externamente podemos observar uma série de estruturas comum às raízes, como os pelos absorventes e a coifa. Você conhece estas estruturas? Não? Então, vem com a gente e revise a estrutura externa das raízes para arrasar nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Sentido de crescimento das raízes: As raízes são órgãos que possuem geotropismo (crescimento em direção ao solo) positivo e fototropismo (crescimento em direção à luz) negativo. São geralmente subterrâneas, podendo em alguns casos serem aéreas, como no caso das epífitas, onde serão importantes para a fixação da planta aos seus suportes.

Coifa: A coifa é um órgão vegetal em forma de capuz situado na extremidade da raiz. Esta estrutura é originada de um tecido meristemático primário – o caliptrogênio. A função da coifa é proteger as células do meristema primário presentes na raiz de danos mecânicos causados, por exemplo, pela penetração da raiz no solo, e contra possíveis infecções de microrganismos e herbivoria. As camadas de células mais externas da coifa vão morrendo a medida que penetram no solo, descamando e sendo substituídas por outras. As células da coifa podem também produzir um polissacarídeo chamado de pectina. A pectina é hidrofílica e sua presença “puxa” água para a raiz e forma uma espécie de gel que envolve a coifa. Veja, na imagem a seguir, uma fotografia feita com microscópio óptico da ponta de uma raiz mostrando a coifa:

estrutura da raiz

Dica 1: Quer saber mais sobre os órgãos vegetais? Então revise também a estrutura das folhas! Veja este super post com videoaula do “Me salva” e dica da professora Juliana Evelyn dos Santos.

Região lisa: Logo acima da coifa há uma região da raiz chamada de região (ou zona) lisa.  Nessa região, as células se alongam e sofrem divisões mitóticas que provocam o crescimento da raiz. A região lisa pode também ser dividida em zona de multiplicação (logo acima da coifa), onde ocorrem as mitoses, e zona de alongamento (acima da zona de multiplicação), onde as células resultantes da multiplicação se alongam e crescem.

Região pilífera: Também chamada de zona pilífera, esta região possui uma grande quantidade de pelos absorventes, chamados de tricomas.  Esses pelos ajudam na absorção de água e sais minerais do substrato uma vez que aumentam a área de contato da raiz com o seu entorno. Além disso, é nesta região que as células jovens da raiz se diferenciam para formar seus diferentes tecidos. Por tal motivo essa região pode também ser chamada de zona de diferenciação.

Região suberosa: A região suberosa, também chamada de zona de ramificação,  é uma região mais velha das raízes. Sendo assim, suas células externas são cobertas de suberina, formando uma casca. Quando a raiz se ramifica, é nessa região que surgem as raízes secundárias.

estrutura da raiz

Dica 2: Revise também as partes do caule! Aprenda mais sobre os vegetais neste super post.

E aí, curtiu o resumo sobre a estrutura externa das raízes? Então, que tal ver uma videoaula para dar aquela fixada no conteúdo? Veja esta excelente videoaula do canal “O Kuadro”, do Youtube:

Gostou do vídeo? Muito bom! Agora que você já sabe tudo sobre as funções e estruturas das raízes, que tal testar seus conhecimentos?

(Uel) Num experimento, mergulharam-se em solução nutritiva as seguintes partes de quatro plantas intactas da mesma espécie:

I – toda a raiz
II – somente a zona suberosa da raiz
III – somente a zona pilífera da raiz
IV – somente a coifa da raiz

Espera-se que, após alguns dias, tenham sobrevivido SOMENTE as plantas

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Resposta: B

Dica 3: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.