Presente do indicativo: verbos regulares: Português e Espanhol

As três primeiras conjugações dos verbos regulares no Espanhol terminam com AR; ER; e IR. Veja nesta aula como dominar o Presente do Indicativo com aula, dicas e simulado.

Sabe aquela expressão “aprender o bê-á-bá”, que usamos no português? Pois é exatamente a ideia dela que orienta o post de hoje, que traz uma série de dicas para você saber tudo sobre os verbos regulares do presente do indicativo no  Português e no Espanhol.  É fácil? Sim, é. Mas lembre-se: a melhor maneira de aprender um idioma (seja ele materno ou não) é começar pelas noções elementares da língua. O que inclui a conjugação correta dos verbos!  Para ver o Presente do Indicativo no Português clique aqui. Presente do Indicativo no Português clique aquiPara aprender o Presente do Indicativo no Idioma Espanhol, siga nesta mesma página. As similaridades são muito grandes na estrutura da Conjugação dos Verbos. Mas a melhor dica é estudar um idioma de cada vez.

E o que significa conjugar um verbo? No espanhol, assim como no português, conjugar um verbo é flexioná-lo obedecendo aos diferentes tempos (presente, passado, futuro…), modos (indicativo, subjuntivo, imperativo…) pessoas (1ª, 2ª, 3ª pessoa) e números (singular/plural).

E como saber qual verbo empregar? Bom, aí é necessário compreender que os verbos, de maneira geral, se referem a uma ação ou estado.

O Presente do Indicativo

  • Os verbos regulares do presente do indicativo no espanhol, por exemplo, são usados quando há necessidade de expressar ações:
  • no momento da fala (Tengo hambre/eu estou com fome);
  • habituais (Miramos la tele sólo a la noche/Nós assistimos à televisão somente à noite);
  • frequentes (Siempre que estudia, escucha música/Ela sempre escuta música quando estuda);
  • em um futuro próximo (Mañana viajo a Brasil/Eu viajo amanhã para o Brasil).
  • Ah, e também para falar de verdades universais, como: La Tierra gira alrededor del Sol (A Terra gira ao redor do Sol).

 

Veja a 1ª, 2ª, e a 3ª conjugação

É bom lembrar que os verbos no espanhol são classificados em três grupos, de acordo com as terminações de seu infinitivo:

Verbos da 1ª conjugação: Infinitivo terminado em -AR: hablar (falar)
Verbos da 2ª conjungação: Infinitivo terminado em -ER: comer (comer)
Verbos da 3ª conjugação: Infinitivo terminado em -IR: vivir (viver)

Presente do indicativoOutra coisa importante é saber que para conjugar os verbos corretamente no espanhol é necessário dominar as terminações que determinam o tempo verbal, a pessoa e o número – que, no caso dos verbos regulares do presente do indicativo, não apresentam maiores dificuldades.

Aula gratuita: O Presente do Indicativo

Veja com a professorar Márcia um resumo simples e rápido sobre a conjugação dos verbos regulares.

Muito bom este resumo com a professora Márcia. Têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito no Youtube.

Anote aí as dicas básicas do Presente do Indicativo:

1 – No presente do indicativo, todos os verbos regulares terminados em “ar” serão conjugados como hablar (falar) – é o caso de bailar (dançar), ganar (ganhar), buscar (procurar), limpiar (limpar), plantar (plantar), cocinar (cozinhar), estudiar (estudar), comprar (comprar), trabajar (trabalhar);

2 – No presente do indicativo, todos os verbos regulares terminados em “er” serão conjugados como comer (comer) – aprender (aprender), beber (beber), vender (vender), prometer (prometer), temer (temer), vender (vender), depender (depender), creer (crer);

3 – No presente do indicativo, todos os verbos regulares terminados em “ir” serão conjugados como vivir (viver) – abrir (abrir), partir (partir), permitir (permitir), escribir (escrever), insistir (insistir), recibir (receber).

4 – Dica: Essas regras se aplicam somente aos verbos regulares do presente do indicativo. No entanto, o espanhol apresenta diversos verbos que se comportam de maneira diferente no presente do indicativo e podem confundir você na hora da prova!

Veja a 1ª, 2ª e 3ª Conjugação dos verbos regulares

Vamos conferir na tabela, lembrando sempre que as terminações da 1ª, 2ª e 3ª Conjugações terminam com AR, ER, e IR, respectivamente:

Você notou, no quadro acima, como a forma infinitiva dos verbos hablar, comer e vivir (falar, comer e viver) mudou segundo as pessoas do singular (eu, tu, ele) e do plural (nós, vós, eles)?

E, fique ligado nas principais dicas para mandar bem no Espanhol:

Valeu aí?

Agora, vamos praticar?

(UFPE/2003) “Conviene” está conjugado en presente, en la tercera persona del singular. ¿Cuál es el infinitivo de ese verbo?

a) convienir
b) convenir
c) convir
d) convier
e) convinir

Resposta: B

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Espanhol para refrescar a memória e acertar todas as questões sobre Presente do Indicativo na hora da prova!

 

Presente do Indicativo

.

.
====

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram preparados por Vássia Silveira para o Blog do Enem com base em diversas fontes bibliográficas. Vássia Silveira é formada em Letras (Espanhol) pela Universidade Federal de Santa Catarina; e mestranda em Estudos da Tradução na mesma universidade. Facebook: https://www.facebook.com/vassia.silveira
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel