Geologia no Enem – A Estrutura e a Composição da Terra

Apostilas gratuitas, exercícios e gabaritos de Geografia Enem para você revisar. Veja neste post o que mais cai em Geologia! Confira abaixo.

Geologia é o estudo  da origem, composição e estrutura da Terra. Estamos falando aqui do estudo das rochas, da composição delas e da disposição delas na crosta terrestre, e também dos agentes de formação e de transformação que atuam neste processo. No Enem é assunto dentro da Geografia. Veja.

Você estava aí estudando, com a cabeça apoiada em uma das mãos e com a caneta quase escorregando entre seus dedos, devido ao sono… Quando de repente, um gigante apareceu ao longe. Formado por milhões de letras de ferro entrelaçadas que se fundiam e repetiam a palavra Geografia Enem, tilintando em um som metálico ao menor movimento.

A cada passo que ele dava, você sentia o chão tremer: Terremotos, Maremotos, Erupções vulcânicas, Tsunamis e outros fenômenos da natureza são estudados na Geologia estavam ameaçando você ao mesmo tempo!

Neste seu pesadelo o solo ao seu redor ia se abrindo por largas rachaduras, o céu cada vez mais tenebroso,  e, antes que pudesse se segurar em alguma coisa, suas pernas foram tragadas por uma das fendas no chão. Você sentiu o calor se aproximando, e lembrou que pelo menos o Gollum tinha um anel ao cair num mar de lava. Mas, você estava apenas com uma simples caneta entre os dedos… Mas daí…

Você acordou num pulo! Ufa, lavou o rosto, descolou a folha de papel da testa e limpou a baba do queixo antes de continuar os estudos de Geografia Enem.

Aproveitando os elementos do seu sonho bizarro, que tal dar uma espreguiçada e revisar o seu conhecimento sobre Geologia? Na Geologia estão, por exemplo, a mineração, a prospecção de petróleo e gás, etc.

Separamos duas apostilas de Geologia para você ler online:

Clique ao lado para ler online – Apostila Geologia 1*
Clique ao lado para ler online – Apostila Geologia 2**

Fonte: *http://victaoml.files.wordpress.com, ** http://www.ufjf.br
enem geografia
 

E temos também mais duas apostilas com exercícios e gabarito, essas você pode baixar:

Clique ao lado para baixar: Apostila Geografia com exercícios 1
Clique ao lado para baixar: Gabarito – Apostila Geografia com exercícios 1
Clique ao lado para baixar: Apostila Geografia com exercício 2
Clique ao lado para baixar: Gabarito – Apostila Geografia com exercício 2*

Fonte: *Apostilas disponíveis em http://cienciashumanas-cm.blogspot.com.br
 
 Dica 1: Geografia Enem – Aulas e apostilas grátis com o Só Geografia – https://blogdoenem.com.br/enem-aulas-gratis-so-geografia/
 Dica 2: Geografia Enem: Apostila Gratuita com 7 aulas de revisão e testes – https://blogdoenem.com.br/geografia-enem-apostila-gratuita/

 

Dica 3: Enem – Estude com o plano de revisão de três semanas! – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-plano-revisao-tres-semanas/

E pra ajudar a sua memória a resgatar tudo que já aprendeu sobre Geologia, se liga nas videoaulas que separamos pra você, ministradas pelo professor Carrieri!

 

Ufa! Agora você está livre dos pesadelos sobre Geologia e prontinho para descansar antes de partir para a revisão de outra matéria! Risque mais um dia do calendário, que a prova do Enem está chegando!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel