Figuras de Linguagem: a utilização de palavras em sentido figurado

Conotação x Denotação - Veja resumo gratuito para entender as Figuras de Linguagem. É básico entender este assunto para conseguir fazer as questões de Interpretação de Texto na prova de Linguagens, e também para mandar bem na Redação do Enem & do Encceja. Vem!

Você precisa se apropriar dos recursos possibilitados pela utilização das figuras de linguagem. Assim fica melhor para produzir a redação no Enem e no vestibular, e também você consegue compreender num todo a ideia que os autores querem passar em seus textos.

O discurso é algo que se manifesta tanto em sentido conotativo quanto denotativo. Mas, quando o autor lança mão da segunda possibilidade, você deve estar atento para compreender o texto em todas as suas nuances. Você já domina Conotação e Denotação, certo? É o básico para entender as Figuras de Linguagem.

Conotação e Denotação

denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite(noite sentido de período noturno).

A conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos, encontramos esses exemplos no texto literário, mas na redação do Enem não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo. Fique ligado! Exemplo de conotação: Há dias que amanhecem noite (noite no sentido de tristeza, sombrio).

Dica  importante – Se você está com dúvidas sobre que é sentido conotativo, ou o que é sentido denotativo, pare um pouco por aqui e faça uma revisão sobre Conotação e Denotação. Veja aqui  na imagem uma aula do professor Jackson Avila: Linguagem Conotativa x Linguagem DenotativaEm poucos minutos você se atualiza sobre o que á Linguagem Denotativa e o que é a Linguagem Conotativa.

Então, como você viu no início do post, a linguagem conotativa trabalha com o sentido figurado, no qual determinadas palavras assumem uma significação muito mais ampla do que aquela que encontramos nos dicionários.LinguagemNesse caso, dizemos que o autor lançou mão da linguagem figurada, na tentativa de criar um novo sentido, uma imagem. E é justamente nesse momento que você, ao ler ou interpretar um texto, se depara com as figuras de linguagem.

Veja nossa videoaula e depois o resuminho escrito para mandar bem nas figuras de linguagem:

As Figuras de Linguagem:

Figura de linguagem é: uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas.

As figuras de linguagem são geralmente empregadas para dar mais expressão ao que queremos; ampliando o significado de uma palavra, suprindo a falta de um termo adequado ou criar significados diferentes.

Veja o exemplo: “Amar é um deserto e seus temores…” (Djavan) – →Ao ouvir esse trecho da canção “Oceano”, você precisa fazer uma relação com a imagem que um deserto representa: sofrimento, solidão, sacrifício; para assim poder compreender o que o amor significa para o autor.

Conotação e denotação – já que o assunto é linguagem poética, leia com atenção o texto do poeta gaúcho Mario Quintana. Ó título é O Trágico Dilema (fonte:  QUINTANA, Mário. Caderno H. Porto Alegre: Globo, 1983, p.39_):

“Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.”

E agora, como interpretar ‘burro’?    

De que maneira interpretar a palavra “burro”? Claro, ela não foi empregada no texto, simplesmente, com o sentido de um animal quadrúpede. Foi usada com sentido figurado que, em seu contexto, quer dizer “indivíduo com falta de Inteligência”.

O fato de a palavra burro, sendo um substantivo, ser empregada como um adjetivo indica o uso mais expandido dessa palavra, pois assimilamos a dificuldade do animal em aprender e, também, a sua teimosia, para adjetivar pessoa que têm dificuldade de assimilação.

Figuras de Linguagem em Lima Barreto

Lima Barreto (imagem) é um autor de um romance muito importante na literatura brasileira e que, sem dúvidas, deve ser leitura obrigatória. Um de seus livros mais famosos é “Triste fim de Policarpo Quaresma.”  Veja aqui um aula completa sobre as obras de Lima Barreto, clique aqui para conhecer o autor.lima-barreto

Observe a palavra triste e seu significado no título da obra. Agora coloque o adjetivo depois da palavra fim e perceba a diferença.

“Triste fim de Policarpo Quaresma” e “Fim triste de Policarpo Quaresma” nos mostram sentidos diferentes, levando em conta a posição do adjetivo, certo?

Isso acontece porque, na língua portuguesa, quando colocamos o adjetivo depois do substantivo a que se refere, temos o seu sentido literal e objetivo; o adjetivo empregado antes do substantivo, como no título do romance de Lima Barreto, é empregado sempre com sentido figurado.

Veja a diferença entre Conotação e Denotação

  • Posto isso, levamos em conta que uma palavra pode ter dois tipos de significado, sendo eles:
  • Denotação (palavra com sentido denotativo) – a palavra está no texto com seu sentido correto, aquele que encontramos no dicionário.
  • Conotação (palavra com sentido conotativo) – a palavra aparece com seu sentido alterado, permitindo diferentes interpretações, dependendo do seu contexto.

Mas, preste atenção: para que você entenda o sentido conotativo de uma palavra, você deve, primeiro, saber qual é o seu sentido denotativo.

A conotação é uma extensão da denotação e a linguagem literária explora o sentido conotativo das palavras, num infinito trabalho de alterar e dar novos sentidos às palavras dentro de determinada obra.

Para que um texto tenha originalidade e criatividade, muitos escritores “fogem” do padrão da gramática normativa. Essas “fugas” têm função estilística, não constituindo erros, sendo chamadas de figuras de linguagem.

Temos três tipos de figuras de linguagem:

  1. as de sintaxe,
  2. as de pensamento; e,
  3. as de palavras.

1 – Figuras de sintaxe

  • Elipse: omite-se um termo que pode ser facilmente identificado através do seu contexto ou por alguns elementos gramaticais.
  • “Jantei sozinho. E quando voltei a casa, fui direto ao atelier, destapei o retrato, lancei uma pincelada ao acaso, tornei a cobrir a tela. ” (José Saramago)
  • Nesse texto de Saramago é omitido o pronome eu (imagine esse trecho com a repetição de tal pronome?). Essa omissão torna o texto mais elegante e conciso e, a flexão na 1ª pessoa (eu) nos tempos verbais, permite que a interpretação seja precisa.

 

  • Pleonasmo: é a repetição de termos ou ideias com o objetivo de tornar o texto mais expressivo ou enfático, reforçando a mensagem:
  • “E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinicius de Moraes)
  • A ti tocou-te a máquina mercante” (Gregório de Matos)
  • Porém, fique atento a uma coisa muito importante: se a repetição de termos não acrescenta nada à mensagem, estamos diante de um pleonasmo vicioso, sendo um defeito de linguagem.
  • Exemplos:
  • Fulano teve uma hemorragia de sangue. (Existe hemorragia de outra coisa diferente de sangue?)
  • A brisa matinal da manhã lhe fez muito bem. (Existe matinal da noite?)

 

Aliteração: é a repetição dos sons cuja natureza consonantal é a mesma.

  • “Vozes veladas, veludosas vozes,
  • volúpias de violões, vozes veladas,
  • vagam nos velhos vórtices velozes
  • dos ventos, vivas, vãs vulcanizadas.”
  • (Cruz e Sousa)

 

  • Mas, se os sons que se repetem forem de natureza vocálica­, a figura recebe o nome de assonância.
  • “Sou um mulato nato no sentido lato
  • mulato democrático do litoral.”
  • (Caetano Veloso)

 

2 – Figuras de pensamento

  • Antítese: é a aproximação de palavras que tem o sentido oposto.
  • “Os jardins têm vida e morte.” (Cecília Meireles)

 

  • Ironia: é o uso de uma palavra, expressão ou frase com seu sentido contrário do literal, a fim de tornar a mensagem satírica.
  • “A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças.” (Monteiro Lobato)

 

Eufemismo: é a suavização de uma expressão desagradável, sendo substituída por uma menos rude.

 

  • “Querida, ao pé do leito derradeiro
  • Em que descansas dessa longa vida,
  • Aqui venho e virei, pobre querida,
  • Trazer-te o coração do companheiro.”
  • (Machado de Assis)

 

Hipérbole: é a exageração de uma ideia com o objetivo de ser mais expressiva.

  • “O leito dos rios fartou-se
  • E inundou de água doce
  • A amargura do mar.”
  • (Chico Buarque)

 

3 – Figuras de palavras

Metáfora: é o uso de uma palavra ou expressão no lugar de outra, que possui, entre elas, certa semelhança de sentido. As metáforas são um tipo de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece.

“Meu pensamento é um rio subterrâneo.” (Fernando Pessoa)

Nesse exemplo, a metáfora ocorre pelos traços de semelhança entre o pensamento e o rio, pela fluidez, profundidade, inatingibilidade de ambos.

Caro(a) estudante, interprete e atente-se aos textos: se a frase fosse “meu pensamento é como um rio subterrâneo” não teríamos uma metáfora, e sim uma comparação!

Metonímia: é o emprego de um termo no lugar de outro, mantendo-se uma relação com o todo.

“O bonde passa cheio de pernas:

Pernas brancas pretas amarelas.” (Carlos Drummond de Andrade)

(aqui temos a palavra pernas em lugar de pessoas: seria a parte pelo todo)

“De que importa, se aguarda sem defesa

Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?” (Gregório de Matos)

(substituição da matéria pelo objeto: ferro (matéria) equivale a machado (objeto))

No quadro abaixo, você vai conhecer as figuras de pensamento, que são a primeira divisão das figuras de linguagem, juntamente com um exemplo de utilização de cada uma delas:

Figuras de Linguagem

Exemplos de utilização

Comparação e Metáfora: é a comparação entre dois termos, de modo que as características de um sejam atribuídas a outro. Quando ocorre comparação, aparece um termo específico: como, tal qual, etc. Quando esse termo é suprimido, ocorre a metáfora. Metáfora: Um beijo seria uma borboleta afogada em mármore. (Cecília Meireles)

 

Comparação

Ela vive como os pássaros.

Metonímia: consiste na substituição de uma palavra por outra, havendo entre elas uma relação de interdependência, inclusão, implicação. Você nunca leu Machado de Assis (o autor pela obra).Vamos tomar uma Coca-Cola (a marca pelo produto).

Não havia uma alma na casa (a parte pelo todo).

Antítese: é o emprego de palavras que possuem sentidos opostos. De repente do riso fez-se o pranto (Vinícius de Morais)
Paradoxo: é a fusão, no mesmo enunciado, de elementos que se excluem mutuamente, quebrando a lógica. Fui-o outrora agora. (Fernando Pessoa)
Prosopopeia: também chamada de personificação, consiste em atribuir características de seres humanos a seres irracionais. O vento bateu na minha porta.
Hipérbole: consiste em expressar uma ideia com exagero, para enfatizá-la. Você vai chorar rios de lágrimas.
Eufemismo: consiste em empregar uma palavra ou expressão para amenizar o sentido desagradável de outra. Seu filho partiu dessa para a melhor (morreu).
Ironia: consiste em empregar uma palavra ou expressão querendo dizer exatamente o contrário. Você é um dançarino incrível, conseguiu pisar no meu pé várias vezes.

Exercício: Agora chegou a sua vez! Responda a questão abaixo!

1. Assinale a figura de linguagem que foi empregada no trecho abaixo da canção de Lulu Santos e Nelson Mota.

“O vento beija meus cabelos

As ondas lambem minhas pernas

O sol abraça o meu corpo

Meu coração canta feliz”.

a) hipérbole                b) metáfora             c) prosopopeia             d) ironia                       e) metonímia

Resposta: letra “c”.

Comentário: os autores atribuíram uma característica humana a cada elemento relacionado: o vento beija; as ondas lambem; o sol abraça; o coração canta. A prosopopeia também é chamada de personificação, justamente por atribuir características humanas a seres inanimados.

Jackson Gil - Linguagem
O texto foi preparado pelo professor Jackson Gil Avila para o Blog do Enem. Jackson é licenciado em letras Português/Espanhol; especialista em Literatura Contemporânea e em Gramática do Texto; e mestrando em Ciências da Linguagem, todos pela UNISUL.