Teste seus conhecimentos sobre associação de resistores com nossa lista de exercícios! São 10 questões do Enem com gabarito e um resumo para você revisar!
Elétrica é um assunto de Física que sempre tem várias questões no Enem. Por isso, trouxemos um resumo e uma lista de exercícios sobre associação de resistores. Relembre as diferenças entre as associações paralelas e em série, e teste seus conhecimentos!
Os resistores são condutores que possuem a finalidade de converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, de aproveitar o efeito Joule. Lâmpadas e aparelhos como o chuveiro elétrico e o ferro de passar, por exemplo, possuem resistores. Além disso, os fusíveis, utilizados para a proteção de circuitos e instalações, também são resistores.
Os aparelhos resistivos são formados por um fio metálico enrolado que é chamado de resistor. Quando o aparelho entra em funcionamento, a corrente elétrica no circuito faz o aquecimento ficar mais concentrado no resistor. Nas lâmpadas, por exemplo, o filamento atinge temperaturas acima de 2000ºC.
Nos circuitos, o resistor é representado por uma linha em zigue-zague ou por um retângulo:
Existem vários casos em que os resistores aparecem associados uns aos outros. É o que ocorre com os cordões de luzes natalinas, por exemplo, onde cada lâmpada é um resistor. Existem dois tipos de associação de resistores: em série e em paralelo. Também há casos de associação mista, em que os dois tipos aparecem num mesmo circuito.
Associação em série e em paralelo
A associação em série ocorre quando dois ou mais resistores estão interligados de modo a constituir um único trajeto condutor, ou seja, sem bifurcações. Dessa maneira, a corrente elétrica percorrida por eles tem a mesma intensidade. Já a voltagem se divide entre os resistores.
Na associação série, o cálculo do resistor equivalente (Req) é dado por:
Req = R1 + R2 + R3 + R4 … + Rn
A fim de entender melhor como funciona a associação em série, confira a videoaula do Curso Enem Gratuito:
Em contrapartida, a associação em paralelo ocorre quando dois ou mais resistores estão interligados de maneira que todos fiquem submetidos à mesma diferença de potencial. Nesse caso, a corrente elétrica se divide ao longo do circuito elétrico, por isso nem sempre é a mesma que passa por todos os resistores. Já a voltagem é a mesma para todos os resistores da associação.
O cálculo do resistor equivalente na associação em paralelo será dado por:
Antes de partir para os exercícios sobre associação de resistores, confira mais esta videoaula do professo Seco:
Exercícios sobre associação de resistores
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2021/1º Aplicação)
Um garoto precisa montar um circuito que acenda três lâmpadas de cores diferentes, uma de cada vez. Ele dispõe das lâmpadas, de fios, uma bateria e dois interruptores, como ilustrado, junto com seu símbolo de três pontos. Quando esse interruptor fecha AB, abre BC e vice-versa.
O garoto fez cinco circuitos elétricos usando os dois interruptores, mas apenas um satisfaz a sua necessidade. Esse circuito é representado por
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2020/1º Aplicação)
Um estudante tem uma fonte de tensão com corrente contínua que opera em tensão fixa de 12 V. Como precisa alimentar equipamentos que operam em tensões menores, ele emprega quatro resistores de 100 para construir um divisor de tensão. Obtém-se este divisor associando os resistores, como exibido na figura. Os aparelhos podem ser ligados entre os pontos A, B, C, D e E, dependendo da tensão especificada.
Ele tem um equipamento que opera em 9,0 V com uma resistência interna de 10.
Entre quais pontos do divisor de tensão esse equipamento deve ser ligado para funcionar corretamente e qual será o valor da intensidade da corrente nele estabelecida?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2020/2º Aplicação)
Um cordão de 200 pequenas lâmpadas é utilizado em árvores de Natal. Uma pessoa verifica que, ao retirar somente uma lâmpada de qualquer posição, outras nove não acendem mais, porém as demais 190 lâmpadas permanecem em pleno funcionamento. Com base nessa informação, ela tenta identificar a estrutura do circuito e a relação entre os valores das quantidades físicas envolvidas, entre as quais a razão entre as intensidades da corrente elétrica em uma das lâmpadas e da corrente elétrica total no cordão com as 200 lâmpadas ligadas.
O valor dessa razão é igual a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2018/1º Aplicação)
Muitos smartphones e tablets não precisam mais de teclas, uma vez que todos os comandos podem ser dados ao se pressionar a própria tela. Inicialmente essa tecnologia foi proporcionada por meio das telas resistivas, formadas basicamente por duas camadas de material condutor transparente que não se encostam até que alguém as pressione, modificando a resistência total do circuito de acordo com o ponto onde ocorre o toque. A imagem é uma simplificação do circuito formado pelas placas, em que A e B representam pontos onde o circuito pode ser fechado por meio do toque.
Qual é a resistência equivalente no circuito provocada por um toque que fecha o circuito no ponto A?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2017/1º Aplicação)
Durante a reforma da sua residência, um casal decidiu que seria prático poder acender a luz do quarto acionando um interruptor ao lado da porta e apagá-la com outro interruptor próximo à cama. Um eletrotécnico explicou que esse sistema usado para controlar uma lâmpada a partir de dois pontos é conhecido como circuito de interruptores paralelos.
Como deve ser feita a montagem do circuito da lâmpada no quarto desse casal?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2016/1º Aplicação)
Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos em circuitos desenhados no papel, com o uso de lápis e lapiseiras. Dependendo da espessura e do comprimento das linhas desenhadas, é possível determinar a resistência elétrica de cada traçado produzido. No esquema foram utilizados três tipos de lápis diferentes (2H, HB e 6B) para efetuar três traçados distintos.
Munido dessas informações, um estudante pegou uma folha de papel e fez o desenho de um sorvete de casquinha utilizando-se desses traçados. Os valores encontrados nesse experimento, para as resistências elétricas (R), medidas com o auxílio de um ohmímetro ligado nas extremidades das resistências, são mostrados na figura. Verificou-se que os resistores obedeciam à Lei de Ohm.
Na sequência, conectou o ohmímetro nos terminais A e B do desenho e, em seguida, conectou-o nos terminais B e C, anotando as leituras RAB e RBC, respectivamente. Ao estabelecer a razão , qual resultado o estudante obteve?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2013/2º Aplicação)
Um grupo de amigos foi passar o fim de semana em um acampamento rural, onde não há eletricidade. Uma pessoa levou um gerador a diesel e outra levou duas lâmpadas, diferentes fios e bocais. Perto do anoitecer, iniciaram a instalação e verificaram que as lâmpadas eram de 60 W – 110 V e o gerador produzia uma tensão de 220 V.
Para que as duas lâmpadas possam funcionar de acordo com suas especificações e o circuito tenha menor perda possível, a estrutura do circuito elétrico deverá ser de dois bocais ligados em
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC Campinas SP/2021/Janeiro)
Energia solar já é capaz de abastecer 1,2 milhão de casas no Brasil
A chamada geração distribuída, categoria que compreende todo tipo de geração de energia em pequena escala próxima da unidade consumidora, atingiu a marca de 3GW no Brasil, energia suficiente para abastecer mais de 1,2 milhão de residências. A geração solar responde por 99,8% do total.
O número de instalações de sistemas de geração fotovoltaica, em residências e empresas, chegou a 300 mil. O montante representa investimentos superiores a 14 bilhões de reais, desde 2012. Apesar do avanço, a geração solar no Brasil ainda é tímida, em comparação com outros países. Atualmente, essa fonte representa menos de 1% da matriz elétrica nacional.
O Brasil possui uma matriz elétrica majoritariamente renovável. As usinas hidrelétricas respondem por 70% do total. O petróleo e o carvão são pouco utilizados para gerar eletricidade e, somadas, suas participações na matriz elétrica não chegam a 5%. A eólica, por sua vez, foi responsável por 10,7% da energia gerada no País, no ano passado.
A tabela mostra os valores da diferença de potencial U e da intensidade máxima da corrente elétrica I que alguns modelos de placas fotovoltaicas fornecem ao circuito em que são ligadas.
Uma pessoa pretende utilizar uma dessas placas para fornecer energia elétrica a uma lâmpada que funciona sob diferença de potencial de 12 V e que, nessa condição, apresenta resistência elétrica igual a 30, montando um circuito como o mostrado na figura abaixo.
Para que a lâmpada funcione sob suas condições normais, a pessoa pode utilizar
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UECE/2020/2ª Fase)
Um enfeite para festas natalinas foi construído com 100 lâmpadas LED (light emitting diode) dispostas ao longo de uma linha, com as lâmpadas eletricamente associadas. Apesar de o fabricante afirmar que as lâmpadas têm 100% de garantia de não apresentarem defeito, uma delas veio, de fábrica, com seus circuitos internos interrompidos. Dessa forma, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Acafe SC/2020/Janeiro)
É muito comum encontrarem-se torres de tomadas em clínicas e consultórios para que os clientes possam carregar celulares, notebooks e outros equipamentos eletrônicos, enquanto esperam serem atendidos. A torre pode conter várias tomadas e, mesmo que todas estejam ocupadas, funcionam da mesma forma. Isto significa que um equipamento ligado a uma tomada não influencia no funcionamento de outra tomada.
Com base no exposto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Todas as tomadas fornecem a mesma corrente elétrica.
( ) Todas as tomadas estão ligadas em paralelo.
( ) Todas as tomadas fornecem a mesma diferença de potencial.
( ) Pode-se utilizar um amperímetro para medir a tensão fornecida pelas tomadas.
( ) Quanto maior a potência do aparelho ligado à tomada maior é a diferença de potencial liberada pela tomada.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.