O Iluminismo e a valorização da razão: História e Filosofia Enem

Este movimento filosófico valorizava a razão, defendia as bandeiras de Liberdade, Igualdade, e Fraternidade, e questionava a monarquia absolutista como forma de governo. Os ideais do Iluminismo foram a semente da Revolução Francesa. Veja o resumo para o Enem, o Encceja e os Vestibulares.

O Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes, foi um movimento filosófico que reuniu teorias políticas e econômicas na Europa Ocidental entre os séculos XVII e XVIII. Surgiram do Iluminismo os ideais da Revolução Francesa, e que continuam influenciando o mundo atual. Cai direto no Enem e nos vestibulares, e faz parte da História da Humanidade como um capítulo revolucionário.

A palavra Iluminismo deriva do fato de os homens que fizeram esse movimento verem a si mesmos como os defensores da luz (razão) contra as trevas (tradição e autoritarismo). Era como se estivesse ocorrendo uma nova ruptura política profunda com a Idade Média, já após o período do Renascimento.

O Iluminismo

Nesta imagem vemos a Liberdade, com o cetro da razão, lançando raios sobre a Ignorância e o Fanatismo (Fonte: Simon Louis Boizot. 1793. Gravura):
IluminismoPara os iluministas a razão era o valor supremo. Só por meio dela, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento já que para os iluministas a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso.

As principais ideias do Iluminismo

Os Iluministas eram intelectuais burgueses das mais diversas áreas do conhecimento (ciência, filosofia, literatura e muitas outras).  Diversos filósofos iluministas dedicaram-se a formular teorias e propostas adequadas às reivindicações burguesas.

De maneira geral, afirmavam que a Natureza concedeu a todos os seres humanos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade privada.

De acordo com as ideias iluministas, os direitos naturais eram invioláveis e deveriam ser assegurados pelos governos como forma de promover a felicidade da sociedade. Essas ideias se chocaram com a forma de governo absolutista de muitas monarquias.

O Iluminismo e a Revolução Francesa

Confira com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, uma explicação simples e rápida sobre os fundamentos do Iluminismo para você entender como este movimento influenciou a Revolução Francesa e também a Independência Norte-Americana.

Como você viu no vídeo, ,a  partir dos direitos naturais pretendia-se que os monarcas absolutistas respeitassem a liberdade de expressão e declarassem a liberdade de religião.

Além disso, os iluministas pretendiam defender a liberdade econômica e o fim dos benefícios concedidos pelos governos ao clero e à nobreza, como a isenção do pagamento de impostos.

Igualdade, Liberdade, e Fraternidade

Mas será que as ideias iluministas propunham realmente uma igualdade social?

A defesa da propriedade privada feita pelos filósofos iluministas anunciava que não se pretendia organizar uma sociedade igualitária. O Iluminismo propunha a igualdade de direitos entre todos e não a igualdade social.

Neste aspecto o Iluminismo estava alinhado às aspirações da burguesia, pois ela não estava interessada em partilhar bens, propriedades e riquezas que havia acumulado.

Porém, em relação às monarquias absolutistas o Iluminismo era claramente um conjunto de ideias contrárias a estes regimes que ainda imperavam em boa parte da Europa.

O pensamento de Jean-Jacques Rousseau

Entenda a essência do iluminismo com as ideias do revolucionário Rousseau, no resumo do professor Alan, do Curso Enem Gratuito.

Muito bom este resumo! Rousseuau cria um novo paradigma ao defender a liberdade e a igualdade como princípios fundamentais para a humanidade. Ele influenciou o lema da Revolução Francesa, que foi de Liberdade, Igualdade, e Fraternidade.

Dica  – Você sabe por que os iluministas defendiam a liberdade econômica? Não? Então, acesse este post especial sobre o Mercantilismo e fique por dentro da política econômica do absolutismo monárquico tão criticada pelos iluministas: https://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/

Terrorismo contra os ideais do Iluminismo

A França, berço do Iluminismo, foi alvo de atentados terroristas no ano de 2015. Os autores se denominavam seguidores do Estado Islâmico, e atacaram a cidade de Paris para protestar contra a liberdade de expressão, liberdade religiosa, a forma democrática de governo, e a separação entre Igreja e Estado.

Paris
Editorial contra o terrorismo. Veja.

No começo do ano assassinaram jornalistas e humoristas do jornal Charlie Hebdô, e no final do ano mataram mais de 130 pessoas em atentados a bomba e fuzilamentos.

Veja aqui o post publicado pelo Blog do Enem em solidariedade ao povo francês, e em homenagem à nação que legou ao mundo o ideário de Igualdade, Fraternidade e Liberdade: https://blogdoenem.com.br/atentado-terrorista-paris/

Agora é hora de testar o seu nível sobre o Iluminismo e a origem do pensamento moderno.

Simulado de Iluminismo

.

.

Exercício extra sobre o Iluminismo

Agora chegou a sua vez! Teste seu conhecimento respondendo a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(UFMT) O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem… Tenha a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo. (KANT, I. Que é o Iluminismo? Disponível emhttp://web.educom.pt/~pr1327/online/iluminismo.rtf. Acesso em 04/06/2007.)

Tendo em vista as palavras de Kant, pode-se definir o Iluminismo como um movimento

A – político que lutou pela implantação da democracia liberal na América do século XVIII.
B – artístico que valorizou a racionalidade do espaço pictórico por meio do ponto de fuga.
C – literário que buscou reencontrar as raízes nacionais dos estados europeus no século XIX nas lendas e mitos medievais.
D – religioso que destacou o uso do êxtase místico como forma de conhecer a Deus.
E – filosófico que privilegiou a razão como forma de compreensão.

Resposta: a resposta correta é a letra “E”.

Carla Regina História
O texto desta aula sobre o Iluminiso foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel