Conheça as funções da partícula SE: resumo de Gramática

A Partícula Se pode assumir inúmeras funções na nossa língua e na gramática. Fique por dentro para se garantir nas questões de Interpretação de Textos e também na Redação.

Partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, pronome reflexivo e conjunção subordinativa. Essas são algumas das funções da partícula Se.

Como nem sempre os alunos têm facilidade para classificá-lo, o Se é alvo dos vestibulares e concursos. Você que vai prestar vestibular ou fazer o Enem fique esperto. Aqui no Blog do Enem estamos sempre postando conteúdos relevantes que com frequentemente são solicitados nas questões que envolvem gramática e para uma boa redação.

Vamos revisar de maneira pratica e objetiva cada caso do Se. Separamos exemplos encontrados no site Brasil Escola, retirados do link: http://www.brasilescola.com/gramatica/funcoes-particula-se.htm .

Primeiro vamos aos exemplos em que a partícula Se funciona como conjunção:
a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Como no exemplo: Quero saber se ela virá à festa.
b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Veja: Deixe um recado se você não me encontrar.

E agora os casos que a partícula Se funciona como um pronome:
a) Pronome reflexivo: funciona como objeto direto, objeto indireto e sujeito do infinitivo. Como podemos ver em: A criança machucou-se. (objeto direto)
b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los. Veja o exemplo: Contaram-se histórias estranhas.
c) Índice de indeterminação do sujeito: quando se liga a verbos preposicionados com o papel de indeterminar o sujeito, como no exemplo: Discorda-se do fato.
d) Partícula expletiva: não desempenha nenhuma função sintática ao se associar a verbos. Confira na frase: Ele acabou de sentar-se.
e) Partícula integrante do verbo: ligada a verbos pronominais.
Exemplo: Ela não cansa de queixar-se.

O professor Devid Xavier, do portal Educa On, dá dicas de como analisar a partícula Se nas questões de concursos, veja:

Ficou fácil identificar as diferentes funções da partícula Se? Continue visitando o Blog do Enem. Atualizamos todos os dias para te acompanhar nessa maratona de estudos para o Enem e vestibulares.

Dica 1: Redação – Saiba como usar a Vírgula corretamente nesta Aula Grátis:  https://blogdoenem.com.br/redacao-virgula-aula-gratis/
Dica 2: Literatura: Revisão sobre a vida e a obra de Machado de Assis: https://blogdoenem.com.br/literatura-revisao-machado-de-assis/
Dica 3: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis: https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/

Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

Amanda Enem Gramática

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel