O prazo para fazer a sua inscrição no Enem 2020 foi de 11 a 27 de maio. Este ano, você pode optar entre o Enem impresso e o digital. Veja a nova data para o Enem 2020.
Saiu a nova data do Enem 2020: a primeira prova no dia 17 de janeiro de 2021 e a segunda prova no dia 24 de janeiro de 2021.
Já o Enem digital ficou para 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. A reaplicação da prova será dia 24 de fevereiro de 2021 e 25 de fevereiro de 2021.
Os resultados saem no dia 29 de março de 2021.
De acordo com o MEC, a escolha foi de caráter técnico e buscando sempre uma data que favorecesse instituições e alunos. O anúncio foi feito por meio de coletiva no dia 8 de julho.
A nova data contraria a vontade dos estudantes, que votaram, em sua maioria, para a realização das provas em maio de 2021.
Prova do Enem é adiada para janeiro de 2021
No dia 20 de maio de 2020, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o adiamento da prova do Enem, tanto a impressa quanto a digital.
A primeira expectativa era de que o Enem fosse adiado de 30 a 60 dias em relação ao que constava nos editais. A informação oficial vinha do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mas, com o avanço do coronavírus e a dificuldade de contê-lo em um ambiente de sala de aula, foi necessário repensar a estratégia. Assim, o MEC lançou uma consulta pública para saber quais datas os alunos achavam mais interessante.
As datas possíveis eram: dezembro de 2019, janeiro de 2020 e maio de 2021. A última opção foi a vencedora da enquete do Enem.
Lembrando que a aplicação da prova escrita estava prevista para o dia primeiro e 8 de novembro de 2020. Já a digital seria nos dias 22 e 29 de novembro.
Fazendo a conta de acesso única do Governo
Para se inscrever no Enem 2020, foi necessário apresentar o seu cadastro único no governo. Veja o passo a passo.
Se você já for cadastrado, basta informar seu CPF e senha. Se não, preencha o formulário com os dados solicitados. Existe também a possibilidade de completar o cadastro com os dados cadastrados no Banco do Brasil ou com um certificado digital, se você possuir.
Na conclusão de seu cadastro, serão enviados códigos de verificação para seu e-mail e celular. Faça as verificações solicitadas e finalize o cadastro. Ao finalizá-lo, você será redirecionado à página do participante.
Como fazer a inscrição no Enem 2020
As inscrições no Enem 2020 foram encerradas no final de maio. Para participar, foi necessário informar dados pessoais, preencher um formulário socioeconômico, além de dados sobre o seu Ensino Médio.
Na inscrição do Enem 2020, o aluno precisou optar pela prova impressa ou digital, bem como a língua estrangeira: inglês ou espanhol.
Pedido de isenção da taxa de inscrição foi automático
Neste ano, devido à pandemia de coronavírus, o Inep garantiu a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadravam nos requisitos necessários, mesmo que não tenham feito o pedido.
Ao preencher seus dados socioeconômicos, o próprio sistema identificou se você tinha direito ou não ao benefício. De acordo com o edital do Enem 2020, tinham direito à isenção da taxa de inscrição quem cumprisse algum destes pré-requisitos:
- Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2020 na rede pública de ensino;
- Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
A isenção da taxa de inscrição no Enem automática no momento da inscrição valeu tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolheram o Enem digital. A medida abarcou os isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não justificaram ausência, conforme os editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020.
Primeiro ano do Enem digital
2020 será o primeiro ano em que o Enem digital será aplicado no Brasil. Foram disponibilizadas 100 mil vagas para o formato digital, em diversas cidades de todo o Brasil. O preenchimento das vagas é por ordem de inscrição, ou seja, quando acabarem as vagas para o Enem digital só será possível se inscrever para o Enem impresso.
De acordo com o edital, só podem se inscrever para o Enem digital os estudantes que já tiverem concluído ou forem concluir o Ensino Médio em 2020, ou seja, treineiros não poderão participar. Além disso, a modalidade só será aplicada em determinadas cidades do Brasil – verifique se a sua está na lista de municípios que receberão o Enem digital.
Outra informação importante é que o Enem digital não fornecerá recursos de acessibilidade, como prova em braile e videoprova em Libras. Desta forma, os estudantes que precisarem de tais recursos para participar do Enem devem optar pela prova em formato impresso.
Cronograma do Enem 2020
Veja abaixo o cronograma completo do Enem 2020 e fique atento às datas:
- Inscrição no Enem 2020: 11 a 27 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
- Solicitação de nome social: 25 a 29 de maio
- Enem impresso: adiado
- Enem digital: adiado
- Resultado geral: adiado
Veja os 12 temas que mais caem nas provas:
Gostou da lista? Então, agora é hora de pegar firme. Aproveite as matriculas abertas no Curso Enem Gratuito, e comece hoje mesmo.
Nota oficial do MEC e Inep sobre o adiamento das provas
“NOTA OFICIAL | Adiamento do Enem 2020
Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 27 de maio.”