Exercícios sobre coesão textual

A coesão é o que garante que as partes de um texto estabeleçam conexões entre si. Responda a 10 exercícios sobre o assunto para testar seus conhecimentos!

A coesão é um conjunto de elementos que estabelecem conexões de léxico e de sentido em um texto. Escrever um texto coeso é fundamental na redação do Enem. Além disso, é importante saber identificar elementos de coesão para responder às questões da prova de Linguagens. Portanto, confira o resumo e a lista de exercícios sobre coesão textual!

Resumo sobre coesão textual

Coesão é a propriedade de se organizar um texto de modo a garantir a progressão do raciocínio e sua objetividade. Assim, um texto coeso evita repetições, frases muito longas e acrescenta uma informação nova referente ao tema a cada parágrafo. Isso faz com que a produção seja também coerente, isto é, com que tenha progressão argumentativa.

Os elementos que garantem a coesão textual são chamados de elementos coesivos. Os principais são os conectores e a correlação dos verbos.

Os conectores são palavras que fazem a conexão lógica entre as frases. Esses elementos coesivos podem ser conjunções, preposições e advérbios. Cada tipo de conectivo fornece um sentido diferente à frase, podendo ser de adição, contradição, conclusão, modo, etc.

Sendo assim, você só pode usar os conectivos que se relacionem exatamente com o sentido do que quer dizer. Começar uma conclusão com “contudo”, por exemplo, é um problema, pois a ideia do último parágrafo é concluir o que foi dito antes e não contradizer.

correlação dos verbos, por sua vez, trata da correta utilização dos tempos verbais. O objetivo da utilização deste elemento coesivo é garantir a coesão temporal, ordenando os acontecimentos numa sequência lógica e linear.

Tipos de coesão

Existem dois tipos de coesão textual: a referencial e a sequencial. A coesão referencial tem a função de retomar ou antecipar tópicos já abordados no texto. Ela pode ser feita com a utilização de pronomes ou de advérbios.

Também podemos classificar a coesão referencial como anáfora ou catáfora. A anáfora ocorre quando se faz referência a um elemento que já foi citado. Já a catáfora é quando se antecipa um componente textual que ainda não foi mencionado.

Enquanto isso, a coesão sequencial é o que garante a progressão do elementos do texto, estabelecendo uma continuidade ao que está sendo escrito. A fim de construir esse tipo de coesão, utilizamos, principalmente, conjunções, preposições, locuções prepositivas e pronomes relativos.

Exercícios sobre coesão textual

Vídeo sobre coesão

Antes de partir para os exercícios sobre coesão textual, confira a videoaula do canal do Curso Enem Gratuito:

Exercícios sobre coesão

Por fim, resolva as questões que já caíram no Enem e em vestibulares:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Sem categoria, Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.