A estrutura da raiz – resumo de botânica Enem

As raízes, em geral, são subterrâneas e aclorifiladas (sem clorofila). São órgãos vegetais que permitem a fixação da planta ao substrato. Além disso, as raízes são responsáveis pela absorção de sais minerais e água, necessários para a sobrevivência da planta.

Externamente podemos observar uma série de estruturas comum às raízes, como os pelos absorventes e a coifa. Você conhece estas estruturas? Não? Então, vem com a gente e revise a estrutura externa das raízes para arrasar nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Sentido de crescimento das raízes: As raízes são órgãos que possuem geotropismo (crescimento em direção ao solo) positivo e fototropismo (crescimento em direção à luz) negativo.

São geralmente subterrâneas, podendo em alguns casos serem aéreas, como no caso das epífitas, onde serão importantes para a fixação da planta aos seus suportes.

Introdução às Raízes

Confira agora com a professora de botânica Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo básico com a introdução às raízes.

Coifa:

A coifa é um órgão vegetal em forma de capuz situado na extremidade da raiz.

Esta estrutura é originada de um tecido meristemático primário – o caliptrogênio. A função da coifa é proteger as células do meristema primário presentes na raiz de danos mecânicos causados, por exemplo, pela penetração da raiz no solo, e contra possíveis infecções de microrganismos e herbivoria.

As camadas de células mais externas da coifa vão morrendo a medida que penetram no solo, descamando e sendo substituídas por outras. As células da coifa podem também produzir um polissacarídeo chamado de pectina.

A pectina é hidrofílica e sua presença “puxa” água para a raiz e forma uma espécie de gel que envolve a coifa. Veja, na imagem a seguir, uma fotografia feita com microscópio óptico da ponta de uma raiz mostrando a coifa:

estrutura da raiz

Dica 1: Quer saber mais sobre os órgãos vegetais? Então revise também a estrutura das folhas! Veja este super post com videoaula do “Me salva” e dica da professora Juliana Evelyn dos Santos.

Região lisa:

Logo acima da coifa há uma região da raiz chamada de região (ou zona) lisa.  Nessa região, as células se alongam e sofrem divisões mitóticas que provocam o crescimento da raiz.

A região lisa pode também ser dividida em zona de multiplicação (logo acima da coifa), onde ocorrem as mitoses, e zona de alongamento (acima da zona de multiplicação), onde as células resultantes da multiplicação se alongam e crescem.

Região pilífera:

Também chamada de zona pilífera, esta região possui uma grande quantidade de pelos absorventes, chamados de tricomas.  Esses pelos ajudam na absorção de água e sais minerais do substrato uma vez que aumentam a área de contato da raiz com o seu entorno.

Além disso, é nesta região que as células jovens da raiz se diferenciam para formar seus diferentes tecidos. Por tal motivo essa região pode também ser chamada de zona de diferenciação.

Região suberosa:

A região suberosa, também chamada de zona de ramificação,  é uma região mais velha das raízes. Sendo assim, suas células externas são cobertas de suberina, formando uma casca. Quando a raiz se ramifica, é nessa região que surgem as raízes secundárias.estrutura da raiz

Dica 2: Revise também as partes do caule! Aprenda mais sobre os vegetais neste super post e na aula gratuita.

E aí, curtiu o resumo sobre a estrutura externa das raízes?

Então, que tal ver uma videoaula para dar aquela fixada no conteúdo? Veja esta excelente videoaula do canal do Curso Enem Gratuito.

Gostou do vídeo? Muito bom! Agora que você já sabe tudo sobre as funções e estruturas das raízes, que tal testar seus conhecimentos?

Veja agora o Reino Vegetal

Exercícios sobre a raiz

(Uel) Num experimento, mergulharam-se em solução nutritiva as seguintes partes de quatro plantas intactas da mesma espécie:

I – toda a raiz
II – somente a zona suberosa da raiz
III – somente a zona pilífera da raiz
IV – somente a coifa da raiz

Espera-se que, após alguns dias, tenham sobrevivido SOMENTE as plantas

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Resposta: B

Dica 3: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel