Permutação simples e com repetição de elementos

Resumo de análise combinatória e Princípio Fundamental da Contagem. A base está na Permutação. Sào conteúdos entre os mais importantes para as questões de Matemática do Enem. Então, não deixe de conferir nosso resumo e resolver os exercícios!

Neste tópico serão apresentados dois tipos de permutações dentro da análise combinatória: a permutação simples e a permutação com repetição, assim como exemplos e dicas para resolução de exercícios. 

Permutações, são agrupamentos com n elementos, de forma que os n elementos sejam distintos entre si pela ordem. As permutações podem ser simples, com repetição ou circulares.

Introdução à Permutação

Confira agora com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, os fundamentos básicos de Permutação para você dominar Análise Combinatória.

Permutação Simples

1

2

Resumo sobre análise combinatória

Em alguns sites da internet, para que tenhamos acesso aos conteúdos, é necessário a realização de um cadastro. Depois que essa etapa é concluída geralmente são fornecidos ao usuário um login e uma senha.

Mas você deve estar pensando: “O que isso tem a ver com análise combinatória e com o princípio fundamental da contagem?” É que quando você cria uma senha, já está realizando uma operação de análise combinatória.

3

4

5

Permuta Simples e com Arranjo

Assista a aula selecionada com o professor Sérgio Sarkis, do Canal do Curso Enem Gratuito para ampliar seus conhecimentos de Permut, Arranjo, Fatorial, e de Análise Combinatória.

Depois da aula, continue conosco para completar os exercícios!

Veja agora um simulado completo de Análise Combinatória.

6

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Matemática
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel