Grécia Clássica – Dicas de filmes, aulas e questões de revisão Enem e Vestibular.

Veja como a Grécia antiga está ainda viva dentro da cultura do Ocidente. Nós hoje vivemos ainda muitos dos sonhos que os gregos plantaram milhares de anos atrás. Confira abaixo o pensamento, as guerras, a cultura e os jogos que a Civilização Grega nos deixou. É História no Enem.

Vai fazer Enem ou Vestibular? – Veja aqui como chegar na prova com os conhecimentos e as ideias em dia.Não perca as dicas para exame no Blog e chegue na frente com os conteúdos sobre a Grécia Antiga. Vem de lá o pensamento clássico do Ocidente. Veja nestes filmes e responda às questões.

Com você, a Grécia Clássica, preparando sua cabeça para o Enem e o vestibular.

Duas questões amplas que envolvem a história da Grécia são o espírito guerreiro, com disputas internas e externas, o pensamento que construiu a base da filosofia ocidental, e também o legado dos jogos nos tempos de paz, que deram origem às Olimpíadas.

O Blog do Enem selecionou para você tópicos especiais sobre cada um destes assuntos. No campo da Filosofia (e cai no Enem) você pode começar a sua revisão sobre Aristóteles e Platão. Veja os links a seguir.

1 – Aristóteles –  Revisão sobre o clássico de Aristóteles no pensamento ocidental.

aristóteles destacada

2 – Platão – Revisão completa sobre ‘O Mito da Caverna’

3 – Civilização Grega: A Cultura, Guerras, Costumes e Pensadores da Grécia Antiga – Revisão Completa sobre a Grécia Antiga

civilização grega

4 – O Espírito Guerreiro da Grécia: Os textos clássicos de  Ilíada, Odisséia e A lenda do Cavalo de Tróia resgatam a marca dos guerreiros de Atenas e Esparta nas lutas entre os habitantes destas cidades e na luta dos gregos contra inimigos externos, coo os persas (atual Irã). Você pode ver o filme 300 (trezentos) que conta a história do momento em que os espartanos lutam contra Xerxes, então Imperador Persa.

5 – Os Jogos Olímpicos – Veja na história da Grécia como surgiram os Jogos Olímpicos.

Dica 1 – As Grandes Navegações – O que você precisa saber? – História Enem https://blogdoenem.com.br/grandes-navegacoes-historia-enem/
Dica 2: História Enem: Revisão sobre A Grande Civilização do Egito https://blogdoenem.com.br/enem-2013-historia-egito/
Dica 3 – Você sabia que a política econômica mercantilista estimulou o descobrimento de novas terras e, portanto, as Grandes Navegações? Não? Então que tal revisar o conteúdo sobre o mercantilismo? Acesse:https://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/

 

Saiba mais sobre o assunto nessa aula do canal Curso Enem Gratuito:

 

enem Exercícios para afiar para o História no Enem:

Questão tirada do Enem:

Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento dosegundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das ideias formava-se em sua mente.
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C. 346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
A) estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B) privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
C) atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D) afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
E) rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
Questão 2 (UFPR) Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro enquanto que os lacedemônios atiraram-se nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei.Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhe pela morte dos arautos enviados a Esparta. […] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. […] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimular-nos-ei a lutar por ela,  não somente com lanças, mas até com machados’.”

Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Quem sabe cai uma parecida no Enem
Questão 3: (UFRS) Leia o excerto a seguir
Quem quer que, por ignorância, vá ter às Sereias,
[e o canto
delas ouvir, nunca mais a mulher nem os tenros
[filhinhos
hão de saudá-lo contentes, por não mais voltar
[para casa.
Enfeitiçado será pela voz das Sereias maviosas.
Este excerto faz parte da obra escrita por um importante poeta grego, por volta do
século VIII
a. C. O nome do autor do poema e o título da respectiva obra sãoa) Homero, “A Ilíada”.
b) Hesíodo, “Os Trabalhos e os Dias”.
c) Hesíodo, “Teogonia”.
d) Homero, “A Odisséia”.
e) Heródoto, “História”Agora vamos ver o que você acertou e o que precisa se aprofundar para se dar bem no Enem.
Resposta 1: Letra D
Para Platão, com o estabelecimento do dualismo idéia – matéria, em sua teoria do conhecimento, a razão é a única possibilidade de penetrar no mundo intelectivo das idéias. Esta é a única possibilidade do conhecimento verdadeiro. A matéria, ou as sensações,
é fonte de engano e descrença.
Resposta 2: Letra C
Resposta 3: Letra D
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel