Veja dicas de como gabaritar questões de interpretação – Inglês Enem

Saiba como mandar bem nas questões de Inglês com interpretação de texto. Veja essa revisão especial com foco na prova do Enem!

Quando você lê um texto em Inglês numa prova do Enem ou do Vestibular, talvez o seu primeiro pensamento seja…

“Não entendi NADA!!” e paramos aí.

Mas, a concorrência por vagas nas universidades públicas não está para brincadeira! Você não pode dar bobeira e desistir assim tão facilmente! Então, que tal se dar uma chance, ler o texto novamente e se dar conta que você pode pensar “até que eu entendi alguma coisa”? Como fazer isso?  Simples, basta você focar nas seguintes dicas:

1. O enunciado das questões das provas de inglês do Enem são sempre em português, e as cinco opções de resposta também estão em português. Isso já facilita bastante seu trabalho, certo?

2. Depois de ler o enunciado em português, vá para o texto em inglês. Você vai ler o texto com um objetivo (achar o seu assunto), então não vai perder tempo tentando entender palavra por palavra. Tente procurar o tema geral. Palavras que se repetem podem te dar pistas sobre o que o autor está falando.

3. Ler bastante, se manter atualizado no que acontece no país e no mundo, além de praticar provas antigas, vai ajudá-lo a entender mais os textos, aumentando a sua chance de gabaritar a prova.

Inglês - entendi

Agora, com estas dicas em mente, vamos ajudá-lo(a) resolvendo uma questão do Enem para você ficar craque em interpretação:

Então vamos lá!

Primeiro passo:

Inglês - primeiro passo

Depois de ler o enunciado com atenção e dar uma espiadinha nas alternativas, leia o texto com calma:

QUESTÃO 91 (ENEM-2015 PROVA CINZA)

Why am I compelled to write? Because the writing saves me from this complacency I fear. Because I have no choice. Because I must keep the spirit of my revolt and myself alive. Because the world I create in the writing compensates for what the real world does not give me. By writing I put order in the world, give it a handle so I can grasp it.

ANZALDÚA,G.E. Speaking in tongues: a letter to third world women writers.

In: HERNANDEZ, J.B. (Ed.). Women working resistance: essays on Latin America and the Caribbean. Boston: South End, 2003.

Quando lemos este texto, mesmo entendendo pouco de inglês, observamos que ele começa com uma pergunta:

Inglês - why

E O QUE SIGNIFICA ‘WHY’?  “Why” é um advérbio interrogativo. Essas palavras são conhecidas como “WH-questions”, já que a maioria dos advérbios interrogativos tem as letras W e H na palavra, como por exemplo: “What”, que significa “qual”;  “where”, que quer dizer “onde”; “when” que pode ser traduzido como “quando”; entre outras.

Inglês - gato

Muita informação, não é mesmo?! Calma, vamos ver isso depois com mais detalhes! Enquanto isso, vamos voltar para a nossa questão:

Como falei nas dicas do início desta aula, é muito importante observar as palavras-chaves das orações. Palavras-chaves são aquelas palavras que identificam o contexto. Neste caso, “why”, que significa “por que” em português e “write”, “escrever”. A pergunta do início do texto era:

“Why am I compelled to write?”

E a reposta de tal pergunta, começa com a palavra “because”:

“Because the writing saves me from this complacency I fear”.

E depois, a autora continua com mais três orações começando com a palavra “because”.

Mas, o que é “because”? “Because” é uma conjunção explicativa, usado sempre na resposta.

Inglês - atenção WHY = usado na pergunta

 

BECAUSE = usado na resposta

Agora você pode concluir: a autora usa essa palavra (because) para explicar por que ela escreve. Agora ficou mais simples, certo? Então leia novamente a primeira parte do texto:

“Why do I write? Because the writing saves me from this complacency I fear” = Por que eu escrevo? Por que escrever me salva desta complacência que eu tanto temo.

Segundo passo:

Ler novamente as perguntas e as alternativas:

Glória Evangelista Anzaldúa, falecida em 2004, foi uma escritora americana de origem mexicana que escreveu sobre questões culturais e raciais. Na citação, o intuito da autora é evidenciar as

A. razões pelas quais ela escreve

B. compensações advindas da escrita

C. possibilidades de mudar o mundo real

D. maneiras de ela lidar com seus medos

E. escolhas que ela faz para ordenar o mundo.

Uau!!! Dá uma olhada na opção “A”. Ela começa com a palavra “razões”. Então, tudo se encaixa, porque a autora começa com uma pergunta: “Why am I compelled to write?” Depois, ela explica o motivo, ou seja, dá as razões. Gabaritamos! A resposta é, sem sombra de dúvidas, a letra “A”.

Viu como é fácil interpretar um texto em inglês em uma questão do Enem? É só você não se apavorar e seguir os passos que te ensinamos! Assim, você com certeza vai arrasar no Enem e nos vestibulares!

Agora, para finalizar sua revisão sobre interpretação de textos em inglês, veja esta excelente videoaula da professora Carina:
Inglês - Curso Enem Gratuito
Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca