O Iluminismo e a valorização da razão: História e Filosofia Enem
Este movimento filosófico valorizava a razão, defendia as bandeiras de Liberdade, Igualdade, e Fraternidade, e questionava a monarquia absolutista como forma de governo. Os ideais do Iluminismo foram a semente da Revolução Francesa. Veja o resumo para o Enem, o Encceja e os Vestibulares.
O Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes, foi um movimento filosófico que reuniu teorias políticas e econômicas na Europa Ocidental entre os séculos XVII e XVIII. Surgiram do Iluminismo os ideais da Revolução Francesa, e que continuam influenciando o mundo atual. Cai direto no Enem e nos vestibulares, e faz parte da História da Humanidade como um capítulo revolucionário.
A palavra Iluminismo deriva do fato de os homens que fizeram esse movimento verem a si mesmos como os defensores da luz (razão) contra as trevas (tradição e autoritarismo). Era como se estivesse ocorrendo uma nova ruptura política profunda com a Idade Média, já após o período do Renascimento.
O Iluminismo
Nesta imagem vemos a Liberdade, com o cetro da razão, lançando raios sobre a Ignorância e o Fanatismo (Fonte: Simon Louis Boizot. 1793. Gravura):
Para os iluministas a razão era o valor supremo. Só por meio dela, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento já que para os iluministas a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso.
As principais ideias do Iluminismo
Os Iluministas eram intelectuais burgueses das mais diversas áreas do conhecimento (ciência, filosofia, literatura e muitas outras). Diversos filósofos iluministas dedicaram-se a formular teorias e propostas adequadas às reivindicações burguesas.
De maneira geral, afirmavam que a Natureza concedeu a todos os seres humanos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade privada.
De acordo com as ideias iluministas, os direitos naturais eram invioláveis e deveriam ser assegurados pelos governos como forma de promover a felicidade da sociedade. Essas ideias se chocaram com a forma de governo absolutista de muitas monarquias.
O Iluminismo e a Revolução Francesa
Confira com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, uma explicação simples e rápida sobre os fundamentos do Iluminismo para você entender como este movimento influenciou a Revolução Francesa e também a Independência Norte-Americana.
Como você viu no vídeo, ,a partir dos direitos naturais pretendia-se que os monarcas absolutistas respeitassem a liberdade de expressão e declarassem a liberdade de religião.
Além disso, os iluministas pretendiam defender a liberdade econômica e o fim dos benefícios concedidos pelos governos ao clero e à nobreza, como a isenção do pagamento de impostos.
Igualdade, Liberdade, e Fraternidade
Mas será que as ideias iluministas propunham realmente uma igualdade social?
A defesa da propriedade privada feita pelos filósofos iluministas anunciava que não se pretendia organizar uma sociedade igualitária. O Iluminismo propunha a igualdade de direitos entre todos e não a igualdade social.
Neste aspecto o Iluminismo estava alinhado às aspirações da burguesia, pois ela não estava interessada em partilhar bens, propriedades e riquezas que havia acumulado.
Porém, em relação às monarquias absolutistas o Iluminismo era claramente um conjunto de ideias contrárias a estes regimes que ainda imperavam em boa parte da Europa.
O pensamento de Jean-Jacques Rousseau
Entenda a essência do iluminismo com as ideias do revolucionário Rousseau, no resumo do professor Alan, do Curso Enem Gratuito.
Muito bom este resumo! Rousseuau cria um novo paradigma ao defender a liberdade e a igualdade como princípios fundamentais para a humanidade. Ele influenciou o lema da Revolução Francesa, que foi de Liberdade, Igualdade, e Fraternidade.
Dica – Você sabe por que os iluministas defendiam a liberdade econômica? Não? Então, acesse este post especial sobre o Mercantilismo e fique por dentro da política econômica do absolutismo monárquico tão criticada pelos iluministas: https://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/
Terrorismo contra os ideais do Iluminismo
A França, berço do Iluminismo, foi alvo de atentados terroristas no ano de 2015. Os autores se denominavam seguidores do Estado Islâmico, e atacaram a cidade de Paris para protestar contra a liberdade de expressão, liberdade religiosa, a forma democrática de governo, e a separação entre Igreja e Estado.
No começo do ano assassinaram jornalistas e humoristas do jornal Charlie Hebdô, e no final do ano mataram mais de 130 pessoas em atentados a bomba e fuzilamentos.
Veja aqui o post publicado pelo Blog do Enem em solidariedade ao povo francês, e em homenagem à nação que legou ao mundo o ideário de Igualdade, Fraternidade e Liberdade: https://blogdoenem.com.br/atentado-terrorista-paris/
Agora é hora de testar o seu nível sobre o Iluminismo e a origem do pensamento moderno.
Simulado de Iluminismo
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(USF SP/2018)
Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico. Disponível em: <https://www.max-well.vrac.puc-rio.br/15543/15543_3.pdf>. Acesso em: 12/09/2017.
Tomando como base o contexto abordado, podemos afirmar corretamente que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNESP SP/2017)
O alvo dos ataques extremistas é o Iluminismo. E a melhor defesa é o próprio Iluminismo. “Por mais que seus valores estejam sendo atacados por elementos como os fundamentalistas americanos e o islamismo radical, isto é, pela religião organizada, o Iluminismo continua sendo a força intelectual e cultural dominante no Ocidente. O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo”. Estas palavras do historiador britânico Anthony Pagden chegam em um momento em que algumas forças insistem em dinamitar a herança do Século das Luzes. “O Iluminismo é um projeto importante e em incessante evolução. Proporciona uma imagem de um mundo capaz tanto de alcançar certo grau de universalidade quanto de libertar-se das restrições do tipo de normas morais oferecidas pelas comunidades religiosas e suas análogas ideologias laicas: o comunismo, o fascismo e, agora, inclusive, o comunitarismo”, afirma Pagden. (Winston Manrique Sabogal. “‘O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo’”. http://www.unisinos.br. Adaptado.)
No texto, o Iluminismo é entendido como
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Uni-FaceF SP/2017)
No plano político restou-nos principalmente a vertente autoritária do Iluminismo, sempre distante e hostil à participação popular, tão elitista hoje quanto o eram à sua época os nossos tão familiares “déspotas esclarecidos”. De fato, como designar, na atualidade, senão como manifestações “iluministas”, as formas iluminadas de que se revestem tantas ditaduras e líderes carismáticos, tantas elites tecnocráticas e partidos que se proclamam, todos eles, donos exclusivos da verdade, ou seja, do que é melhor para todos? (Francisco J. Calazans Falcon apud Fausto Henrique Gomes Nogueira e Marcos Alexandre Capellari (orgs.). Ser protagonista, 2010.)
No trecho, o autor avalia que, em termos políticos,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Inst. Superior de Tecn. Aplicada CE/2017)
Em relação ao movimento iluminista que se expandiu na Europa no século XVIII, é correto afirmar que ele
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUCCamp SP/2017)
Os enciclopedistas constituíram uma pequena elite de letrados e de técnicos, ligados à vida material como elementos de ponta do progresso econômico e também estreitamente vinculados ao aparato estatal, o qual se esforçaram por tornar melhor e mais racional. (…) Por toda a parte na Europa das Luzes, encontramos esta pretensão e esta vontade [dos filósofos] de pôr-se à testa e na direção da sociedade.
(VENTURI, Franco. Utopia e reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003, p. 44, 239-240)
A elite intelectual a que o texto se refere foi responsável pela organização e publicação do mais importante veículo de divulgação das ideias do Iluminismo, no século XVIII: a Enciclopédia. Essa obra de inspiração racionalista,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FPS PE Modificada/2017)
As ideias filosóficas do século XVIII abalaram as formas de pensar a política e a vida social da época. Sobre as contribuições de Rousseau e seu pensamento, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM/2017)
Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo.
FORTES. L R. S. O Iluminismo e os reis filósofos.
São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).
Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FAMEMA SP/2016)
Contudo, o príncipe deve fazer-se temer de tal modo que, se não conseguir a amizade, possa pelo menos fugir à inimizade, visto haver a possibilidade de ser temido e não ser odiado, ao mesmo tempo. Isto sucederá, sempre, se ele se abstiver de se apoderar dos bens e riquezas dos seus cidadãos e súditos e também das suas mulheres.
(Nicolau Maquiavel [O Príncipe]
apud Ricardo de Moura Faria et al. História, 1993.)
Se o homem em estado de natureza está tão livre quanto se disse, se é senhor absoluto de sua pessoa e bens, igual aos maiores, sem estar sujeito a quem quer que seja, por que abandonará sua liberdade? […] Portanto, a grande e principal finalidade dos homens que se unem em comunidade é a preservação de sua propriedade.
(John Locke [Sobre o governo civil]
apud Ricardo de Moura Faria et al. História, 1993.)
Com base nesses excertos escritos na Europa da Idade Moderna, é correto afirmar que os autores
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FATEC SP/2016)
Sobre o Iluminismo, movimento filosófico surgido na Europa entre o final do século XVII e início do século XVIII, é correto afirmar que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIFOR CE/2016)
O Iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido na Europa, no século XVIII, que teve grande influência no desenvolvimento da ciência, da cultura, da política e da filosofia. Um dos pensadores iluministas foi Montesquieu, que, a partir da obra “O Espírito das Leis”, defendeu
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem!
.
Exercício extra sobre o Iluminismo
Agora chegou a sua vez! Teste seu conhecimento respondendo a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.
(UFMT) O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem… Tenha a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo. (KANT, I. Que é o Iluminismo? Disponível emhttp://web.educom.pt/~pr1327/online/iluminismo.rtf. Acesso em 04/06/2007.)
Tendo em vista as palavras de Kant, pode-se definir o Iluminismo como um movimento
A – político que lutou pela implantação da democracia liberal na América do século XVIII.
B – artístico que valorizou a racionalidade do espaço pictórico por meio do ponto de fuga.
C – literário que buscou reencontrar as raízes nacionais dos estados europeus no século XIX nas lendas e mitos medievais.
D – religioso que destacou o uso do êxtase místico como forma de conhecer a Deus.
E – filosófico que privilegiou a razão como forma de compreensão.
Resposta: a resposta correta é a letra “E”.
O texto desta aula sobre o Iluminiso foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.