A Gramática dos Verbos Impessoais: resumo Enem de Linguagem

Uma boa revisão sobre os Verbos Impessoais lhe ajuda nas provas do Colégio, nos vestibulares e no Enem também. Veja no resumo gratuito de Português para mandar bem

Uma boa revisão no conteúdo sobre os Verbos Impessoais ajuda você nas provas do Colégio, nos vestibulares e no Enem. Após revisar, resolva os exercícios para fixar bem o conteúdo!

Você já deduziu que os Verbos Impessoais são aqueles que não possuem um sujeito, certo? Isto está claro já na identificação: os Verbos Impessoais. Mas a grande questão que reúne a dificuldade de uma boa parte dos alunos é ‘como identificá-los’?

– Quais são os verbos têm esse comportamento ‘impessoal’? No canal do youtube da professora Panmela Suelen tem um vídeo que explica objetivamente o tema dos Verbos Impessoais. O vídeo começa com uma frase óbvia, e que ajuda você a aprender: Verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito.

Por exemplo, os verbos que tratam os fenômenos naturais: Choveu durante a madrugada, por exemplo. Assista aqui ao vídeo didático da Panmela:

Dica 1: Gramática: Conheça melhor as funções da partícula Se: https://blogdoenem.com.br/gramatica-particula-se/

Outra oportunidade para uma aprendizagem bem direta sobre os Verbos Impessoais está no portal Folha Online. O conteúdo foi elaborado pelo professor Dílson Catarino, e está focado para quem vai prestar vestibular ou Enem. No final do post você encontra também um link para exercícios sobre os Verbos Impessoais.

Verbos Impessoais: São aqueles que não possuem sujeito. Por isso, eles não têm com quem concordar, ficando, então, obrigatoriamente, na terceira pessoa do singular, com exceção do verbo SER. Confira os exemplos:

a) Verbos Impessoais que denotam fenômenos da natureza
Exemplos: Choveu ontem à tarde. Geia sempre no Paraná.

Esses verbos, quanto à predicação verbal, são intransitivos, pois não possuem complemento. Caso haja na frase um sujeito claro, mesmo sendo fenômeno da natureza, obviamente o verbo não mais será impessoal.

O mesmo acontece se o verbo for usado em sentido figurado. Em ambos os casos, o verbo concordará com o sujeito.

Exemplos com verbos Impessoais:

  1. Choveram pedras enormes durante a tempestade. (sujeito simples = pedras enormes).
  2. “Chovia uma chuvinha fina de resignação” (sujeito simples = uma chuvinha fina de resignação).
  3. Choveram papeizinhos sobre os soldados que desfilavam. (sujeito simples = papeizinhos).

 

b) Verbo fazer, indicando tempo decorrido ou fenômeno da natureza

  1. Exemplos:
  2. O Colégio Maxi existe faz quatorze anos.
  3. Ontem fez dez anos que ele morreu.
  4. Faz noites friíssimas nas serras gaúchas.

Nesses casos, o verbo fazer, quanto à predicação, é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto. Confira: Faz noites friíssimas. (noites friíssimas = objeto direto).

Em locução verbal, cujo verbo principal seja fazer, indicando tempo decorrido ou fenômeno da natureza, o verbo auxiliar também ficará na terceira pessoa do singular. Exemplo: Deve fazer dez anos que ele morreu.

Dica 2: Gramática – Teste seus conhecimentos em simulados gratuitos: https://blogdoenem.com.br/gramatica-simulados/

c) Verbo haver, significando existir ou acontecer ou indicando tempo decorrido

Exemplos: O Colégio Maxi existe há quatorze anos. Há problemas gravíssimos que não conseguimos resolver. O verbo haver, quanto à predicação, é transitivo direto.

O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto.  Confira: Há problemas gravíssimos. (problemas gravíssimos = objeto direto). Em locução verbal, cujo verbo principal seja haver, significando existir ou acontecer ou indicando tempo decorrido, o verbo auxiliar também ficará na terceira pessoa do singular.

  • Veja: Poderá haver soluções para esses problemas?
  • Nesse caso, não se deve usar o verbo haver na indicação de tempo decorrido junto com o advérbio atrás.

Ou se usa um ou outro.  Exemplos: Há quinze dias eu estive em São Paulo. Quinze dias atrás eu estive em São Paulo.
Com isso, é errado dizer: Há quinze dias atrás eu estive em São Paulo.
Com outros significados, o verbo haver deverá concordar com o sujeito.  Exemplo: Eles hão de entender o caso.

d) com a expressão passar de, indicando horas
Exemplo:
Já passa das 10h.

e) com as expressões chegar de e bastar de no imperativo
Exemplo:
Basta de baderna, garotos. Esse é o único caso de verbo no imperativo com oração sem sujeito; todos os outros têm sujeito oculto.

f) com o verbo ser, indicando horas, datas e distâncias

  1. Esse verbo, apesar de ser impessoal, não ficará obrigatoriamente na terceira pessoa do singular. Quando indicar horas, o verbo concordará com o numeral a que se refere.
  2. Veja no exemplo: São duas horas da tarde. É uma e cinqüenta e dois. Era meio-dia quando ela chegou.
  3. Quando indicar distância, também concordará com o numeral a que se refere: São mais de quinhentos quilômetros de Londrina a São Paulo.
  4. Quando indicar datas, tanto poderá ficar no singular quanto no plural, com exceção do primeiro dia do mês; nesse caso, o verbo ficará apenas no singular:
  5. Veja nos exemplos:
  6. É primeiro de novembro.
  7. É dez de novembro. (= É dia dez de novembro).
  8. São dez de novembro. (= São dez dias de novembro).
Dica 3 – Revisado o conteúdo é hora de exercitar para fixar bem a sua aprendizagem sobre Verbos Impessoais. Acesse o link e resolva os exercícios, boa sorte! http://www1.folha.uol.com.br/folha/interacao/quizfo09.shtml
Dica 3: Gramática – Quando usar Cerca de, Ao invés de, Há menos de…
https://blogdoenem.com.br/gramatica-quando-usar/

Gramática

Este post sobre Verbos Impessoais foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel