Shakespeare: O amor de Romeu e Julieta na literatura do Enem

Um enredo clássico e sempre atual. Você já leu ou assistiu Romeu e Julieta? Vale a pena como cultura geral e como a literatura de William Shakeaspeare no Enem.

William Shakeaspeare criou personagens eternos como Romeu e Julieta, Otelo e Rei Lear, entre outros. Veja como ele foi importante na Literatura nesta Revisão para o vestibular e o Enem.

Quem não conhece aquela história? O mocinho se apaixona pela mocinha. Mas, como eles são de famílias rivais ou de culturas diferentes, acabam por viver um amor proibido.

Sim, por certo que você já viu uma centena de livros, filmes e novelas com esse enredo. Mesmo acostumados a essa trama, sempre nos deixamos envolver e ficamos na torcida para que o casal seja feliz para sempre.

Já no século 16 um casal se consagrou como os protagonistas mundiais do amor proibido: Romeu e Julieta. A tragédia foi escrita entre 1591 e 1595. É uma das primeiras obras do escritor inglês William Shakespeare.

A tragédia Romeu e Julieta traz a história de dois adolescentes cuja morte acaba aproximando suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares da época de Shakespeare e até hoje ganha os palcos do mundo todo em releituras, além de adaptações cinematográficas e séries de televisão.  william shakespeareA história se passa em Verena, região do norte da Itália e fala da rivalidade entre as famílias Montecchio e Capuleto.

No ambiente da Idade Média estas duas famílias brigavam pelo poder, prestígio e domínio do comércio. As disputas pelo poder sempre resultavam na morte de um membro de uma das famílias, o que gerava em ciclo de repetição um novo conflito para vingar tal morte. No desfecho dessa rivalidade ocorrem o amor e as mortes de Julieta e Romeu.

Veja  na imagem o cartaz da primeira versão cinematográfica de Romeu e Julieta, lançada em 1968 pelo diretor italiano Franco Zeffirelli. Foi um campeão de bilheteria em todo o mundo, levando milhões de pessoas a chorar com o triste desfecho da tragédia.Literatura - Romeu e Julieta

Dica 1: Literatura – Quais os Livros mais requisitados nos vestibulares?
https://blogdoenem.com.br/literatura-livros-vestibulares/

 

ROMEU E JULIETA – Continue abaixo na sua revisão:

O livro Romeu e Julieta mantém a característica de peça de teatro, escrito em diálogo, o que o torna fácil e rápido de ler. Está disponível gratuitamente no site ebooksbrasil.org: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf

Em 2013 Romeu e Julieta ganham mais uma versão em cinema, com direção de Carlo Carlei. Veja o trailer que fica como um convite para assistir o filme:

Características de Shakespeare

Entre os motivos de Romeu e Julieta repercutirem até os dias de hoje estão as características das obras shakespearianas: Universalidade: ele foi mestre em diversos gêneros literários, tratou de assuntos variados e todos com interesse e penetração.  Trabalhou assuntos sempre atuais como o amor proibido ou a loucura.

As obras de Shakespeare apresentam equilíbrio entre a matéria e a forma: isto é, entre a profundidade do pensamento e a perfeição; Humor: nem sempre jovial, mas sempre notável e o Domínio da língua inglesa.

Aula Gratuita sobre William Shakespeare

Veja um aulão gratuito de Literatura Enem com a professora Kel, sobre a obra de Shakespeare:

Dica 2 – Se você quiser uma análise do estilo desse autor leia nesse link do site Aluno Esperto: http://alunoesperto.com/william-shakespeare-no-teatro-elisabetiano

O que faz de Shakespeare um dos autores mais importantes da história literária mundial é que, além dele ter registrado a realidade inglesa de sua época, sua obra trabalhou temas universais e que se mantêm atuais mesmo com o passar dos séculos.

Dica 3: Literatura: Revisão sobre a vida e a obra de Machado de Assis: https://blogdoenem.com.br/literatura-revisao-machado-de-assis/
Amanda Enem Literatura
Este post sobre William Shakespeare foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel