Campo Elétrico: veja as linhas de força no resumo de Física

É possível visualizar as linhas de força de um campo elétrico? Saiba mais sobre eletricidade com este super post de Física para o Enem, e aprenda a diferença entre Campo Magnético e Campo Elétrico.

Quando pensamos em linhas de campo elétrico é extremamente comum fazermos a ligação direta com as linhas de campo magnético, pois existem muitos experimentos que nos mostram as linhas de campo magnético. E a confusão está feita.

Para ajudar  você a não se perder nas questões de Física do Enem, do Encceja ou dos Vestibulares, nossos professores separaram bem o que são as linhas do Campo Magnético, e o que são os setores do Campo Elétrico.

Campo Elétrico x Campo Magnético

Veja a diferença nas imagens e na explicação da teoria.

As linhas de campo magnético podem ser observadas em experimentos muito simples com a disposição de limalha nas proximidades e superfícies de um objeto magnetizado.  Confira nesta imagem:  Já as linhas de campo elétrico não podem ser vistas desta forma. Elas são representadas apenas geometricamente a partir dos fundamentos da teoria relacionada.

Confira nesta imagem a seguir como os vetores de um campo a partir de uma carga positiva são representados ‘para fora’, e da carga negativa são representados ‘para dentro’. Este é o assunto desse post. Vem com a gente revisar eletricidade para gabaritar Física no Enem e nos Vestibulares!

Resumo de Campo Elétrico

Confira agora com o professor Otávio Seco, do canal do Curso Enem Gratuito, uma super aula de revisão sobre o Campo Elétrico.

As dicas do professor Seco:

  1. Campo elétrico é um campo formado por linhas de força ao redor de uma carga elétrica, sendo uma grandeza vetorial.
  2. No estudo do campo elétrico, é importante saber a direção dessas linhas de força quando esse campo é gerado por uma carga elétrica negativa ou positiva.
  3. Quando é gerado por uma carga positiva, o campo elétrico é um campo divergente, ou seja, as linhas de força saem da carga elétrica.
  4. Por outro lado, quando é gerado por uma carga negativa, o campo elétrico é um campo convergente, ou seja, as linhas de força vão na direção da carga elétrica.
  5. Por fim, nas questões de Física sempre se pede para calcular a intensidade do campo elétrico, então fique atento para aprender a fórmula!
  6. Confira em detalhes no vídeo acima.

 

As Linhas de Força

Os fenômenos relacionados ao Campo Elétrico também podem ser representados de maneira simplificada através do que podemos chamar de linhas de força.

Estas linhas nos ajudam a perceber o vetor do campo elétrico, pois nos informam sua direção e sentido, e os processos de atração ou de repulsão entre as cargas.

Ao analisar uma carga pontual, como na imagem acima, estas linhas encontram-se na direção radial em relação a carga geradora do campo.

  • Se a carga for positiva temos um campo de afastamento;
  • Se a carga dor negativa temos um campo de aproximação.
  • Veja novamente nestas imagens a seguir para fixar bem e não esquecer:
  • Linhas de força no campo elétrico
    Linhas de campo em cargas positivas e negativas

     

Atração ou Repulsão no Campo Elétrico

Agora, veja os fenômenos de atração ou de repulsão entre as cargas, como netas imagens a seguir:

Positivo repele Positivo.3

 

Negativo repele Negativo.

4

Veja agora como Positivo ‘atrai’ Negativo, e vice-versa.

São as Cargas de Sinais Contrários, com os Dipolos diferentes.5

Aula Gratuita para você nunca mais esquecer:

Confira agora no resumo do Curso Enem Gratuito o que é a Potência Elétrica.

As dicas do professor Marcelo:

  1. Potência elétrica nada mais é do que a transformação de energia elétrica em algum outro tipo de energia, seja ela energia mecânica (no caso de um ventilador, por exemplo), ou até mesmo uma energia térmica (como no caso dos fornos elétricos).
  2. Então vamos usar a mesma definição que aprendemos na aula passada, onde potência é uma energia dividida pelo tempo. Só que agora essa energia é elétrica! E energia elétrica remete a um circuito elétrico.
  3. Professor mostra no vídeo a representação de um circuito elétrico no quadro.
  4. O que seria uma lâmpada potente? Seria uma lâmpada que consegue iluminar muito bem um ambiente.
  5. Quando o circuito for ligado, uma corrente elétrica vai fluir através do circuito e ao atingir a lâmpada, faz com que ela brilhe emitindo luz. Aqui temos a transformção de energia elétrica em energia luminosa.

 

  • Dica:
  • 1 – Em muitos livros didáticos também pode-se encontrar que ‘As linhas de campo divergem, quando analisamos uma carga positiva;
  • 2 – E que as linhas de campo convergem quando analisamos cargas negativas’.
  • 3 – Confira mais um resumo especial sobre Campo Elétrico no Blog do Enem.

 

Exercícios sobre as Linhas de Força no Campo Elétrico

6

8

Gabarito 

1. [C]

2. [C]

3. [E]

4. [A]

Os textos e exemplos acima sobre Campo Elétrico foram preparados pelo professor John Rodnei para o Blog do Enem. John é graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Física em escolas e cursos pré-vestibulares da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/john.rodnei/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel