A importância do hábito da leitura para a Redação do Enem

Entenda qual é a importância de cultivar o hábito da leitura para a redação do Enem, confira os benefícios da prática e também algumas dicas para a sua preparação.

Você já parou para pensar na importância da leitura para a redação do Enem? Pois é, esse hábito aparentemente simples pode fazer toda a diferença no desempenho dos candidatos nessa prova tão decisiva para o acesso ao ensino superior. 

No Enem, a redação é um dos principais critérios de avaliação e quem domina a arte da leitura está um passo à frente na construção de argumentos sólidos e bem embasados. 

Quanto mais você lê, mais informações e experiências diferentes acumula. Isso se traduz em um repertório rico e variado, que possibilita abordar os mais diversos temas com propriedade e profundidade. Afinal, mais do que palavras bem escolhidas, defender um ponto de vista sólido requer um fundamento substancial, e a leitura é a matéria-prima desse alicerce.

Por isso, hoje vamos explorar como a leitura pode se transformar em uma habilidade valiosa para encarar esse desafio com mais confiança e sucesso.

A leitura no Brasil ainda é um desafio

Com apenas 52% da população engajada em práticas de leitura, o país enfrenta um cenário desafiador no que diz respeito à disseminação do conhecimento e ao desenvolvimento cultural. 

A mais recente pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, conduzida pelo Instituto Pró-Livro, revela uma tendência preocupante: nos últimos quatro anos, aproximadamente 4,6 milhões de brasileiros abandonaram o hábito da leitura, indicando uma queda no interesse por livros e materiais impressos. 

Essa estatística é um alerta para a importância de medidas que incentivem e promovam a leitura em todas as faixas etárias, a fim de combater a crescente evasão de leitores.

Outro dado crítico trazido pela pesquisa é que cerca de 30% da população nunca adquiriu sequer um livro. Isso demonstra que, além de resgatar o hábito de leitura entre aqueles que já o tinham, é fundamental criar estratégias de inclusão para que um número maior de brasileiros tenha acesso aos livros e à cultura literária. 

A falta de acesso a materiais de leitura pode ser um obstáculo significativo para o desenvolvimento de habilidades como a interpretação de textos, essencial para o sucesso em exames como o Enem. 

Benefícios da leitura para a redação do Enem

Desenvolver o hábito da leitura para a redação do Enem é uma estratégia valiosa para aprimorar sua preparação. Selecionamos cinco aspectos para te ajudar a entender como o simples fato de ler pode se tornar um aliado poderoso nesse processo.

Repertório de conhecimento

A leitura amplia o repertório de conhecimento e permite que você esteja bem informado sobre uma variedade de tópicos. Isso é fundamental para a redação do Enem, que costuma abordar questões sociais, científicas e culturais. 

Ao ler regularmente sobre diferentes temas, você se sentirá mais à vontade para discutir e desenvolver argumentos sólidos em sua redação, e também estará apto a contextualizar e analisar criticamente os temas propostos, enriquecendo sua visão de mundo e sua capacidade de reflexão crítica. 

Dessa forma, é possível produzir uma redação que vá além do senso comum e apresente uma abordagem mais profunda e fundamentada dos assuntos em questão.

Mente e memória

Quando você lê, está constantemente absorvendo informações e conceitos, o que fortalece a capacidade de lembrar e aplicar esse conhecimento nas suas composições. Uma memória aguçada é fundamental para citar exemplos relevantes e detalhes específicos em sua redação, elevando sua pontuação. 

Além disso, uma memória bem desenvolvida auxilia na articulação de ideias ao longo do texto, permitindo que você faça conexões mais profundas entre os argumentos apresentados e, consequentemente, construa uma narrativa mais coesa e impactante. 

Essa habilidade de recordar informações e utilizá-las estrategicamente em seu texto demonstra domínio sobre o tema e torna sua redação mais convincente e persuasiva aos olhos dos avaliadores do Enem.

Estratégias de compreensão e análise

Ler também ajuda a desenvolver habilidades de compreensão e análise de textos de maneira notável. A leitura para a redação pode incluir diversos tipos de materiais para que você aprenda a identificar argumentos, estruturas de texto e estratégias persuasivas usadas pelos autores. 

Essas habilidades são essenciais para identificar nuances nos textos motivadores do Enem e construir uma redação que respeite as orientações da prova. 

Além disso, a leitura frequente de textos variados ajuda a aprimorar a sua capacidade de discernir informações relevantes de detalhes secundários, o que é vital para a seleção criteriosa de exemplos e dados ao construir argumentos sólidos em seu texto. 

Gramática e ortografia

Ler textos bem escritos expande o seu vocabulário e também é uma maneira eficaz de internalizar regras gramaticais e aprimorar a ortografia de forma natural e orgânica. 

Ao se deparar com palavras corretamente escritas e estruturas gramaticais adequadas em livros, revistas, jornais e outras fontes de leitura, você estará mais propenso a aplicar esses conceitos em suas próprias redações. Essa absorção gradual das normas linguísticas acontece de maneira quase imperceptível, à medida que você se familiariza com a escrita correta durante a leitura.

Além disso, a leitura contribui para a compreensão contextual das regras gramaticais e ortográficas. Você aprende a forma correta de escrever palavras e compreende quando e como utilizá-las de maneira apropriada. Isso é fundamental para a construção de uma redação coesa e sem ambiguidades, o que é valorizado na avaliação do Enem

Erros gramaticais e de ortografia podem prejudicar a clareza da sua mensagem e afetar negativamente a sua pontuação na prova. Portanto, o hábito da leitura enriquece o seu repertório linguístico e ajuda a consolidar o domínio das normas gramaticais e ortográficas, tornando seu texto mais preciso e eficaz na comunicação das ideias. 

Pensamento crítico

O hábito de leitura desempenha um papel significativo no aprimoramento do pensamento crítico, uma habilidade fundamental para o sucesso na redação do Enem e na vida em geral. 

Ao ler diferentes tipos de textos, você se expõe a uma ampla variedade de ideias e perspectivas sobre diversos temas. Esse contato com múltiplas vozes e opiniões desafia sua capacidade de análise e avaliação crítica.

À medida que você se envolve com a literatura, começa a questionar, analisar e interpretar as informações apresentadas. No contexto do Enem, isso é particularmente valioso, pois a prova de redação muitas vezes pede que os candidatos discutam problemas sociais ou científicos complexos, exigindo uma abordagem crítica e uma compreensão profunda do assunto.

Curso Redação Enem Começando do Zero

Já que você está interessado em saber como enriquecer o seu repertório através da leitura para a redação do Enem, que tal conferir uma dica de curso para aperfeiçoar a sua técnica

O Curso Enem Gratuito oferece o Curso Redação Enem Começando do Zero, com 10 aulas, videoaulas e ebook que contemplam os aspectos mais importantes para a construção de um excelente texto dissertativo-argumentativo, no formato cobrado no exame. 

Comece hoje mesmo! 

Como desenvolver o hábito da leitura 

Desenvolver o hábito da leitura para a redação do Enem pode ser uma jornada gratificante e enriquecedora. Confira algumas dicas para ajudar a cultivar esse hábito.

Comece com metas realistas

Estabeleça metas de leitura alcançáveis, como ler um capítulo por dia ou dedicar 30 minutos à leitura diariamente. Isso torna mais fácil incorporar a leitura à sua rotina.

Encontre um gênero que você goste

Comece com gêneros que despertem seu interesse. Se você gosta de ficção, comece por romances. Se prefere não ficção, escolha temas que o intrigam, como história, ciência ou biografias.

Estabeleça um horário regular

Reserve um tempo específico para a leitura todos os dias. Pode ser de manhã, à tarde ou antes de dormir, dependendo da sua disponibilidade.

Elimine distrações

Desligue dispositivos eletrônicos ou coloque-os em modo silencioso enquanto lê. Evite interrupções que possam atrapalhar sua concentração.

Visite bibliotecas e livrarias

Explore esses locais para descobrir novos títulos e se envolver com a comunidade de leitores.

Misture formatos de leitura

Além de livros, experimente ler artigos, ensaios, contos ou até mesmo audiolivros para diversificar suas experiências de leitura.

Embora seja inegável que a leitura contribua significativamente para o seu sucesso no ambiente acadêmico em geral, seus benefícios se estendem para praticamente todos os aspectos da vida. A leitura é uma ferramenta que expande horizontes, enriquece a mente, fortalece habilidades críticas e alimenta a imaginação.

Ao cultivar esse hábito, você se torna também um cidadão mais informado e engajado, desenvolve a capacidade de compreender o mundo de diferentes perspectivas, aprimora sua comunicação, aumenta sua empatia e adquire conhecimento que pode ser aplicado em várias esferas da vida. 

Portanto, lembre-se de que, embora o Enem possa ser um importante motivador para a leitura, os verdadeiros tesouros encontrados na página de um livro são aqueles que enriquecem a sua jornada pessoal, intelectual e emocional. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel