História – Apostila Enem Gratuita. Revisão em 8 aulas e 26 exercícios

Idade Média, Império Romano, Navegações, Descobertas e Feudalismo sempre caem no Enem e no Vestibular. Revise aqui na Apostila Enem Gratuita de História.

Apostila Enem Gratuita é sempre bem-vinda. Esta, criada pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, como material didático complementar para os alunos que vão fazer o Enem e o Vestibular, faz um giro de revisão essencial de História para a prova do Enem e dos principais Vestibulares.

A primeira Aula traz a História da Grécia, organizada em quatro ciclos distintos. O período Pré-Homérico (XX a.C. a  XII a.C.); o período Homérico (XII a.C. a VIII a.C.); o período Arcaico (VIII a.C. a VI a.C.), e o período Clássico (V a.C. a IV a.C.). O foco desta Apostila Enem Gratuita de História está mesmo no período Clássico, onde explodem na Grécia as questões de autonomia política e econômica, das guerras, da democracia e do militarismo nas cidades de Atenas e Esparta. Vale rever e estudar, pois é um conhecimento que se leva e se aplica ao longo da vida.

Dica 1 – Assista aqui a dois vídeos, leia um resumo especial e mais dois exercícios sobre a Grécia Clássica: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-historia-grecia-classica/

Apostila Enem GratuitaA História de Roma está na segunda aula. O eixo de estudos foi construído na perspectiva dos momentos históricos da Monarquia (753 a.C. a 509 a.C.); da República (509 a.C. a 27 a.C.); e do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.), quando ocorre a máxima expansão territorial romana, alcançando domínios na África e na Ásia, além da Europa.

Dica 2 – Veja aqui como era fascinante a vida no Império Romano: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-historia-roma/

Os Povos Bárbaros, o Império Bizantino, e O Islamismo estão na terceira aula. Muito do que se discute nos dias de hoje sobre conflitos religiosos e territoriais somente se compreende adequadamente com um bom conhecimento de História. Vale revisar, sempre!

Dica 3 – Já escolheu seu curso? Veja aqui as notas de corte para os 10 cursos com maior número de candidatos no Sisu: https://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/

As cinco aulas seguintes desta Apostila Enem Gratuita para o Enem e Vestibular abordam: O Feudalismo e a Sociedade Feudal; A Formação dos Estados Nacionais; As Grandes Navegações Europeias nos Séculos XV e XVI; A Reforma Religiosa; e termina com Os Conflitos Coloniais. Viu só, é um passeio na História pela linha do tempo da civilização ocidental, conta o mundo em que vivemos. É fácil de ler e ao final de cada capítulo tem uma bateria de exercícios.

Dica 4 – Veja aqui posts especiais sobre a Idade Média, também chamada de ‘Idade das Trevas’. Idade Média Parte 1:  https://blogdoenem.com.br/enem-2013-alta-idade-media-trevas/ Idade Média Parte 2: https://blogdoenem.com.br/historia-enem-idade-media-2/

Apostila Enem Gratuita – História. Você pode fazer download e imprimir. Ou, se preferir, pode ler direto no site do Projeto Eureka da Secretaria da Educação do Estado do Paraná, aqui: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/eureka/historia.pdf .

Dica 5 – Quer ver mais Apostila Enem Gratuita? O radar do Blog do Enem localizou e selecionou para você apostilas gratuitas para Redação, Química, Matemática, Português e muito mais: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel