“Não anda descalço, menino!” Essa típica frase de mãe tem um motivo: vermes como o do amarelão, que podemos pegar através da pele. Vamos revisar seu ciclo? Confira tudo sobre a Ancilostomose para o Enem e os vestibulares.
A ancilostomose é também chamada popularmente de amarelão ou opilação. É uma verminose causada pelos por duas espécies de vermes do Filo Nematodea: Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
Estes vermes penetram em nossa pele, no estágio de larva, geralmente quando caminhamos descalços em solos contaminados.
Características dos vermes:
A espécie Ancylostoma duodenale é tipicamente encontrada na Índia, Japão e China. Já o Necator americanus é encontrado em regiões tropicais, como a África e as américas (inclusive o Brasil). Ambas as espécies são muito semelhantes, tendo os vermes adultos entre 0,8cm e 1,3cm, sendo as fêmeas maiores que os machos.
Resumo sobre Ancilostomose
Veja agora com a professora de biologia Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito.
Os machos das duas espécies, como é característico dos vermes nematelmintos, possuem a extremidade posterior em formato de gancho para aderir à fêmea durante a cópula.
As duas espécies possuem na boca placas ou espinhos duros que são utilizados para rasgar as paredes do intestino do hospedeiro.
Dentro do ser humano, os vermes adultos rasgam as paredes e sugam o sangue do hospedeiro, deixando-o anêmico e amarelado (daí o nome da doença). “Do mal” esse vermezinho, não acha? Ficou curioso(a)? Então revise a ancilostomose aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!
A causa do Amarelão
Veja abaixo as “lindas fotos 3×4” dos vermes mostrando as bocas de ambas as espécies. Eles utilizam a “boca” para rasgar as paredes do intestino de modo a se alimentar diretamente do sangue dos hospedeiros, provocando anemia e desnutrição. Com isso a pessoa vai ficando amarelada.
Ciclo da ancilostomose:
No intestino dos hospedeiros, as fêmeas colocam seus ovos que são eliminados juntamente com as fezes. No solo, se as condições de temperatura e umidade estiverem adequadas, os ovos tornam-se embrionados, ou seja, passam a desenvolver uma larva rabditoide.
Depois de algum tempo, os ovos eclodem liberando larvas que no solo amadurecem e se transformam em larvas infestantes – as larvas filarioides. Quando a pele de uma pessoa entra em contato com o solo contaminado (geralmente pelos pés descalços), as filarioides penetram na pele.
Após penetrarem no corpo do hospedeiro, as larvas migram para os vasos linfáticos e passam para os vasos sanguíneos e serão carregadas para os pulmões e para o coração.
Nos pulmões, as larvas furam as paredes dos alvéolos e migram pelo sistema respiratório até chegarem à faringe, onde são deglutidas. Quando alcançam o intestino delgado já são vermes adultos.
No intestino, os vermes irão rasgar as paredes do órgão e sugar sangue, o que deixa a pessoa anêmica. É nos intestinos também que os vermes se reproduzem sexuadamente, reiniciando o ciclo.
Veja o esquema a seguir com o resumo do ciclo da ancilostomose:
Sintoma da ancilostomose:
Como os vermes rasgam as paredes do intestino para se alimentarem do sangue do hospedeiro, podem ocorrer hemorragias e a pessoa ficará anêmica. Em consequência disso, a pessoa fica pálida e amarelada, sente fraqueza, tonturas e dores musculares.
Tratamento da ancilostomose:
Os vermífugos administrados anualmente (como os dados às crianças), são bastante eficientes. Porém, como o verme causa perda de sangue, é importante que o tratamento também seja feito com a administração de ferro.
A doença do Amarelão na literatura
Veja agora com a professora Camila Zuchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que a doença do Amarelão ficou marcada na história literária do Brasil:
Prevenção da ancilostomose:
Como a transmissão é feita através do solo contaminado com fezes de pessoas contaminadas a melhor maneira de interromper o ciclo de verme é realizar a melhoria das condições sanitárias do local, assim como dos serviços de saneamento básico. Outra atitude que ajuda a diminuir a contaminação é andar sempre calçado (Viu? Sua mãe tinha razão!).
Dica 1: Antes de continuar estudando a ancilostomose, que tal rever as características do Filo Nematodea? Então veja este super post com dicas da professora Juliana Santos: https://blogdoenem.com.br/lombriga-filaria-ancilostomo-nematodeos/
Dica 2: Que tal revisar também uma outra verminose que pode aparecer no Enem? Então veja este super post sobre teníase e cisticercose com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-teniase-cisticercose/
Dica 3: Revise também a esquistossomose! Veja este super post com vídeo-aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-esquistossomose-verminose/
Dica 4: Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post com super vídeo-aula do professor Rubes Oda: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/
Curiosidades sobre a doença do amarelão
As espécies Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum são parasitas intestinais de cães e gatos bastante comuns. Nesses animais estes vermes irão causar uma verminose semelhante ao amarelão em humanos. Porém, as larvas dessa espécie podem entrar por engano na pele do ser humano.
O Bicho Geográfico
Como não conseguem atingir a circulação humana, permanecem nos tecidos subcutâneos, cavando verdadeiros túneis. O deslocamento das larvas provoca lesões na pele, como rastros, semelhantes ao desenho de um mapa. Por conta destas lesões características, recebem o nome popular de “bicho-geográfico”, dermatite serpiginosa ou larva migrans cutânea.
Veja a imagem a seguir mostrando uma lesão causada pela larva migrans:
E aí, curtiu o post? Aprendeu um pouquinho mais sobre a ancilostomose? Beleza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?
1) (UFMS) Em relação às doenças parasitárias que afetam o homem, é correto afirmar:
01. O nematódeo Necator americanus é causador da oxiurose no homem.
02. O popular “bicho-geográfico” é causado por larvas do nematódeo Ancylostoma duodenale que penetram na pele humana causando intensa coceira e deixam linhas sobre o corpo semelhantes a traçados de mapas.
04. O trematódeo Schistosoma mansoni provoca no homem a esquistossomose, caracterizada por aumento abdominal, popularmente conhecido como “barriga d’água”.
08. No Brasil, o nematódeo Wuchereria bancrofti causa a filariose doença também conhecida como “elefantíase”.
16. No caso da teníase no homem, o bovino é hospedeiro intermediário da Taenia solium, e o suíno é hospedeiro intermediário da Taenia saginata.
32. A doença ancilostomíase, conhecida por “amarelão”, é causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides.
Resposta: 02 + 04 + 08 = 12
2) (UEPB) No início do século passado, Monteiro Lobato criou o Jeca-Tatu, personagem que representava o brasileiro da zona rural, descalço, malvestido e portador de verminose. Jeca é magro, pálido e preguiçoso, sendo estas características decorrentes da verminose. Monteiro Lobato afirmava que “Ele não é assim, ele está assim”, e “Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina”.
Assinale a alternativa que informa o nome do parasita, modo de transmissão e profilaxia.
a) Ascaris lumbricoides; ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos; saneamento básico, lavar os alimentos, beber água filtrada e fervida.
b) Schistosoma mansoni; penetração das larvas presentes na água através da pele; tratamento dos doentes, controle da população de planorbídeos, saneamento ambiental.
c) Ancylostoma duodenale; penetração ativa de larvas através da pele humana; saneamento básico, evitar contato da pele com solos contaminados por larvas do parasita, utilização de calçados.
d) Ancylostoma brasiliensis; penetração ativa através das mucosas; evitar contato da pele com as larvas do parasita.
e) Taenia solium; ingestão de carne de porco contaminada; saneamento ambiental, inspeção rigorosa dos abatedouros e açougues, cozimento adequado das carnes.
Resposta: C.