Os falsos cognatos (Heterosemánticos) – Espanhol Enem

Falsos cognatos ou falsos amigos. Estes termos são usados para nomear o tema do post de hoje: surpreenda-se com estas palavras que parecem, mas não são! Estude Espanhol para o Enem!

Você aí, sentado diante do computador, é, você que disse: ‘O quê? Estudar espanhol? Jamais! É moleza, é igual ao português!’

Exemplos de Falsos Cognatos. Fonte: http://www.joseferreira.com.br/blogs/lingua-espanhola/conteudos-para-praticar/heterosemanticos-falsos-amigos/

Chegou a hora de mudar seus conceitos e crenças. Afinal, espanhol não é tão fácil assim não! Não acredita? Vamos aos quadrinhos acima então: RATO é momento, EXQUISITA é saborosa, IR DE TAPAS é comer aperitivos, EMBARAZADA é grávida e VASO é copo. Eu te convenci? Então venha conosco estudar os Falsos Cognatos! É espanhol para gabaritar o Enem!

Em primeiro lugar vamos ao nome: “cognatas” são palavras que se parecem. Já o termo “Falsos Cognatos” designam palavras que ‘parecem, mas não são’. Ou seja, palavras que se assemelham em idiomas diferentes e passam a falsa impressão de que não cognatas. Mas que na verdade enganam e muito! O termo em espanhol heterosemánticos propõe justamente a diferença semântica entre tais palavras, em idiomas diferentes. Também é usual dizer em espanhol que são falsos amigos, sugestivo, não?

Portanto, os falsos cognatos que vamos conhecer, são palavras em espanhol muito semelhantes ao português em sua grafia e pronúncia, mas que possuem significados diferentes em cada língua. Como há uma infinidade de falsos cognatos entre as línguas espanhola e portuguesa, estas palavras serão apresentadas através de imagens e listas. Divirta-se!

Exemplos de Falsos Cognatos. Fonte: http://caminosysuenos.blogspot.com.br/2012/11/heterosemanticos_25.html
Exemplos de Falsos Cognatos. Fonte: http://www.espanholito.com/2012/12/enorme-relacao-de-falsos-cognatos.html
Exemplos de Falsos Cognatos. Fonte: http://zunal.com/conclusion.php?w=259323

Listas de Falsos Cognatos. Fonte: http://blog.maxieduca.com.br/falsos-cognatos-testes-espanhol/
Assista ao vídeo a seguir do Canal do Youtube “Espanhol para brasileiros” com 10 heterosemánticos / falsos cognatos que podem complicar sua vida:

Resolva estas questões:

1 – (UEFS BA/2011) Podría sustituirse por “reto” el término:

a) directo.
b) derecho.
c) acuerdo.
d) desafío.
e) franco.

2 – (UECE/2009) Indique los vocablos que, tal y como el término rato, son falsos amigos, o sea, divergen del portugués en el significado.

a) elogio, terapia
b) fraude, origen
c) arteria, habla
d) carroza, sótano

TEXTO (questão 3) EN EL DESVÁN DE LA ABUELA

Algunos sábados, Ana visita a su abuela. Vive en una vieja casa de adobes encalados. Es una casa campesina de las que tienen en la parte alta un desván. Se sube a él por una escalera que cruje con extraño sonido a madera seca. (…)
Parece la tienda de un anticuário. Apoyados sobre las paredes, hay unos cuadros con paisajes de algún desconocido o inventado país, y un gran espejo que deforma la imagen. Encima, colgado en un oxidado clavo2, un candil de aceite.
Allí pasa Ana largos ratos1 sin cansarse. Aunque ahora es invierno, no hace frío; el tiro de la chimenea desprende un agradable calorcillo. (…)
(Cuentos del Arco Iris, Carlos Reviejo, Editorial Vicens, Barcelona, 1980.)

3 – (UFLA PAS) Según el texto, ¿cúal es el significado correcto de RATOS (ref.1) en el texto?

a) Las ropas de Ana
b) Un animal mamífero
c) El piso del desván
d) Los esfuerzos de Ana
e) Un espacio de tiempo

GABARITO:

1) D
2) D
3) E

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto