Veja como usar a Progressão Textual na Redação do Enem

De nada adianta você dominar conceitos gramaticais se você não conseguir expressar bem as suas ideias. Veja agora como utilizar a progressão textual na Redação do Enem

Para garantir uma boa nota em uma redação de Enem  ou vestibular não bastam boas ideias. Você precisa saber organizar seus argumentos. Para que o seu texto esteja bem estruturado há dois fatores fundamentais que devem ser seguidos: a coesão e a coerência, e com isso você pode alcançar a Progressão Textual que encanta os avaliadores na hora da correção oficial.

A Progressão Textual

Mas, antes de falar sobre a estrutura da sua redação, vou apresentar alguns conceitos importantes. A essência de uma voa redação passa por você saber como defender suas ideias em um texto dissertativo argumentativo. Você sabe como fazer isto? Se ainda não, revise este conteúdo antes de prosseguir.   Redação Enem Progressão textual

 

Veja o que é “o texto”:

Você sabe o que a palavra texto significa?  – Antes de começar a colocar suas ideias no papel após ler a exposição do tema da redação no Enem ou no Vestibular é importante conhecer algumas definições. Resumi aqui em três frases o que diversos estudiosos dizem sobre o tema. Leia, releia, e tire pelo menos dois minutos para entender cada uma delas e pensar em sua utilização futura:

  • O texto não é uma soma de sentenças, mas o encadeamento semântico dessas sentenças que resulta em sua textualidade.
  • O texto é uma unidade de língua em uso: uma unidade de semântica.
  • O texto não é simplesmente um aglomerado de frases.

 

Entenda o texto dissertativo-argumentativo

Confira com a professora Tharen Teixeira a estutura correta para o texto dissertativo-argumentativo que é a exigência oficial nas provas do Enem.

Gostou do recado com a professora Tharen? Então, têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Veja o ponto fraco das redações no Enem e no Vestibular

A principal dificuldade dos alunos na hora de colocar o texto no papel está em estruturar as ideias de forma que os argumentos fiquem claros para os leitores. Você vai precisar treinar muito para que o seu texto tenha uma construção lógica – que também é chamada de progressão textual.

O que os avaliadores esperam ver na sua redação – Como você já deve saber, o modelo de texto mais cobrado nas redações (Enem e Vestibular) é o da dissertação argumentativa. Esse modelo de texto exige um distanciamento por parte do escritor. Isso significa que o seu texto deve ser impessoal e que você não pode expressar suas opiniões pessoais.

A melhor forma de produzir uma dissertação argumentativa é focar no tema e desenvolvê-lo. Não se esqueça de que o foco no tema é crucial para garantir a qualidade do seu texto.
Como você já viu em outros artigos deste blog, um texto dissertativo-argumentativo possui uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Nesse tipo de texto o que conta é a força dos seus argumentos.

Todos os dados precisam estar bem encadeados de modo a manter uma progressão. Se você acertar na estrutura, produzir bons argumentos e não cometer nenhum erro gramatical grave, certamente conquistará a nota máxima. Mas não se engane.

Para alcançar a excelência na Progressão Textual é preciso muito trabalho e dedicação. A Estrutura da Redação  comporta Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.  redação estrutura destacada

Progressão Textual em ‘Faroeste Caboclo’

Para simplificar tantos conceitos e facilitar a sua compreensão sobre Progressão Textual  separei um vídeo de uma música do cantor e compositor Renato Russo. Você já deve ter escutado a letra de “Faroeste Cabloco”. A letra é tão emblemática que virou inclusive tema de filme. Tente escutar a música observando como cada frase está conectada e como essa estrutura contribui para o encadeamento semântico:

Dica do Blog: Confira nossas cinco dicas para conquistar os avaliadores: https://blogdoenem.com.br/redacao-conquistar-avaliadores/

Intencionalidade e Aceitabilidade 

A intencionalidade nada mais é do que o empenho do escritor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de estabelecer uma comunicação com o leitor. A meta pode ser informar, argumentar ou polemizar.

Por outro lado, a aceitabilidade refere-se à expectativa do receptor, como ele recebe o seu texto. Você deve estar se perguntando: o que isso tudo tem a ver com a minha redação?
Esses dois conceitos querem dizer que não adianta você querer fazer uma boa redação sem pensar na compreensão do seu leitor. Ao revisar o texto, observe se o conteúdo está claro e objetivo. Descarte todas as frases desnecessárias.

Uma boa técnica é fazer uma leitura em voz em alta. Assim fica mais fácil detectar algum erro. Outra dica bastante útil é pedir pra outras pessoas lerem o seu texto. Pode ser o seu colega de aula, um amigo, ou qualquer pessoa da sua família.

Certifique-se de que eles entenderam todas as informações sem precisar fazer nenhuma pergunta. Afinal, você não vai estar ao lado dos avaliadores da banca no momento em que seu texto for corrigido.
Não tenha dúvida de que todas essas técnicas vão lhe ajudar na hora da prova. Depois de treinar bastante sua escrita, você vai ser capaz de produzir um texto coerente, coeso, útil e relevante.

Coesão e Coerência na Progressão Textual

– Tudo o que escrevi neste post sobre encadeamento de ideias está ligado ao conceito de coesão e coerência textual.

  1. A coesão é um processo de retomar e avançar no texto. Veja um exemplo:
  2. Pedro tinha um grande desejo… (‘de quê?’)  …de ser engenheiro metalúrgico!
  3. Como você pode ver, o importante é que cada enunciado estabeleça relações de modo que o texto tenha uma estrutura coesa.

Já a coerência se refere à progressão textual, veja o exemplo: “Os problemas de um povo tem de ser resolvidos pelo presidente. Este deve ter ideais muito elevadas. Esses ideais se concretizarão durante a vigência de seu mandato. O seu mandato deve ser respeitado por todos.”

Como você pode observar, o parágrafo acima é coeso. Mas você consegue me dizer qual é o assunto abordado? Seriam os problemas do povo? O presidente? O mandato? Ficou complicado de definir, não é mesmo?

A intenção do escritor não ficou evidente. Isso significa que o texto não está coerente. De forma resumida, a coerência refere-se à concatenação das ideias do texto, enquanto a coesão diz respeito ao modo como elas serão agrupadas.  Quer revisar mais sobre este tema? Veja aqui um post completo sobre Coesão e Coerência, e logo depois uma videoaula de reforço.  coesao-coerencia

Aula Grátis: Coesão e Coerência

Para entender um pouco mais sobre coesão textual, separei uma videoaula da professora Daniela Garcia. Ela está no canal do Youtube do Curso Enem Gratuito:

Mandou bem a professora Daniela! Com estas dicas você caminha bem para alcançar a Progressão Textual.

Este post  sobre Progressão Textual foi escrito por Camila Linhares. Ela é licenciada em Letras pelo UNIPLI – RJ. Na oportunidade, foi bolsista integral do PROUNI e especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF – RJ. Atua como redatora e tem uma microempresa de consultoria em Língua Portuguesa. Está trabalhando em seu primeiro livro.  https://www.facebook.com/camila.linhares.547