Não erre no uso do gerúndio em inglês – Cai no vestibular e no Enem

Gerúndio designa um ação no exato momento, mas você sabia que este tempo verbal também pode ser usado para designar um fato no futuro? Achou estranho? Não perca essas dicas para você não errar no uso do gerúndio na prova de inglês no vestibular ou Enem. Confira abaixo.

O gerúndio é o tempo verbal que trata daquilo que está acontecendo no momento. Por exemplo, uma frase como “Eu estou escrevendo agora”, ao ser traduzida para o inglês ficará: “I am writing now”.

Para compor esse tempo verbal no idioma inglês acrescenta-se [ing] ao verbo. No caso anterior pegou-se o verbo to write e depois acrescentou o [ing], assim, tornou-se writing.

Por ter essa característica de designar ações que estão ocorrendo no momento da fala, as frases em gerúndio no inglês geralmente vêm acompanhadas de um adjunto adverbial indicando esse tempo. Confira abaixo alguns exemplos de frases em inglês no gerúndio.

Eu estou lendo agora. = I am reading now.
Ele está estudando no momento. = He is studying in the moment.
Eles estão conversando neste instante. = They are talking at present.

Não erre na hora de usar o gerúndio em inglês

Dica 1: Na língua portuguesa é muito comum o uso do gerúndio. Confira aqui quando este tempo verbal deve ser evitado em português: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-gerundio/

Conjugando o gerúndio – Como já mencionado, o gerúndio é formado quando se acrescenta[ ing] ao verbo. Mas lembre-se, o verbo no gerúndio deve vir acompanhado do verbo to be, que varia de acordo com o sujeito. Veja na tabela o uso incorreto e o uso correto:

Uso incorreto x Uso correto do gerúndio em inglês
Está incorreto dizer assim:
A forma correta pede necessariamente o verbo To be:
I speaking now. I am speaking now.
He dancing right now. He is dancing right now.
We working today. We are working today.

Quando o gerúndio fala do futuro – Essa forma verbal em inglês pode também se referir ao futuro. Essa revelação costuma causar alguma dúvida nos alunos. Confira as dicas para você entender quando o emprego do gerúndio no futuro é aceito.
Por exemplo, a frase: I am working tomorrow. Esta frase está absolutamente correta. Mas por quê? – Para que possamos utilizar o gerúndio no futuro é necessário que estejamos falando acerca de uma ação que irá acontecer com toda a certeza.

Por exemplo, se você trabalha em algum lugar, é esperado que você apareça para trabalhar todos os dias. Se você vai trabalhar amanhã, é correto dizer: I am working tomorrow.

Vejamos mais alguns exemplos que tratam do futuro sempre com a ideia de certeza da pratica da ação futura:

I am studying this weekend. = Eu vou estudar nesse fim de semana.
I am watching a movie tonight. = Eu vou assistir um filme hoje à noite.
She is getting the job tomorrow.  = Ela vai conseguir o emprego amanhã.

Para você entender no contexto, uma pessoa pergunta à outra se ela gostaria de ir a praia amanhã e ela responde: Sorry, I can’t. I am working tomorrow (Desculpa, não posso. Amanhã estou trabalhando).

Dica 2: Redação sempre conta muito na hora da prova. Veja aqui uma redação premiada para se inspirar para a sua prova: https://blogdoenem.com.br/concurso-redacao-enem-resultado-1/

Para perguntas – Para formar uma pergunta, o verbo To Be é trazido para o início da frase. Veja nestes  dois exemplos: She is reading right now. (Ela está lendo agora.) Is she reading right now? (Ela está lendo agora?)

Também é possível fazer perguntas sobre o futuro utilizando o gerúndio. Nestes casos, a pessoa que fizer o questionamento tem alguma certeza de que aquilo vai acontecer. Pode parecer contraditório, mas na língua inglesa é bem comum.

Veja alguns exemplos:

Você vai trabalhar amanhã? = Are you working tomorrow?
Ela vai viajar pela manhã? = Is she traveling in the morning?
A questão aqui é que quem faz a pergunta já espera um tipo de resposta de acordo com o que ela imagina.

Revise! É sempre bom contar com os vídeos do Curso Enem Grauito, do Youtube, para auxiliar na fixação do conteúdo. Experimente e assista!

Post elaborado por Victor Barreto. Ele  se formou em jornalismo. Reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Ingles, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel