Fies 2023 juro zero: veja como conseguir seu financiamento

Saiba como conseguir uma vaga com juro zero no curso que você deseja por meio de Fies 2023! Confira como funciona, quem pode participar e as novas datas das inscrição!

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é mais uma oportunidade de ingresso no Ensino Superior para quem ainda não garantiu a vaga pelo Sisu ou pelo ProUni. E tem Fies 2023 Juro Zero para Medicina, Direito, Psicologia, Veterinária, Odontologia e todos os cursos. As inscrições ocorrem de 7 a 10 de março.

Veja quais são as modalidades para você conseguir o Fies 2023 Juro Zero. Confira quem pode participar, e o passo a passo para fazer a inscrição. E ainda têm o programa P-Fies, com menos burocracia, mas que cobra juros dos alunos.

Quem pode participar do Fies 2023

Podem participar do Fies 2023 Juro Zero os candidatos que cumpram os seguintes requisitos:

  • Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos;
  • Ter obtido nota superior a 0 (zero) na redação;
  • Possuir uma renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Cronograma do Fies

As inscrições do Fies ocorrem duas vezes por ano, uma no início do ano e outra na metade. Confira o cronograma da primeira edição de 2023:

  • Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado dos pré-selecionados: 14 de março
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados: em breve
  • Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: em breve 

Cálculo da renda familiar

Não sabe calcular sua renda familiar? Aprenda com este vídeo do canal do Curso Enem Gratuito, para não errar nas contas e perder a chance:

Viu como é simples de fazer o cálculo? Você consegue descobrir a sua faixa de Renda Familiar Mensal Per Capita em cinco minutos.

Simulador de Notas de Corte do FIES

Veja agora quantos pontos você precisa para conseguir Medicina, Direito, Psicologia, Administração, Educação Física e todos os cursos no FIES com juro zero.

É simples. Escolha um curso, uma cidade, e coloque um valor de Nota do Enem para ver as melhores chances:

Simulador de Notas de Corte do Enem

Encontrou a melhor oportunidade para você concorrer? Vale a pena procurar, porque Juro Zero é uma excelente vantagem.

Modalidades de financiamento: P-Fies e Fies 2023

O novo Fies está dividido em duas modalidades: o Fies, que tem juros zero, e o P-Fies. Para saber em qual você se encaixa, deve fazer o cálculo da Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita. Entenda cada uma das modalidades:

1- Novo Fies: É um programa de financiamento estudantil em universidades particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Podem participar dessa modalidade os candidatos que possuem uma renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3  salários mínimos.

Nessa modalidade, você concorre ao financiamento coletivo com juros zero. Ou seja, se você concluir a universidade em 2027, você irá pagar o mesmo valor que foi acordado no início do financiamento, o valor não sofre alteração conforme mudanças da universidade ou inflação, por exemplo.

2- P-Fies: O P-Fies é o Programa de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

As condições de concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante. Ou seja, a taxa de juros variará de acordo com o banco.

O P-Fies funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes. Veja as novas regras do P-Fies.

Tire suas dúvidas do FIES com a Ana Cristina Peron, do Canal do Curso Enem Gratuito. As datas de 2023 mudaram, mas o restante continua igual.

Vagas remanescentes do Fies 2023

Depois de concluídas as etapas regulares  abrem as inscrições para as vagas remanescentes do Fies. É uma nova chance para os candidatos que não tenham participado da seleção ou não tenham conseguido o financiamento!

Nessa seleção, há apenas vagas para a modalidade Fies, ou seja, com juros zero e para candidatos com renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Como realizar a sua inscrição no FIES 2023

1- Para se inscrever no processo seletivo do Fies e do P–Fies, acesse o Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, e clique em “Minha Inscrição”, em seguida em “Primeiro Acesso”.

2- Feito isso, informe CPF e data de nascimento. Havendo registro de participação no Enem e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e-mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

3- Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e-mail registrado um link para ativação. Caso não receba o link em sua caixa de entrada principal, é importante que verifique a caixa de spam do seu e-mail e no lixo eletrônico.

4- Após a ativação, retorne ao FiesSeleção, clique sobre a opção “Já sou cadastrado”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

5- Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Obs.: Na aba “Grupo Familiar”, o preenchimento do campo destinado ao CPF é obrigatório para membros com idade igual ou superior a 14 anos.

Caso insira informações não condizentes com os requisitos estabelecidos para concorrer ao processo seletivo do Fies, o sistema emitirá mensagens de restrição na cor vermelha.

6- Para concluir a inscrição, selecione um grupo de preferência e escolha até 3 opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, de acordo com o seu perfil e interesse.

Se você ainda tiver dúvidas, é só entrar no site oficial do Fies e acessar o menu Tire suas dúvidas.

Documentos necessários para inscrição no Fies 2023:

  1. O seu número de CPF;
  2. A sua data de nascimento (igual a que consta no CPF);
  3. E-mail pessoal válido;
  4. Os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento, e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  5. Os parâmetros que definem o grupo de preferência;
  6. A  ordem de prioridade das 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta entre as disponíveis no referido grupo;
  7. Demais exigências solicitadas no âmbito do Fies Seleção.

Como funciona a seleção no Fies 2023

A seleção se dá pela ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem. Porém, em caso de empate, existe um critério de prioridade, esclarecido no edital do Fies 2022.

  1. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  2. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  3. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
  4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Bolsas de estudo alternativas

Há vagas para estudar com desconto para cursos como Direito, Pedagogia, Administração, Enfermagem, Contábeis e mais 139 cursos com inscrições abertas aqui no Guia de Bolsas Remanescentes. Há vagas disponíveis em todo o país. Confira os cursos e bolsas para a sua cidade:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Qual o perfil de quem NÃO pode solicitar o FIES Juro Zero?

  • Quem estiver em situação de trancamento geral das disciplinas do curso no momento da inscrição no programa. Se você estiver com a faculdade trancada, volte, para só depois se inscrever.
  • Quem já contou com o benefício do programa em situação anterior. Você só pode financiar sua faculdade uma vez pelo FIES!
  • Quem esteja devendo parcelas do Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), que era um benefício semelhante e foi desativado em 1999, com a implantação do FIES.
  • O estudante cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a três salários mínimos.
  • O estudante cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta por pessoa seja inferior a 20%.
  • Quem já tem curso superior completo não pode também solicitar o Fies.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel