Faltam:
para o ENEM

Iluminismo: a valorização da razão – História e Filosofia. Veja.

Chegou a hora de você relembrar o conteúdo sobre o Iluminismo. Este movimento filosófico valorizava a razão. Cai no Enem e nos vestibulares do todo o Brasil. Então, não perca esta revisão!

O Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes, foi um movimento filosófico que reuniu teorias políticas e econômicas na Europa Ocidental entre os séculos XVII e XVIII e que continua influenciando o mundo atual. Cai direto no Enem e nos vestibulares, e faz parte da História da Humanidade como um capítulo revolucionário.

A palavra Iluminismo deriva do fato de os homens que fizeram esse movimento verem a si mesmos como os defensores da luz (razão) contra as trevas (tradição e autoritarismo).

Nesta imagem vemos a Liberdade, com o cetro da razão, lançando raios sobre a Ignorância e o Fanatismo (Fonte: Simon Louis Boizot. 1793. Gravura):
Iluminismo
Para os iluministas a razão era o valor supremo. Só por meio dela, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento já que para os iluministas a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso.

Mas, quem eram os iluministas?

Os Iluministas eram intelectuais burgueses das mais diversas áreas do conhecimento (ciência, filosofia, literatura e muitas outras).

Nesta imagem vemos Isaac Newton. Os experimentos de Newton de decomposição da luz através de um prisma avançaram os estudos sobre composição química, temperatura e velocidade da luz.

Iluminismo
Diversos filósofos iluministas dedicaram-se a formular teorias e propostas adequadas às reivindicações burguesas. De maneira geral, afirmavam que a Natureza concedeu a todos os seres humanos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade privada.

De acordo com as ideias iluministas, os direitos naturais eram invioláveis e deveriam ser assegurados pelos governos como forma de promover a felicidade da sociedade. Essas ideias se chocaram com a forma de governo absolutista de muitas monarquias.

Dica 2 –  Que tal rever o conteúdo sobre o Absolutismo Monárquico? É importante para você entender as críticas iluministas dirigidas aos monarcas absolutistas. Acesse: https://blogdoenem.com.br/absolutismo-reis-historia-enem/

A partir dos direitos naturais pretendia-se que os monarcas absolutistas respeitassem a liberdade de expressão e declarassem a liberdade de religião. Além disso, os iluministas pretendiam defender a liberdade econômica e o fim dos benefícios concedidos pelos governos ao clero e à nobreza, como a isenção do pagamento de impostos.

Mas será que as ideias iluministas propunham realmente uma igualdade social?

A defesa da propriedade privada feita pelos filósofos iluministas anunciava que não se pretendia organizar uma sociedade igualitária. O Iluminismo propunha a igualdade de direitos entre todos e não a igualdade social, o que ia ao encontro das aspirações burguesas, pois ela não estava interessada em partilhar bens, propriedades e riquezas que havia acumulado.

Dica 3 – Você sabe por que os iluministas defendiam a liberdade econômica? Não? Então, acesse este post especial sobre o Mercantilismo e fique por dentro da política econômica do absolutismo monárquico tão criticada pelos iluministas: https://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/

Terrorismo contra os ideais do Iluminismo

Paris
Editorial contra o terrorismo. Veja.

A França, berço do Iluminismo, foi alvo de atentados terroristas no ano de 2015. Os autores se denominavam seguidores do Estado Islâmico, e atacaram a cidade de Paris para protestar contra a liberdade de expressão, liberdade religiosa, a forma democrática de governo, e a separação entre Igreja e Estado.

No começo do ano assassinaram jornalistas e humoristas do jornal Charlie Hebdô, e no final do ano mataram mais de 130 pessoas em atentados a bomba e fuzilamentos.

Veja aqui o post publicado pelo Blog do Enem em solidariedade ao povo francês, e em homenagem à nação que legou ao mundo o ideário de Igualdade, Fraternidade e Liberdade: https://blogdoenem.com.br/atentado-terrorista-paris/

É hora de rever todo o conteúdo sobre o Iluminismo

 Assista a esta aula em vídeo do professor Rodrigo Woloski do aulade.com.br e fique atento às críticas e propostas iluministas.

Exercício: Agora chegou a sua vez! Teste seu conhecimento respondendo a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(UFMT) O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem… Tenha a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo. (KANT, I. Que é o Iluminismo? Disponível emhttp://web.educom.pt/~pr1327/online/iluminismo.rtf. Acesso em 04/06/2007.)

Tendo em vista as palavras de Kant, pode-se definir o Iluminismo como um movimento

A – político que lutou pela implantação da democracia liberal na América do século XVIII.
B – artístico que valorizou a racionalidade do espaço pictórico por meio do ponto de fuga.
C – literário que buscou reencontrar as raízes nacionais dos estados europeus no século XIX nas lendas e mitos medievais.
D – religioso que destacou o uso do êxtase místico como forma de conhecer a Deus.
E – filosófico que privilegiou a razão como forma de compreensão.

Resposta: a resposta correta é a letra “E”.

Carla Regina História
O texto desta aula sobre o Iluminiso foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.