Revisão de Química: Vamos relembrar a nomenclatura das bases?

Você lembra como se põe nome nas bases? Que tal relembrar e mandar super bem no Enem e nas provas de química dos vestibulares de todo Brasil? Vem com a gente!

Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH – (hidróxido).

Quer relembrar mais sobre as bases? Então acesse o nosso blog do Enem e confira um super resumo preparado especialmente para você! Não deixe de conferir! https://blogdoenem.com.br/revisao-fuvest-quimica/

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Para nomear as bases você deve colocar o nome hidróxido na frente seguido do nome do cátion correspondente, assim:

HIDRÓXIDO DE…………………………..(nome do cátion)

Vamos ver alguns exemplos?

Considere a base NaOH, para nomeá-la colocamos primeiramente o nome Hidróxido à frente do nome, seguido do nome do cátion que nesse caso é o  sódio.Portanto a essa base damos o nome de HIDRÓXIDO DE SÓDIO.

Veja outros exemplos:

Al (OH)3: Hidróxido de alumínio 

Ca (OH)2 : Hidróxido de cálcio 

Ca (OH)2 : Hidróxido de cálcio

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/

Existem também bases que possuem mais de um hidróxido em sua fórmula. Para nomear essas bases é preciso verificar a valência do cátion e acrescentar em número romano o número da carga do íon após o nome.

Vejamos alguns exemplos:

Fe(OH)3Hidróxido de ferro (III) 

Cobre (Cu): Hidróxido de cobre (I) 

Cu (OH)2Hidróxido de cobre (II)

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Quando um mesmo elemento forma cátions com diferentes cargas, o número da carga do íon é acrescentado ao final do nome. Outra forma é acrescentar o sufixo -oso ao íon de menor carga e -ico ao íon de maior carga.

Demonstração:

Ferro → Fe2+ e Fe3+

Fe2+ Fe(OH)2 = Hidróxido de ferro (II) ou hidróxido ferroso.
Fe3+: Fe(OH)3 = Hidróxido de ferro (III) ou hidróxido férrico.

Veja mais exemplos:

Cobre:

Cu (OH): Hidróxido de cobre (I)

Cu (OH)2: Hidróxido de cobre (II)

Para finalizar sua aula, veja nosso vídeo sobre a nomenclatura das bases

Gostou da aula? Então aqui vai um desafio para você sobre a nomenclatura das bases.

Assinale a alternativa que enuncia as nomenclaturas corretas das seguintes bases, respectivamente: NaOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2 e Al(OH)3:

a)     Mono-hidróxido de sódio, Di-hidróxido de magnésio, Di-hidróxido de cálcio, Tri-hidróxido de alumínio.

b)     Hidróxido de sódio, hidróxido de magnésio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio.

c)     Hidróxido de sódio, hidróxido de magnésio II, hidróxido de cálcio II, hidróxido de alumínio III.

d)     Hidróxido sódico, hidróxido magnésico, hidróxido cálcico, hidróxido alumínico.

Resposta:

a)     Errada. Na nomenclatura oficial não é necessário usar os prefixos “di” e “tri”, pois só há uma possibilidade de formação dessas bases. O prefixo “mono” é opcional.

b)     Correta. A regra para a nomenclatura das bases é: hidróxido + de + nome do cátion.

c)     Errada. O acréscimo do número em algarismos romanos só é necessário em bases que possuem mais de uma valência, o que não é o caso de nenhuma das citadas na questão.

d)     Errada. O sufixo “ico” só é adicionado em bases com o cátion de maior valência, mas essas bases só possuem cátions com uma única valência.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Bases
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel