Redação Enem Começando do Zero: o ano todo para praticar

Com certeza você já ouviu falar que a prática leva à perfeição, certo? Então, por que esperar a proximidade do exame para começar a se preparar? Comece hoje mesmo o Curso Redação Enem Começando do Zero e aprimore a sua escrita para garantir uma excelente nota!

Você não precisa esperar até às vésperas das provas para começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Com o Curso de Redação Enem Começando do Zero, a ideia é que você tenha recursos para aprender tudo sobre o texto dissertativo-argumentativo e possa praticar durante o ano todo. 

A proposta deste curso é atender aos candidatos do exame, especialmente aqueles que vão fazer a prova pela primeira vez, a fim de ajudá-los a perder o medo da redação e ensinar o que vale mais pontos para chegar à nota 1000

Continue lendo para saber o que você vai encontrar neste curso e como fazer a sua inscrição.

Como deve ser feita a redação do Enem?

A redação Enem é uma parte essencial da avaliação, e exige habilidades de análise, argumentação e proposição de soluções para problemas contemporâneos da sociedade brasileira. 

Para se sair bem, é preciso, antes de mais nada, compreender a frase-tema fornecida, que serve como ponto de partida para a reflexão e argumentação do texto

Sua redação deve ser estruturada de acordo com o formato de dissertação argumentativa, o que implica na apresentação de uma tese clara e desenvolvimento argumentativo consistente, com argumentos sólidos, embasados em fatos, dados, exemplos e informações pertinentes.

A coesão e a coerência textual também precisam ser observadas com atenção, para que o texto tenha uma progressão lógica de ideias, com parágrafos bem articulados e conectados entre si. O uso adequado de conectivos e marcadores de discurso contribui para a fluidez e a clareza da sua redação.

Os textos de apoio fornecidos junto à proposta de redação devem ser utilizados de forma crítica e subsidiária, servindo como embasamento para os argumentos apresentados. É importante interpretar e analisar esses materiais de maneira cuidadosa, relacionando-os ao tema proposto e utilizando-os para enriquecer a argumentação.

Por fim, é preciso ainda dedicar atenção à escrita, observando a norma culta da língua portuguesa, a fim de evitar erros gramaticais, de ortografia e de pontuação. 

Leia também: Como conciliar escola e estudos para o Enem.

Como o Curso Redação Enem Começando do Zero pode te ajudar

O curso Redação Enem Começando do Zero foi preparado pela professora e especialista em Redação Enem, Daniela Garcia. Ela é formada em Letras, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra e doutoranda em linguística aplicada.

São 10 aulas que abrangem tudo o que você precisa saber para produzir o texto dissertativo-argumentativo, no formato exigido pelo exame, do início ao fim. 

Isso significa que você vai aprender desde como aproveitar os textos motivadores para compreender o tema da redação, mesmo que não conheça o assunto, até a estruturar e escrever cada um dos parágrafos, da introdução à conclusão.

As aulas têm um resumo escrito e um vídeo relacionado ao tema de estudo. Além disso, o curso também disponibiliza o acesso a um E-book completo e gratuito, que você pode baixar quando quiser para apoiar o seu aprendizado. 

Baixe o e-book “Aprenda a escrever a Redação do Enem”? 

Para baixar o seu e-book de Redação e começar a se preparar para o Enem, é bem simples: 

Veja também: Redação nota 1000 no Enem: 10 exemplos aprovados pelo MEC.

Aulas do curso Redação Enem Começando do Zero

Lembra que falamos que você vai ver todos os aspectos que importam para escrever uma redação nota 1000 no Enem, do zero? Pois é isso mesmo! Dá uma olhadinha em tudo o que você vai aprender com as aulas do curso  Redação Enem Começando do Zero: 

  1. Leitura da proposta e textos motivadores: entenda como utilizar os textos motivadores para interpretar a proposta da redação.
  2. Organize suas ideias: saiba como organizar as ideias antes de planejar a estrutura do seu texto.
  3. A estrutura do texto: aprenda a fazer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo
  4. Como criar repertório: veja dicas e orientações para enriquecer a sua redação.
  5. Dicas de argumentação: entenda como argumentar no texto dissertativo-argumentativo.
  6. Técnicas de Coesão: conheça os elementos coesivos para garantir pontos no seu texto.
  7. Proposta de Intervenção: saiba como criar uma solução para o problema apresentado 
  8. Detalhamento da proposta: veja que cuidados você deve ter no detalhamento da proposta de intervenção.
  9. Os macetes da conclusão: saiba como concluir o texto dissertativo-argumentativo. 

Viu só como é um curso super completo? Ao seguir o cronograma e a ordem das aulas, você estará preparado para escrever uma excelente redação Enem e tirar uma ótima nota. 

E, como dissemos no início deste artigo, não precisa esperar até chegar perto do exame para começar a sua preparação. O curso já está disponível para que você possa aprender todas as técnicas e praticar, já que treinar a sua escrita é um dos requisitos para aperfeiçoá-la. 

Que tal começar hoje mesmo? Acesse o curso!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Enem, Ensino Médio, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel