Polígonos – Definição, classificação e propriedades

Polígonos Regulares e Polígonos Irregulares. Veja o que são os ângulos internos e externos, os vértices, as diagonais e os lados. De acordo com o número de lados a figura é nomeada. Confira a Classificação e as Propriedades.

Neste tema, você aprofundará o conceito de que Polígonos são figuras fechadas formadas por segmentos de reta, sendo caracterizados pelos seguintes elementos: ângulos, vértices, diagonais e lados. De acordo com o número de lados a figura é nomeada.

Polígonos           

Polígono é uma figura geométrica cuja palavra é proveniente do grego que quer dizer: poli(muitos) + gonos(ângulos). Um polígono é uma linha poligonal fechada formada por segmentos consecutivos, não colineares que se fecham. Veja imagem exemplos de formas de polígonos.1

Para você entender e fixar: A região interna a um polígono é a região plana delimitada pelos diversos lados que formam o polígono (que ‘fecham a área interna).

Muitas vezes encontramos na literatura sobre Geometria a palavra polígono identificada com a região localizada dentro da linha poligonal fechada. Mas, é bom deixar claro que polígono representa apenas a linha que circunda a Região Poligonal. Quando não há perigo na informação sobre o que se pretende obter, pode-se usar a palavra num ou no outro sentido.

Veja nas imagens:2

Considerando as figuras acima, observe que:

  1. Os segmentos AB, BC, CD, DE e EA são os lados do polígono e da região poligonal.
  2. Os pontos A, B, C, D, E são os vértices da região poligonal e do polígono.
  3. Os ângulos da linha poligonal, da região poligonal fechada e do polígono são: A, B, C, D e E.

Aula Gratuita sobre Polígonos

Veja um resumo simples e rápido com o professor Sérgio Sarkis, do canal Curso Enem Gratuito, para você aprender como resolver questões envolvendo polígonos nas provas do Enem, do Encceja ou dos vestibulares.

Muito bom este resumo. Agora, vamos para as definições tradicionais que você precisa aprender sobre os Polígonos:

3

Região poligonal convexa: É uma região poligonal que não apresenta reentrâncias no corpo da mesma. Isto significa que todo segmento de reta cujas extremidades estão nesta região estará totalmente contido na região poligonal.

4

5

Onde n é o número de lados e d o número de diagonais.

Nesta aula, segue a definição de polígonos regulares e suas nomenclaturas. Assista e complemente os seus estudos!


6

Dica 1: Revise também os quadriláteros com as super dicas a professora Jaceli! Clique neste post e arrase em matemática no Enem!

Quadriláteros – Definição; Classificação; e Propriedades: veja aula gratuita

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel