Novas universidades federais criam 1.843 novas vagas ainda em 2013

Três das quatro universidades federais criadas pelo MEC vão oferecer 1.843 novas vagas no segundo semestre de 2013. Ainda não se sabe quais adotarão o Sisu.

Uma boa notícia para quem está lutando por uma vaga no ensino superior! Três das quatro universidades federais criadas em 2013 pelo MEC vão oferecer 1.843 novas vagas no segundo semestre deste ano. Essas universidades que já vão nascer com vagas abertas são desmembramentos de universidades federais que já existem.

O Blog do Enem já falou sobre a criação das novas universidades federais pelo MEC. Se você não está por dentro do assunto, acesse nosso post https://blogdoenem.com.br/lei-novas-universidades-federais/.

A UFCA (Universidade Federal do Cariri) surgiu a partir da UFC (Universidade Federal do Ceará) e vai oferecer mais de 600 vagas nesse segundo semestre. 490 oportunidades em 11 cursos em Juazeiro do Norte, 80 vagas em medicina em Barbalha e 50 em agronomia em Crato. A expectativa é que 16 novos cursos sejam criados gradativamente nos próximos semestres, totalizando 6.490 oportunidades.

A UFPA (Universidade Federal do Pará) deu origem à Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), que terá 658 vagas em 16 cursos em Marabá, por enquanto. Quando for plenamente instalada, a Unifesspa deverá atender 12.830 estudantes nos 47 cursos de graduação e nos cursos de pós-graduação.

A UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) foi criada a partir da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e vai oferecer 565 vagas neste semestre no campus de Barreiras. O objetivo é que nos próximos anos, a universidade tenha 35 cursos de graduação com até 7.930 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.

A quarta universidade criada pelo MEC não oferecerá vagas já no segundo semestre de 2013, mas, quando estiver instalada, a Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia), oferecerá 36 novos cursos e deverá atender 11.110 estudantes.

Cada universidade deverá decidir se adota ou não o Sisu e o Enem 2013. Segundo o MEC, os novos cursos serão implementados de forma gradativa partir de 2014, junto com a contratação de professores e técnicos.

Hoje, 80% das universidades federais já adotam o Sisu! Não ficou sabendo? Leia mais aqui https://blogdoenem.com.br/sisu-80-universidades-federais/.

Saiba também quais são as 10 universidades federais com maior número de vagas https://blogdoenem.com.br/enem-10-universidades-vagas/.

universidades federais UFOB

Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos. Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Felipe Figueiredo

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Categorias: Universidades Públicas Tags: , , , , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel