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para o ENEM

Óxidos – Revisão para Química vestibular e Enem. Confira!

Revise sobre a classificação e a nomenclatura dos Óxidos em mais esta aula preparatória para as questões de Química no vestibular e no Enem. Aula gratuita com exercícios.

Óxidos são compostos químicos binários, onde um dos átomos é o oxigênio. Veja um resumo com o que você precisa recordar para o Enem ou o Vestibular.

A maioria dos elementos químicos formam óxidos. Por exemplo a ferrugem (Fe2O3(s)); o gás carbônico (CO2); e a cal (CaO).  Ou seja, os óxidos estão no seu cotidiano sem que você perceba. E caem no Enem e no Vestibular.

Química Enem
Oxido de ferro III – a ferrugem

Classificação e nomenclatura dos Óxidos:

Os óxidos estão divididos em 4 subgrupos: Óxidos Básicos, Óxidos Ácidos, Óxidos Neutros e Óxidos Anfóteros. Vamos começar a revisão pelos óxidos básicos.

Óxidos básicos

São óxidos onde o oxigênio está ligado a um metal de baixo número de oxidação (nox +1 e +2, exceto Pb, Zn, Sb e Sn, os quais formam óxidos anfóteros), principalmente metais alcalinos e alcalinos terrosos. Possuem estruturas iônicas.  Os óxidos básicos reagem com água formando bases ou hidróxidos, e com ácidos formando sal e água (neutralização).

Exemplos:

Na2O + H2O → 2NaOH

K2O + H2O → 2KOH

CaO + H2O → Ca(OH)2

Na2O + 2HNO3 → 2NaNO3 + H2O

Nomenclatura de um óxido

Óxido de (nome do metal) – caso o metal apresente mais de um estado de oxidação, o nome do metal pode ser acompanhado dos sufixos OSO/ICO ou do número de oxidação do metal. xemplos:

Na2O – óxido de sódio

CuO – óxido cúprico ou óxido de cobre II

Cu2O – óxido cuproso ou óxido de cobre I

Óxidos ácidos ou anidridos

São óxidos onde o átomo de oxigênio está ligado a um ametal (não metal). Apresenta estrutura molecular. Pequena diferença de eletronegatividade entre o oxigênio e os ametais.

Ex. CO2; SO2; SO3.

São chamados de anidridos, pois são obtidos tam- bém da desidratação de ácidos inorgânicos. Exemplos:

H2SO4 quando perde uma molécula de água (H2O) resulta no SO3.

Os óxidos ácidos ou anidridos reagem com água formando ácidos oxigenados e com bases formando sal e água (neutralização). Veja os exemplos:

SO2 + H2O → H2SO3

P2O5 + 3H2O → 2H3PO4

N2O3 + H2O → 2HNO2

CO2 + H2O → H2CO3

SO2 + 2KOH → K2SO3 + H2O

óxidos destacada

Nomenclatura para você recordar

CO2 – óxido de carbono IV ou dióxido de (mono)carbono ou anidrido carbônico.

SO2 – óxido de enxofre IV ou dióxido de (mono)enxofre ou anidrido sulfuroso.

SO3 – óxido de enxofre VI ou trióxido de (mono)enxofre ou anidrido sulfúrico.

Cl2O – óxido de cloro I ou monóxido de dicloro ou anidrido hipocloroso.

Cl2O7 – óxido de cloro VII ou heptóxido de dicloro ou anidrido perclórico.

SiO2 – óxido de silício ou dióxido de (mono) silício ou anidrido silícico.

Óxidos anfóteros

São óxidos de metais de transição e semimetais (metal com nox igual a +3 ou +4). Tais óxidos podem reagir como ácidos ou bases. Quanto maior a diferença de eletronegatividade entre o átomo de oxigênio e o outro elemento maior o caráter básico e vice-versa.

Ex.: Fe2O3; Al2O3; SnO; ZnO.

Os óxidos anfóteros reagem com ácidos ou bases formando sal e água. Veja os exemplos:

ZnO + H2SO4 → ZnSO4 + H2O

ZnO + 2KOH → K2ZnO2 + H2O

Al2O3 + 6HCl → 2AlCl3 + 3H2O

Al2O3 + 2NaOH → 2NaAlO2 + H2O

Nomenclatura

SnO – óxido de estanho II

SnO2 – óxido de estanho IV

Fe2O3 – óxido de ferro III

ZnO – óxido de zinco

Al2O3 – óxido de alumínio

Óxidos neutros

São óxidos denominados Neutros aqueles que não possuem caráter ácido e nem básicos. Não reagem com água.

Ex.:

CO – monóxido de carbono ou óxido de carbono II

NO – óxido de nitrogênio II

N2O – óxido de nitrogênio I ou óxido nitroso (gás do riso)

Óxidos duplos

São formados pela associação de dois óxidos do mesmo elemento (mesmo cátion), porém onde os números de oxidação dos átomos ligados ao átomo de oxigênio são diferentes. Veja os exemplos:

F3O4 – tetróxido de triferro (magnetita) – formando por óxidos de Fe II e Fe III

Pb3O4 – tetróxido de trichumbo (zarcão) – formado por óxido de Pb II e Pb III

Peróxidos

Os Peróxidos são óxidos formados por cátions das famílias 1A (metais alcalinos) e 2A (metais alcalinos-terrosos) e pelo oxigênio com nox -1. Confira nestes exemplos:

H2O2 – peróxido de hidrogênio ou água oxigenada (aplicado em cortes para combater bactérias anaeróbicas restritas (causadoras do tétano)).

Na2O2 – peróxido de sódio

Superóxidos

São associações de uma molécula de O2 (oxigênio atômico) com uma de O2-2 (peróxido), assim, o oxigênio tem nox igual a -1/2.

Os ânions superóxidos são altamente reativos e têm capacidade de cindir outras moléculas à medida que entram em contato. Espécies reativas de oxigênio como o superóxido são um dos responsáveis pelo envelhecimento celular bem como o desencadeamento de crescimentos celulares desordenados. Veja os exemplos:

NaO2 – superóxido de sódio

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Saiba mais sobre Óxidos nestas duas aulas show do canal Química Em Ação – Prof. Paulo Valim, disponíveis no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu sobre óxidos  respondendo aos nossos desafios!


Exercícios

Desafios sobre Óxidos para você resolver e compartilhar a solução

Questão 1

O alumínio é amplamente utilizado para fabricação de latas e utensílios domésticos. Este metal possui brilho, porém, em contato com o oxigênio forma óxido opaco (Al2O3 ).

O óxido de alumínio reage com ácidos e bases fortes da seguinte maneira.

O Al2O3 é classificado como óxido _________, formando o composto ________ na reação I e _________ na reação II.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

a) ácido – AlSO4 – KAlO4

b) básico – Al2(SO4)3 – KAlO3

c) anfótero – Al3(SO4)2 – KAlO4

d) básico – AlSO4 – KAlO4

e) anfótero – Al2(SO4)3 – KAlO2

Dica 1 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Revise tudo sobre Bases: Definição de Arrhenius em mais esta aula de Química Enem – https://blogdoenem.com.br/bases-definicao-de-arrhenius-quimica-enem/

Questão 2

Para absorver a água eliminada na urina dos tripulantes de naves espaciais, a urina é reagida com óxido de lítio (Li2O). Nessa reação, forma-se:

a) Li(H2O)n

b) LiOH

c) Li(OH)2

d) Li(OH)3

e) Li(OH)4

Dica 2 – Revise sobre Funções inorgânicas em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/funcoes-inorganicas-quimica-enem-2/

Questão 3

(Fuvest-SP)

Um médico atendeu um paciente com dores abdominais, originadas de uma patologia denominada “úlcera péptica duodenal”. Para o tratamento desse paciente, o médico prescreveu um medicamento que contém um hidróxido metálico, classificado como “uma base fraca”. Esse metal pertence, de acordo com a Tabela de Classificação Periódica, ao seguinte grupo:

a) 1A

b) 3A

c) 6A

d) 7A

e) zero ou 8A

Dica 3 – Relembre sobre os princípios da Estequiometria em mais esta aula de revisão para a prova de Química Enem. Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? – https://blogdoenem.com.br/estequiometria-quimica-enem/

Questão 4

Uma forma genérica de se obterem ácidos é a reação entre seu anidrido (óxido ácido) e água. Entre os ácidos abaixo relacionados, não pode ser obtido por esse processo o:

a) ácido clorídrico

b) ácido hipocloroso

c) ácido cloroso

d) ácido clórico

e) ácido perclórico

Questão 5

Os calcários são rochas sedimentares que contêm minerais de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita). Quando esses minerais são aquecidos a altas temperaturas (calcinação), ocorre a decomposição térmica do carbonato, com liberação de gás carbônico e formação de uma outra substância sólida. As fórmulas e as funções químicas dessas substâncias envolvidas são, respectivamente:

a) CaCO3 (óxido), CO2 (óxido) e CaO (base)

b) CaCO3 (sal), CO2 (óxido) e CaO (óxido)

c) CaC2O4 (sal), CO2 (óxido) e CaC2 (sal)

d) CaCO4 (sal), CO (óxido) e CaO (óxido)

e) CaCO2 (sal), CO2 (óxido) e CaO (sal)

 Você consegue resolver estes exercícios sobre Óxidos? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!